sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Apoio ao turismo ganha novo foco em Pelotas

Integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), como membros do Comitê Gestor de Turismo de Pelotas, realizaram, às 14h desta sexta-feira (25), na sala de reuniões na SDET, uma coletiva para a imprensa, com a participação dos demais membros do Comitê, para solicitar a colaboração de todos na disseminação da excelente Classificação de Pelotas no Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos, dentro do projeto Roteiros do Brasil – Programa de Regionalização do Turismo, desenvolvido pelo Ministério do Turismo e Instituto Marca Brasil.

O titular da SDET, Eduardo Macluf, explicou que, por ter ficado acima da média nacional no estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, Pelotas foi escolhida como uma das três cidades-piloto para a segunda fase do projeto que contempla 115 municípios em todo o País, considerados destinos indutores do turismo regional. Esta posição significa reconhecimento nacional do potencial turístico do Município e um excelente momento para a união de esforços em prol de seu desenvolvimento. “Por isso é importantíssima, agora, a plena integração com a imprensa local e com todas aquelas entidades que atuam no segmento de turismo ou que, de alguma forma, influenciam neste setor, para que nos ajudem a divulgar estas notícias e participem ativamente deste processo, que tem tudo para alavancar nosso Município turisticamente”, comentou Macluf.

Um resumo do Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos foi apresentado em power point pelas coordenadoras do Comitê Gestor, a turismóloga da SDET, Thayse Ribeiro, e Jussara Argoud, como representante do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Thayse explicou que o estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mediu o índice de competitividade do turismo local, contemplou 600 variáveis dos municípios, com questões referentes à infraestrutura, atrativos turísticos, economia local e aspectos culturais, entre muitas outras. Pelotas ficou com a pontuação geral de 63,6%, ficando acima da média geral brasileira, de 54%, e superando, inclusive, cidades reconhecidas pelo seu potencial turístico – Gramado, por exemplo, ficou com 60,1%.

Na primeira fase, 65 municípios brasileiros ingressaram no projeto do Ministério do Turismo, e na segunda fase, outros 50 municípios foram selecionados, totalizando 115. Agora, será levado aos municípios da segunda fase, um modelo que está sendo aplicado - e estaria dando certo - nos 65 destinos selecionados pelo Ministério para atingirem padrão internacional de qualidade. Nesta segunda etapa, Pelotas e as cidades de Aparecida e Brotas, ambas de São Paulo, serão as primeiras a serem contempladas.

Integrantes do Comitê Gestor mostram otimismo

“Este estudo da FGV nos reafirma o que já sabíamos, mas é uma ferramenta importante para o planejamento de nossas ações, daqui pra frente. Pelotas tem tudo para crescer, com a participação neste projeto”, comentou a representante do Sebrae no Comitê, Jussara Argoud. A representante da UCPel, Cristina Porciúncula, ratificou a necessidade de que todos se unam para promover e divulgar estas informações, que reafirmam o potencial turístico do Município. “Para nós, profissionais da área, isso não é novidade, porém as variáveis deste estudo nos dão forças para voltar a trabalhar com entusiasmo. Pelotas só tem a ganhar e a comunidade precisa entender o que significa, o quanto é positivo este estudo em nível nacional”, disse Cristina.

Urânia Sperling, integrante do Comitê pela UFPel, recordou que não faltam em Pelotas profissionais qualificados, em nível de graduação, mas que é necessário capacitar também pessoal de outras áreas afins, além do Turismo. “É uma vitória muito grande. Nós, que somos da área, sabemos o quanto um estudo assim é importante. Temos muito trabalho pela frente, mas trabalho que será muito bom para todos nós”, destacou. Representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Michele Lima recordou que a Fenadoce é um dos principais atrativos turísticos da cidade e que, em diversos eventos em que participa, a Feira é apontada como referência regional. Letícia Manta, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), se disse muito honrada em integrar o Comitê que ajudará a potencializar o Turismo local e aproveitou a ocasião para lembrar que a área gastronômica tem crescido muito na cidade, ultimamente. Também participaram da coletiva os superintendentes de Turismo e de Economia Popular da SDET, respectivamente Fábio de Castro Neves e Darci Ferreira, e representantes das demais instituições que integram o Comitê Gestor: Secult, ABBTur, Pelotas Convention Bureau, Gassetur, Senac e Sesc.

O secretário Eduardo Macluf informou aos presentes que no dia 7 de março participará de uma reunião com os proprietários das históricas charqueadas pelotenses, importantes pontos turísticos do Município, a fim de ouvir suas demandas com relação às questões pertinentes ao governo municipal e recordou que no dia 14 de março ocorrerá a reunião para a reativação do Conselho Municipal de Turismo. Macluf disse que apresentará, a cada reunião, um relatório com os últimos avanços da SDET no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário