segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SDET promove reunião para organizar projeto de turismo

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, e o superintendente da pasta municipal, Fábio Neves, convocam os membros do Grupo Gestor do Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos para a primeira reunião. O encontro será realizado amanhã (15), a partir das 17h, na Câmara dos Dirigentes Lojistas com o fim de formatar o calendário de reuniões de 2011, organizar ações de divulgação do índice de competitividade de Pelotas e formar subgrupos de trabalho para levantamento de dados.

Dos 115 destinos turísticos do País, selecionados pelo Ministério do Turismo como “indutores do turismo nacional”, Pelotas classificou-se com média geral acima da brasileira (54%), de outras cidades do interior do Brasil (48%) e, inclusive, de Gramado (60,1%). A pontuação geral de 63,6% do Município superou os índices de rotas reconhecidas, como esta da serra gaúcha. O superintendente da SDET explica que, dos 50 municípios brasileiros selecionados na segunda fase, três terão um tratamento especial, entre os quais Pelotas.

Por meio de uma parceria entre Prefeitura, Sebrae, Ministério do Turismo e Instituto Marca Brasil, o projeto piloto de capacitação, gestão e planejamento ganhará formato a partir da organização do Grupo Gestor. “Precisamos dos representantes do trade mobilizados a fim de que se forme um grupo gestor forte para o desenvolvimento do trabalho no Município”, assinala a equipe da superintendência de Turismo, em convite endereçado aos integrantes da comissão.

Turismóloga lotada na secretaria, Thayse Soares Ribeiro reitera que a cidade foi contemplada com o projeto “devido à sua grande relevância entre os destinos turísticos brasileiros, tendo em vista o seu extraordinário potencial competitivo para acelerar o desenvolvimento turístico regional e do Brasil”. O estudo finalizado em Pelotas no mês de abril de 2010, pela Fundação Getúlio Vargas, a partir de levantamento amplo e detalhado, pontuou 512 perguntas referentes aos critérios de infraestrutura geral, acessos ao aeroporto e à rodoviária, serviços e equipamentos turísticos, sustentabilidade, políticas públicas, governança cooperada, economia local, cooperação regional e aspectos socioculturais.



REPRESENTANTES DO GRUPO GESTOR DO PROJETO
DE GESTÃO E PLANEJAMENTO DE DESTINOS TURÍSTICOS



Titular: Eduardo Rodrigues Macluf
Suplente: Thayse Soares Fernandes Ribeiro
Titular: Caroline C Ceretta
Suplente: Urânia Pereira Sperling
Titular: Gislaine C Moreira
Suplente: Bryan C Fontoura
Titular: Jussara Cruz Argoud
Suplente: Márcia H P Porto
Titular: Cristiane Rosa Hallal
Suplente: Fernando Manta
Titular: Letícia M V Manta
Suplente: Miqueline P Alves
Titular: Michele Gonçalves de Lima
Suplente: Patrícia G Cavada
Titular: Marta L Gottinari
Suplente: Andrea Chies
Titular: Luís Carlos Rodrigues Junior
Suplente: Marcos Duarte
Titular: Mogar Pagana Xavier
Suplente: Paulina Von Laer
Titular: Abgail Pereira
Suplente: Maximilianus Pinent

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