terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Prefeitura e governo do Estado prospectam novo empreendimento

Os engenheiros Luiz Oscar Becker e Marisa Forneck, ambos lotados na Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), antiga Sedai, estiveram reunidos na tarde de hoje (15), com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, com o assessor especial Carlos Mário Santos, com o chefe interino de Divisão da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Cleomar Ribeiro, com o superintendente de Empreendedorismo da SDET, Tiago Bündchen, e com o superintendente de Licenciamento da SQA, Paulo Morales.

Os dois engenheiros da SDPI estiveram no Município com o objetivo de prospectar algumas áreas próximas ao Porto, visando realizar um estudo de localização geográfica para uma empresa que, com o apoio do Governo do Estado, pretende se instalar em Pelotas. A referida empresa, cujo nome não foi revelado na reunião, tem seu foco na fabricação de embarcações de apoio ao Polo Naval. Dentre os requisitos exigidos do Município para a instalação da nova empresa estão: área do canteiro medindo entre 80m e 150 mil metros quadrados, saída para o mar, calado de, no mínimo, cinco metros, infraestrutura que contemple rede de água, energia, estradas, acesso para balsas, área com regime alfandegário, disponibilidade de mão-de-obra nas áreas de mecânica, soldas, testes de pressão, controle de qualidade, instrumentação, controle e instalação de equipamentos elétricos, soldadores, operadores de máquinas, operadores de guindastes e empilhadeiras.

Ao responder aos questionamentos apresentados pelos engenheiros da SDPI, o titular da SDET, Eduardo Macluf, explanou acerca da infraestrutura física e de serviços oferecidos pelo Município e reiterou que Pelotas cumpre todas as exigências, no sentido de atender a esta nova empresa: “Dispomos de todos os itens que nos foram solicitados pela SDPI e reunimos todas as condições necessárias para que, por meio deste novo empreendimento, possamos gerar desenvolvimento e renda em nível regional. Tenho a convicção de que Pelotas vive um novo momento em que se abre para novas possibilidades e, por isso, faremos o possível para garantir a participação do Município nesta nova realidade, que se desenha a partir do polo naval complementar”, explicou ele.

Com base nas informações prestadas pelos gestores do Município, os engenheiros da SDPI retornam a Porto Alegre com o objetivo de repassar as informações e estruturar o estudo de viabilidade.

Após a reunião, o grupo visitou diversas áreas específicas no entorno do Canal, deslocando-se também até a Chácara da Brigada, área estadual pleiteada pelo Município para a implementação do Polo Complementar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário