terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Macluf e secretário de Rio Grande debatem ações conjuntas


Em visita ao secretário para Assuntos Extraordinários de Rio Grande, Gilberto Pinho, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, Eduardo Macluf, vai propor uma séria de ações integradas e de cooperação entre os municípios. De acordo com o gestor pelotense, uma das pautas da reunião desta quarta-feira, na cidade vizinha, será a realização de duas audiências com representantes do governo do Estado: secretário estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, e presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marcus Coester.

“A ideia é discutir estratégias eficazes de atração de empreendedores para a região Sul e de qualificação de mão-de-obra, com os olhos voltados especialmente ao polo naval, em franco e acelerado crescimento”, antecipou Macluf. O titular da pasta municipal destaca os esforços conjuntos dos prefeitos de Pelotas, Adolfo Antonio Fetter, e de Rio Grande, Fábio Branco, em diversas empreitadas, como a mudança do comando do Porto de Pelotas para Rio Grande.

Na avaliação do secretário, a administração do cais comercial local, ao passar no final do ano passado para a alçada da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG), deu início a um impulso real do crescimento econômico. Segundo ele, as condições agora são mais favoráveis ao desenvolvimento de operações efetivas e novos negócios, bem como à concretização do polo naval complementar ao de Rio Grande.

As políticas implantadas pelo prefeito Fetter vêm intensificando contatos para aproximar não só grandes companhias desenvolvedoras de módulos para plataforma da Petrobras, mas fabricantes de componentes destinados a todo o segmento naval. O interesse do governo municipal justifica-se pelo fato de que, a exemplo das montadoras de veículos, as empresas fornecedoras do setor também adquirirem peças para fabricação, mantendo a produção de maior porte.

As prefeituras de Pelotas e Rio Grande possuem representação no grupo de trabalho formado pelo Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia (CCPGE) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) com o fim de apoiar a consolidação do Polo Naval e Off Shore na Zona Sul. A partir de uma série de reuniões com gestores públicos, das quais a administração pelotense participou em 2010, a Federação passou a articular a construção de um projeto de desenvolvimento regional, que envolve diretamente as cidades parceiras, além de São José do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário