sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Apoio ao turismo ganha novo foco em Pelotas

Integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), como membros do Comitê Gestor de Turismo de Pelotas, realizaram, às 14h desta sexta-feira (25), na sala de reuniões na SDET, uma coletiva para a imprensa, com a participação dos demais membros do Comitê, para solicitar a colaboração de todos na disseminação da excelente Classificação de Pelotas no Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos, dentro do projeto Roteiros do Brasil – Programa de Regionalização do Turismo, desenvolvido pelo Ministério do Turismo e Instituto Marca Brasil.

O titular da SDET, Eduardo Macluf, explicou que, por ter ficado acima da média nacional no estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, Pelotas foi escolhida como uma das três cidades-piloto para a segunda fase do projeto que contempla 115 municípios em todo o País, considerados destinos indutores do turismo regional. Esta posição significa reconhecimento nacional do potencial turístico do Município e um excelente momento para a união de esforços em prol de seu desenvolvimento. “Por isso é importantíssima, agora, a plena integração com a imprensa local e com todas aquelas entidades que atuam no segmento de turismo ou que, de alguma forma, influenciam neste setor, para que nos ajudem a divulgar estas notícias e participem ativamente deste processo, que tem tudo para alavancar nosso Município turisticamente”, comentou Macluf.

Um resumo do Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos foi apresentado em power point pelas coordenadoras do Comitê Gestor, a turismóloga da SDET, Thayse Ribeiro, e Jussara Argoud, como representante do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Thayse explicou que o estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mediu o índice de competitividade do turismo local, contemplou 600 variáveis dos municípios, com questões referentes à infraestrutura, atrativos turísticos, economia local e aspectos culturais, entre muitas outras. Pelotas ficou com a pontuação geral de 63,6%, ficando acima da média geral brasileira, de 54%, e superando, inclusive, cidades reconhecidas pelo seu potencial turístico – Gramado, por exemplo, ficou com 60,1%.

Na primeira fase, 65 municípios brasileiros ingressaram no projeto do Ministério do Turismo, e na segunda fase, outros 50 municípios foram selecionados, totalizando 115. Agora, será levado aos municípios da segunda fase, um modelo que está sendo aplicado - e estaria dando certo - nos 65 destinos selecionados pelo Ministério para atingirem padrão internacional de qualidade. Nesta segunda etapa, Pelotas e as cidades de Aparecida e Brotas, ambas de São Paulo, serão as primeiras a serem contempladas.

Integrantes do Comitê Gestor mostram otimismo

“Este estudo da FGV nos reafirma o que já sabíamos, mas é uma ferramenta importante para o planejamento de nossas ações, daqui pra frente. Pelotas tem tudo para crescer, com a participação neste projeto”, comentou a representante do Sebrae no Comitê, Jussara Argoud. A representante da UCPel, Cristina Porciúncula, ratificou a necessidade de que todos se unam para promover e divulgar estas informações, que reafirmam o potencial turístico do Município. “Para nós, profissionais da área, isso não é novidade, porém as variáveis deste estudo nos dão forças para voltar a trabalhar com entusiasmo. Pelotas só tem a ganhar e a comunidade precisa entender o que significa, o quanto é positivo este estudo em nível nacional”, disse Cristina.

Urânia Sperling, integrante do Comitê pela UFPel, recordou que não faltam em Pelotas profissionais qualificados, em nível de graduação, mas que é necessário capacitar também pessoal de outras áreas afins, além do Turismo. “É uma vitória muito grande. Nós, que somos da área, sabemos o quanto um estudo assim é importante. Temos muito trabalho pela frente, mas trabalho que será muito bom para todos nós”, destacou. Representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Michele Lima recordou que a Fenadoce é um dos principais atrativos turísticos da cidade e que, em diversos eventos em que participa, a Feira é apontada como referência regional. Letícia Manta, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), se disse muito honrada em integrar o Comitê que ajudará a potencializar o Turismo local e aproveitou a ocasião para lembrar que a área gastronômica tem crescido muito na cidade, ultimamente. Também participaram da coletiva os superintendentes de Turismo e de Economia Popular da SDET, respectivamente Fábio de Castro Neves e Darci Ferreira, e representantes das demais instituições que integram o Comitê Gestor: Secult, ABBTur, Pelotas Convention Bureau, Gassetur, Senac e Sesc.

O secretário Eduardo Macluf informou aos presentes que no dia 7 de março participará de uma reunião com os proprietários das históricas charqueadas pelotenses, importantes pontos turísticos do Município, a fim de ouvir suas demandas com relação às questões pertinentes ao governo municipal e recordou que no dia 14 de março ocorrerá a reunião para a reativação do Conselho Municipal de Turismo. Macluf disse que apresentará, a cada reunião, um relatório com os últimos avanços da SDET no setor.

Macluf e presidente da RS Óleo e Gás planejam rodada de negócios

Lançando mão dos contatos realizados enquanto titular da secretaria estadual da Ciência e Tecnologia, em 2011, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eduardo Macluf, projeta ações em parceria com o presidente da Associação RS Óleo e Gás, Estevão Leuck. Em reunião na manhã de hoje (25), em seu gabinete, Macluf e Leuck delinearam um evento de incentivo ao polo naval, concebido no formato de rodada de negócios.

O intento do gestor público é, além de aproximar o empresariado local de diversos subsegmentos de mercado – incentivando o fechamento de contratos para fornecimento de bens e serviços – das corporações da área, fazê-lo participar mais ativamente das entidades que o representam. A expectativa de ambos é organizar e promover a rodada ainda no primeiro semestre desse ano.

Na audiência desta sexta-feira, na qual este presente também o representante da associação em Pelotas, Filipe Delgado, o secretário destacou a importância da atuação da Rede Petro, entidade que congrega 360 membros e foi coordenada por ele em 2010, quando estava à frente da pasta estadual da Ciência e Tecnologia. “Tanto a RS Óleo e Gás, quanto a Rede Petro são fundamentais na interação dos empreendedores de Pelotas com os investidores de fora do Município e do Estado”, salientou.

Outro tema sobre o fomento ao desenvolvimento do polo naval debatido diz respeito à decisão de Leuck de estabelecer uma base da associação no Município. “No entanto, devido às vantagens dos modais de transporte e do apoio da associada Usimec, por meio de Filipe Delgado, funcionário do departamento comercial da companhia, optamos por Pelotas”, esclareceu o presidente da entidade, ressaltando que a ideia inicial era abrir a sucursal em Rio Grande.

Com o avanço dos novos investimentos na cidade, Macluf estima a consolidação de um planejamento estratégico, ainda em 2011, a ser estruturado em parceria com o Sebrae e a Fiergs. “O fato da RS Óleo e Gás ter antevisto o potencial deste governo e de Pelotas traduz o ambiente propício para atração, por exemplo, de fabricantes voltadas à produção de componentes”, analisa Macluf.

Na ênfase da vocação do Município à recepção destas corporações, mencionou, em especial, a facilidade de navegação direta, em apenas 45 quilômetros, do Canal São Gonçalo ao dique seco de Rio Grande e a redução dos custos de transporte em até cinco vezes em relação ao meio rodoviário. “Adicionalmente, os empreendedores podem contar com a BR 392, o Aeroporto Internacional de Pelotas, as capacidades da rede hoteleira e do mercado imobiliário, bem como a alta capacitação de mão-de-obra”, assinalou o secretário.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Macluf cumpre agenda em Brasília para viabilizar Tecnosul

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, Eduardo Macluf, viaja amanhã (23) a Brasília para tratar de assuntos de grande relevo à economia do Município: parque científico e tecnológico Tecnosul e novos programas de incentivo à atividade turística. Nesta quarta-feira (23), Macluf reúne-se às 15h com o secretário nacional de Desenvolvimento da Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota, e, às 16h30, com assessores do Ministério do Turismo.

Após esta agenda na Esplanada, o secretário vai aproveitar sua ida à capital federal e realizar audiência, na quinta-feira (24), com a senadora Ana Amélia Lemos (PP) e visitar os parlamentares da bancada gaúcha da Câmara dos Deputados para debater assuntos relativos às edições de 2011 da Fenadoce e da Expoarroz. “São dois eventos importantes, reconhecidos dentro e fora do Estado. Minha intenção é não somente divulgá-los e buscar apoio, mas também convidá-los à participação”, antecipa Macluf, referindo-se à importância das articulações políticas.

