segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Macluf mantém tratativas com Infraero para movimentar aeroporto

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, pretende visitar representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Brasília, para tratativas de interesse do Município. A data ainda está sendo agendada pelo chefe de Gabinete da pasta municipal, Odiomar Teixeira. Em reunião com o superintendente de Pelotas da estatal, Anilson Gonçalves, na manhã de hoje (21) em seu gabinete, o gestor informou a estratégia de aumentar o movimento do Aeroporto Internacional de Pelotas. 
         Ao agradecer o empenho da equipe da Infraero local, Macluf parabenizou o empenho empreendido pela Superintendência, sobretudo na qualificação das dependências do aeroporto. Em acréscimo, o secretário adiantou o projeto de torná-lo subsidiário do Salgado Filho, de Porto Alegre, cuja capacidade de estacionamento de aeronaves – segundo ele – está esgotada. “Os aviões poderiam pernoitar em Pelotas, aproveitando voos novos de passageiros, ao mesmo tempo em que são criadas rotas em benefício de executivos e turistas”, sugeriu Macluf.
         Na audiência de hoje – da qual participaram o representante da NHT Linhas Aéreas, Rubens Ibargoyen, e o técnico em Edificações da Infraero, César Bender –, foi debatido o interesse de outras duas companhias, além da NHT, de operar na cidade. “Turismo e desenvolvimento econômico são duas matérias que passam, necessariamente, pelo nosso aeroporto. Com a BR duplicada e a facilidade dos três modais de transporte do Município, a distância, por exemplo, entre o Aeroporto Internacional de Pelotas e Rio Grande, será de apenas 40 minutos”, assinalou Macluf, referindo-se ao polo naval, um dos focos de atuação da SDET.
         Obtendo sucesso nestas articulações com a Infraero, o titular da pasta municipal espera instituir mais duas linhas de importância capital ao estímulo da atividade turística e de novos negócios: uma com destino para Montevidéu e outra para o eixo Rio-São Paulo. Em reposta a Macluf, o representante da NHT enfatizou a perspectiva, bastante discutida na diretoria da empresa, de operar com aeronaves maiores, aumentando a capacidade de atendimento da demanda e considerando o fluxo futuro, alavancado principalmente pelo polo naval.
         Sobre a reivindicação da Infraero, acerca de melhoria da iluminação da avenida Zeferino Costa, no acesso ao aeroporto local, Macluf esclareceu que há projeto em andamento na Prefeitura para execução dos serviços ainda em março desse ano. Ainda assim, uma reunião com demais órgãos municipais e a CEEE será marcada para a próxima semana com o fim de acertar os ajustes finais do início das obras. “Todas as ações municipais interdisciplinares da municipalidade merecem atenção especial de todas as secretarias e companhias envolvidas”, salientou, relembrando que o pleito recebeu atenção em 2010, quando ainda era líder do governo na Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário