O prefeito Adolfo Antonio Fetter e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, foram buscar experiência e conhecimento nas searas pública e privada, do mercado profissional, para instituir a Superintendência de Economia Popular da pasta municipal. Diretor-executivo da GarantiaRS – Associação Garantidora de Crédito do Estado – de 2007 ao ano passado, Darci de Ávila Ferreira assumiu nesse mês o posto de superintendente da secretaria e a missão de incentivar o empreendedorismo em Pelotas.
Com um extenso currículo também na área pública, Ferreira antecipa esforços a serem empreendidos, sobretudo em ações projetadas pelo Comitê Gestor Municipal da Lei Geral das Micro, Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual (Comicro). “Geração de emprego e renda, incremento e expansão das linhas de microcrédito e qualificação de mão-de-obra complementam os eixos de atuação do nosso planejamento estratégico”, acrescenta o superintendente.
O maior desafio do gestor, segundo ele, será cumprir o papel de estimular e efetivar a inclusão social de pessoas físicas e parcelas da população mais desfavorecidas ou sem rendimentos. “Pretendo lançar mão da experiência que adquiri, nestes 15 anos em que estive fora de Pelotas, em conformidade com as orientações do secretário Macluf”, afirma. Do seu currículo, Ferreira destaca a criação do RS Emprego, no governo do Estado, e a atuação como delegado regional do Trabalho no Estado, de 2000 a 2003, mantendo vínculo direto com o Ministério do Trabalho e Emprego.
Nesta fase, foi responsável pela transformação da DRT/RS de órgão fiscalizador em o que definiu como “importante ferramenta de desenvolvimento econômico e social”. Sua bagagem profissional também foi enriquecida, no período, ao participar do Conselho do Sistema “S” – Senai, Sesi, Senac e Sesc –, na condição de representante do órgão federal.
Mais recentemente, no cargo de assessor de Diretoria da Caixa RS-Fomento Econômico e Social, Ferreira coordenou a equipe que elaborou e divulgou o programa Credimicro, ofertado pelo governo Fetter a pessoas físicas e jurídicas. Pela proposição, acompanhamento e operacionalização da GarantiaRS, instituição garantidora de crédito por ele comandada nos últimos três anos, Darci Ferreira recebeu o reconhecimento de “notório saber” do governo estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário