terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Diretor da World Medical demonstra interesse por Pelotas

Em seu primeiro compromisso como secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf reuniu-se, na manhã do dia  (3), com executivos da World Medical, empresa distribuidora de material cirúrgico e pertencente ao grupo Jomhédica Produtos Hospitalares. Durante o encontro, o diretor comercial, Marcos Soares, e o gestor empreendedor da holding, Giani Pereira, informaram o interesse no Programa Desenvolver Pelotas, operacionalizado pela pasta municipal cuja titularidade foi assumida, na terça-feira (1º), por Macluf.


Sediado em Porto Alegre, detentor de escritórios nos três estados da região Sul do País e, entre outras unidades, composto por uma fábrica em Esteio, o grupo optou por Pelotas, em toda a Zona Sul, para investir num novo centro de distribuição. Além da logística de atacado programada, antecipou Moraes, a corporação tem a meta de instituir a bandeira World Medical também no Centro do Município, ampliando a atuação no varejo. “Inicialmente, pensamos num prédio na Zona Norte de Pelotas, que já atende às especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, informou o diretor.

Em resposta às dúvidas do diretor neste primeiro contato, Macluf esclareceu detalhes sobre a lei 5.100, elaborada e sancionada na primeira gestão do prefeito Adolfo Antonio Fetter, destacando os incentivos. “De acordo com a natureza das atividades de cada empresa, os benefícios podem ser materiais, fiscais ou financeiros. O primeiro passo é preencher uma carta consulta com toda a descrição do projeto e a contrapartida”, esclareceu o titular da pasta municipal. A intenção da diretoria é concluir toda a parte física de distribuição no final deste semestre e abrir as portas para as vendas, inclusive da loja, a partir de julho.

Sobre o empenho assumido à frente do órgão, Macluf assinalou que a SDET está à disposição, especialmente no auxílio para redução dos encargos burocráticos. “Nosso foco é ser um agente facilitador. Esta é a tônica da Secretaria”, frisou. Questionado por Macluf acerca da geração de empregos na cidade, o diretor da Jomhédica antecipou a projeção de abertura inicial de 10 postos de trabalho. “Pretendemos dobrar no segundo ano de operações e triplicar no terceiro”, afirmou o diretor.

Há 20 anos, a Jomhédica produz e distribui o “estado da arte” em instrumentos e demais tipos de produtos destinados a rotinas cirúrgicas, contabilizando 2 mil itens autorizados pelo Ministério da Saúde. De acordo com Moraes, em Esteio, no Rio Grande do Sul, tem 100 funcionários e manufatura instrumentais permanentes. Os descartáveis são comprados de indústrias nacionais ou importados.

A expansão da atividade fabril, no entanto, não poderá ser realizada num primeiro momento para o Município devido à concentração de mão-de-obra especializada no eixo “Sapucaia do Sul, Canoas e Esteio”. Embora a constatação do diretor, Macluf argumentou que a SDET pode contribuir na interação da World Medical com as empresas de recrutamento, universidades, instituições de ensino técnico e o sistema S, a fim de buscar profissionais qualificados à produção. Em Pelotas, serão comercializados cerca de 500 tipos de artigos e mantidos, em estoque, aproximadamente mil gêneros hospitalares que também se destinam a clínicas.


Redator: Carolina Ney - 23024/SP
Fotógrafo: Janine Tomberg -

Nenhum comentário:

Postar um comentário