Superintendente de Economia Popular da SDET projeta ações

O prefeito Adolfo Antonio Fetter e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, foram buscar experiência e conhecimento nas searas pública e privada, do mercado profissional, para instituir a Superintendência de Economia Popular da pasta municipal. Diretor-executivo da GarantiaRS – Associação Garantidora de Crédito do Estado – de 2007 ao ano passado, Darci de Ávila Ferreira assumiu nesse mês o posto de superintendente da secretaria e a missão de incentivar o empreendedorismo em Pelotas.

Com um extenso currículo também na área pública, Ferreira antecipa esforços a serem empreendidos, sobretudo em ações projetadas pelo Comitê Gestor Municipal da Lei Geral das Micro, Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual (Comicro). “Geração de emprego e renda, incremento e expansão das linhas de microcrédito e qualificação de mão-de-obra complementam os eixos de atuação do nosso planejamento estratégico”, acrescenta o superintendente.

O maior desafio do gestor, segundo ele, será cumprir o papel de estimular e efetivar a inclusão social de pessoas físicas e parcelas da população mais desfavorecidas ou sem rendimentos. “Pretendo lançar mão da experiência que adquiri, nestes 15 anos em que estive fora de Pelotas, em conformidade com as orientações do secretário Macluf”, afirma. Do seu currículo, Ferreira destaca a criação do RS Emprego, no governo do Estado, e a atuação como delegado regional do Trabalho no Estado, de 2000 a 2003, mantendo vínculo direto com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Nesta fase, foi responsável pela transformação da DRT/RS de órgão fiscalizador em o que definiu como “importante ferramenta de desenvolvimento econômico e social”. Sua bagagem profissional também foi enriquecida, no período, ao participar do Conselho do Sistema “S” – Senai, Sesi, Senac e Sesc –, na condição de representante do órgão federal.

Mais recentemente, no cargo de assessor de Diretoria da Caixa RS-Fomento Econômico e Social, Ferreira coordenou a equipe que elaborou e divulgou o programa Credimicro, ofertado pelo governo Fetter a pessoas físicas e jurídicas. Pela proposição, acompanhamento e operacionalização da GarantiaRS, instituição garantidora de crédito por ele comandada nos últimos três anos, Darci Ferreira recebeu o reconhecimento de “notório saber” do governo estadual.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Subway inaugura a primeira loja e já confirma a segunda

A primeira loja da rede de fast food Subway em Pelotas abre as portas ao público nesta quinta-feira (24). Na manhã de hoje (21), o detentor da franquia da rede no Município, Felipe Lang, e seu sócio Rubaldo Rihl, entregaram convite para o coquetel de inauguração da Subway ao prefeito Adolfo Antonio Fetter, que ocorre na quarta-feira (23), das 19h às 23h.

Ao convidar Fetter para o coquetel e para cortar a faixa de inauguração do fast food (avenida Bento Gonçalves esquina Dr. Edmundo Berchon) , Lang e Rihl, que estiveram acompanhados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, e pelo superintendente de Turismo da pasta, Fábio Castro Neves, confirmaram o anúncio de que uma segunda unidade da Subway será implantada em Pelotas, no futuro Shopping Pelotas.

Fetter parabenizou os empresários e salientou que o anúncio é mais um reflexo de que Pelotas vive um novo clima, um novo momento. “Fico muito grato pelo convite e, mais ainda, muito feliz que mais esta franquia venha para Pelotas e já chegando com todo o gás, inaugurando uma e já anunciando a segunda loja. Isto demonstra que as coisas estão acontecendo na cidade”, assinalou.

No encontro, também foi lembrado pelos empresários que a Subway protocolou carta consulta na SDET para pleitear incentivos do Programa Desenvolver Pelotas (Lei 5.100), no segmento melhoria de pavimento na via que dará acesso ao Drive Thru, na rua Dr. Edmundo Berchon. Incentivo classificado como beneficio material previsto na Lei 5.100, instituída na primeira gestão do prefeito, que visa estimular a instalação e ou ampliação de empresas no Município, com vistas a gerar mais emprego e renda para a população. Fetter destacou que a habilitação ao Desenvolver Pelotas passa por etapas definidas. Contudo, esclareceu que melhorias naquela via estão sendo realizadas, inclusive com equipes de trabalho atuando nesta manhã, assim como o trabalho que vem sendo realizado em demais vias da cidade.

A primeira loja da Subway terá 188 metros quadrados de área num terreno de 450 metros quadrados, vai empregar 25 profissionais inicialmente. Com mais de 33 mil estabelecimentos em 95 países, a marca Subway é uma das maiores franquias do mundo em sanduíches e uma das líderes internacionais no desenvolvimento da indústria de restaurantes de comida rápida. Os limites de atuação foram expandidos pela primeira vez em 1984, com abertura de um restaurante na ilha de Bahrain no Meio Oriente, para se fazer presente em todos os continentes: da Argentina a Zâmbia. São aproximadamente 600 lojas da rede espalhadas por todo o Brasil atualmente e a rede continua em plena expansão.

Macluf mantém tratativas com Infraero para movimentar aeroporto

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, pretende visitar representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Brasília, para tratativas de interesse do Município. A data ainda está sendo agendada pelo chefe de Gabinete da pasta municipal, Odiomar Teixeira. Em reunião com o superintendente de Pelotas da estatal, Anilson Gonçalves, na manhã de hoje (21) em seu gabinete, o gestor informou a estratégia de aumentar o movimento do Aeroporto Internacional de Pelotas. 
         Ao agradecer o empenho da equipe da Infraero local, Macluf parabenizou o empenho empreendido pela Superintendência, sobretudo na qualificação das dependências do aeroporto. Em acréscimo, o secretário adiantou o projeto de torná-lo subsidiário do Salgado Filho, de Porto Alegre, cuja capacidade de estacionamento de aeronaves – segundo ele – está esgotada. “Os aviões poderiam pernoitar em Pelotas, aproveitando voos novos de passageiros, ao mesmo tempo em que são criadas rotas em benefício de executivos e turistas”, sugeriu Macluf.
         Na audiência de hoje – da qual participaram o representante da NHT Linhas Aéreas, Rubens Ibargoyen, e o técnico em Edificações da Infraero, César Bender –, foi debatido o interesse de outras duas companhias, além da NHT, de operar na cidade. “Turismo e desenvolvimento econômico são duas matérias que passam, necessariamente, pelo nosso aeroporto. Com a BR duplicada e a facilidade dos três modais de transporte do Município, a distância, por exemplo, entre o Aeroporto Internacional de Pelotas e Rio Grande, será de apenas 40 minutos”, assinalou Macluf, referindo-se ao polo naval, um dos focos de atuação da SDET.
         Obtendo sucesso nestas articulações com a Infraero, o titular da pasta municipal espera instituir mais duas linhas de importância capital ao estímulo da atividade turística e de novos negócios: uma com destino para Montevidéu e outra para o eixo Rio-São Paulo. Em reposta a Macluf, o representante da NHT enfatizou a perspectiva, bastante discutida na diretoria da empresa, de operar com aeronaves maiores, aumentando a capacidade de atendimento da demanda e considerando o fluxo futuro, alavancado principalmente pelo polo naval.
         Sobre a reivindicação da Infraero, acerca de melhoria da iluminação da avenida Zeferino Costa, no acesso ao aeroporto local, Macluf esclareceu que há projeto em andamento na Prefeitura para execução dos serviços ainda em março desse ano. Ainda assim, uma reunião com demais órgãos municipais e a CEEE será marcada para a próxima semana com o fim de acertar os ajustes finais do início das obras. “Todas as ações municipais interdisciplinares da municipalidade merecem atenção especial de todas as secretarias e companhias envolvidas”, salientou, relembrando que o pleito recebeu atenção em 2010, quando ainda era líder do governo na Câmara Municipal.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Distribuidora de itens hospitalares confirma investimento

Atraída pelo Programa Desenvolver Pelotas, instituído na primeira gestão do prefeito Adolfo Antonio Fetter, a World Medical, distribuidora de produtos hospitalares do grupo Jomhédica, anunciou na manhã de hoje (18) o investimento em Pelotas. A confirmação é do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, que antecipa a realização de audiência com os executivos da empresa, ainda em fevereiro, para recebimento da carta-consulta. Um pavilhão com 2 mil metros quadrados deverá ser erguido no Município, em local em definição pela diretoria da Jomhédica.


A intenção da diretoria é concluir toda a parte física de distribuição no final deste semestre e abrir as portas para as vendas, inclusive da loja, a partir de julho. “Este documento sela a candidatura da companhia aos benefícios oportunizados pela lei 5.100. O passo seguinte será submeter a documentação ao Grupo de Apoio Técnico (Gate), da Câmara Normativa do Programa, para apreciação e posterior envio de projeto de lei à Câmara Municipal”, informa o gestor-chefe da pasta municipal.

Em nova reunião com o diretor comercial da holding, Marcos Soares, Macluf reiterou a importância da legislação como “ferramenta inovadora de governo para abertura de postos de trabalho e geração de renda em benefício da população”. Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, a opção por Pelotas comprova as vantagens de posição geográfica, infraestrutura urbanística, capacidade hoteleira, consumo e logística.

“Além das operações de atacado concebidas, pretendemos instituir a bandeira World Medical também no bairro Centro, expandindo nossa atuação no varejo”, revela o diretor do grupo. Dependendo da contrapartida da distribuidora, os incentivos, de acordo com o dispositivo jurídico, poderão ser fiscais, financeiros e/ou materiais. “A transparência de todo o processo de concessão está garantida com a atuação do Gate e o aval do parlamento pelotense”, frisa Macluf.

O grupo gaúcho Jomhédica possui matriz na capital gaúcha, escritórios nos três estados da região Sul do País e, entre outras instalações, uma unidade fabril em Esteio. Conforme o diretor comercial, há duas décadas produz e distribui tecnologia de ponta em instrumentos e demais tipos de produtos destinados a procedimentos cirúrgicos, totalizando mais de 2 mil itens autorizados pelo Ministério da Saúde. Inicialmente, projeta Soares, serão ofertadas 10 vagas, número que pretende dobrar, no segundo ano de atividades, e triplicar no terceiro. Em Esteio, no Rio Grande do Sul, emprega 100 pessoas e manufatura instrumentais permanentes. Os descartáveis, detalha o diretor, são comprados de indústrias nacionais ou importados.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Diretor do Sebrae estadual reitera parcerias com o governo Fetter

Em nome do prefeito Adolfo Antonio Fetter, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, e o assessor especial da área de Emprego e Desenvolvimento do chefe do Executivo, Carlos Mário Santos, reuniram-se, na manhã de hoje (16), com representantes do Sebrae estadual. Na audiência, realizada no gabinete do prefeito, o diretor técnico, Marco Antônio Kappel Ribeiro, e o gerente da Indústria da entidade, Clóvis Masiero, agradeceram e reiteraram a parceria do Poder Público em várias ações.


Ao destacar especialmente o trabalho conjunto de concepção da Lei Geral, Ribeiro interessou-se pelos relatos dos gestores municipais acerca do projeto do Shopping Popular. “Queremos ajudar a estimular o grau de competitividade e faturamento das empresas, ‘pavimentando’ cada vez mais estas alianças”, afirmou o diretor técnico do Sebrae gaúcho, que estava acompanhado pela gerente regional, Rosâni Boeira Ribeiro.

Sobre o novo empreendimento, o titular da pasta municipal assinalou a importância, para cidade, da organização do setor. “Contamos com o Sebrae nesta tarefa e consideramos a iniciativa audaciosa. Além de apresentar estruturas ruins, inclusive colocando em risco os consumidores, o camelódromo atual não comporta novas bancas no formato atual”, esclareceu Macluf.

Segundo o secretário, com a implantação de um centro popular de compras – no qual os ambulantes terão condições de migrar para o status de comerciantes –, será possível requalificar o calçadão do Centro por meio do deslocamento dos camelôs para o novo local. Ao mesmo tempo, enfatizou Macluf, a Prefeitura oportunizará melhores condições de trabalho aos munícipes que subsistem do mercado informal e revitalizará a Praça Cipriano Barcelos.

No que diz respeito ao futuro polo naval de Pelotas – que, na avaliação do secretário, não é de Rio Grande, mas de toda a Zona Sul –, houve unanimidade, no diálogo de hoje, em torno da importância da participação da entidade e da Prefeitura no Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia (CCPGE) da Fiergs. “A nossa intenção é realizar um evento deste setor em Pelotas, com a meta de despertar ainda mais o empresariado local em relação ao potencial da região”, antecipou Macluf, reportando-se ao fortalecimento das políticas de estímulo ao desenvolvimento do segmento. Por intermédio de diversas discussões e fóruns, a equipe da SDET identificou a necessidade de criar um sentido de participação nos empreendedores pelotenses.

Reunião do Grupo Gestor tem objetivos alcançados

Aconteceu no dia (15) o primeiro encontro entre o Grupo Gestor do Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, tendo como local a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Este primeiro contato com o já formado Grupo Gestor e com a presença de todos os envolvidos, teve como pauta principal a construção do calendário de reuniões quinzenais.

Na reunião foi proposto um plano de comunicação, no qual ficou marcada uma coletiva com a imprensa local para divulgar a situação de Pelotas relacionada ao turismo. A coletiva está prevista para o dia 22 de fevereiro, às 14h, no Espaço do Empreendedor, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, à rua Lobo da Costa, 1.274, terceiro andar. Dos 115 destinos turísticos do País, selecionados pelo Ministério do Turismo como “indutores do turismo nacional”, Pelotas classificou-se com média geral de 63,6%, ficando acima da média brasileira (54%), de outras cidades do interior do Brasil (48%) e, inclusive, de Gramado (60,1%).

Na oportunidade, Macluf citou a “reestruturação do Conselho Municipal de Turismo, mantendo-o forte e atuante” e marcou um encontro para o dia 14 de março, às 13h30, no Hotel Curi.

Abaixo, as datas e locais dos encontros do Grupo Gestor do Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos, que serão realizadas sempre nas quartas-feiras, às 17h30:

02 de março – Senac

23 de março – Charqueada Boa-Vista

13 de abril – UCPel

27 de abril – Secult

11 de maio – Sem local definido

25 de maio – Sebrae

8 de junho – SeTur

22 de junho – Centro de Eventos Fenadoce

13 de julho – Hotel Curi

10 de agosto – CDL

14 de setembro – UFPel

27 de setembro – Atividade alusiva à semana do turismo

19 de outubro – CDL

16 de novembro – SeTur

14 de dezembro - SeCult

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Prefeitura e governo do Estado prospectam novo empreendimento

Os engenheiros Luiz Oscar Becker e Marisa Forneck, ambos lotados na Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), antiga Sedai, estiveram reunidos na tarde de hoje (15), com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, com o assessor especial Carlos Mário Santos, com o chefe interino de Divisão da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Cleomar Ribeiro, com o superintendente de Empreendedorismo da SDET, Tiago Bündchen, e com o superintendente de Licenciamento da SQA, Paulo Morales.

Os dois engenheiros da SDPI estiveram no Município com o objetivo de prospectar algumas áreas próximas ao Porto, visando realizar um estudo de localização geográfica para uma empresa que, com o apoio do Governo do Estado, pretende se instalar em Pelotas. A referida empresa, cujo nome não foi revelado na reunião, tem seu foco na fabricação de embarcações de apoio ao Polo Naval. Dentre os requisitos exigidos do Município para a instalação da nova empresa estão: área do canteiro medindo entre 80m e 150 mil metros quadrados, saída para o mar, calado de, no mínimo, cinco metros, infraestrutura que contemple rede de água, energia, estradas, acesso para balsas, área com regime alfandegário, disponibilidade de mão-de-obra nas áreas de mecânica, soldas, testes de pressão, controle de qualidade, instrumentação, controle e instalação de equipamentos elétricos, soldadores, operadores de máquinas, operadores de guindastes e empilhadeiras.

Ao responder aos questionamentos apresentados pelos engenheiros da SDPI, o titular da SDET, Eduardo Macluf, explanou acerca da infraestrutura física e de serviços oferecidos pelo Município e reiterou que Pelotas cumpre todas as exigências, no sentido de atender a esta nova empresa: “Dispomos de todos os itens que nos foram solicitados pela SDPI e reunimos todas as condições necessárias para que, por meio deste novo empreendimento, possamos gerar desenvolvimento e renda em nível regional. Tenho a convicção de que Pelotas vive um novo momento em que se abre para novas possibilidades e, por isso, faremos o possível para garantir a participação do Município nesta nova realidade, que se desenha a partir do polo naval complementar”, explicou ele.

Com base nas informações prestadas pelos gestores do Município, os engenheiros da SDPI retornam a Porto Alegre com o objetivo de repassar as informações e estruturar o estudo de viabilidade.

Após a reunião, o grupo visitou diversas áreas específicas no entorno do Canal, deslocando-se também até a Chácara da Brigada, área estadual pleiteada pelo Município para a implementação do Polo Complementar.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SDET promove reunião para organizar projeto de turismo

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, e o superintendente da pasta municipal, Fábio Neves, convocam os membros do Grupo Gestor do Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos para a primeira reunião. O encontro será realizado amanhã (15), a partir das 17h, na Câmara dos Dirigentes Lojistas com o fim de formatar o calendário de reuniões de 2011, organizar ações de divulgação do índice de competitividade de Pelotas e formar subgrupos de trabalho para levantamento de dados.

Dos 115 destinos turísticos do País, selecionados pelo Ministério do Turismo como “indutores do turismo nacional”, Pelotas classificou-se com média geral acima da brasileira (54%), de outras cidades do interior do Brasil (48%) e, inclusive, de Gramado (60,1%). A pontuação geral de 63,6% do Município superou os índices de rotas reconhecidas, como esta da serra gaúcha. O superintendente da SDET explica que, dos 50 municípios brasileiros selecionados na segunda fase, três terão um tratamento especial, entre os quais Pelotas.

Por meio de uma parceria entre Prefeitura, Sebrae, Ministério do Turismo e Instituto Marca Brasil, o projeto piloto de capacitação, gestão e planejamento ganhará formato a partir da organização do Grupo Gestor. “Precisamos dos representantes do trade mobilizados a fim de que se forme um grupo gestor forte para o desenvolvimento do trabalho no Município”, assinala a equipe da superintendência de Turismo, em convite endereçado aos integrantes da comissão.

Turismóloga lotada na secretaria, Thayse Soares Ribeiro reitera que a cidade foi contemplada com o projeto “devido à sua grande relevância entre os destinos turísticos brasileiros, tendo em vista o seu extraordinário potencial competitivo para acelerar o desenvolvimento turístico regional e do Brasil”. O estudo finalizado em Pelotas no mês de abril de 2010, pela Fundação Getúlio Vargas, a partir de levantamento amplo e detalhado, pontuou 512 perguntas referentes aos critérios de infraestrutura geral, acessos ao aeroporto e à rodoviária, serviços e equipamentos turísticos, sustentabilidade, políticas públicas, governança cooperada, economia local, cooperação regional e aspectos socioculturais.



REPRESENTANTES DO GRUPO GESTOR DO PROJETO
DE GESTÃO E PLANEJAMENTO DE DESTINOS TURÍSTICOS



Titular: Eduardo Rodrigues Macluf
Suplente: Thayse Soares Fernandes Ribeiro
Titular: Caroline C Ceretta
Suplente: Urânia Pereira Sperling
Titular: Gislaine C Moreira
Suplente: Bryan C Fontoura
Titular: Jussara Cruz Argoud
Suplente: Márcia H P Porto
Titular: Cristiane Rosa Hallal
Suplente: Fernando Manta
Titular: Letícia M V Manta
Suplente: Miqueline P Alves
Titular: Michele Gonçalves de Lima
Suplente: Patrícia G Cavada
Titular: Marta L Gottinari
Suplente: Andrea Chies
Titular: Luís Carlos Rodrigues Junior
Suplente: Marcos Duarte
Titular: Mogar Pagana Xavier
Suplente: Paulina Von Laer
Titular: Abgail Pereira
Suplente: Maximilianus Pinent

Superintendentes da SDET elaboram planos de ações

Após a posse do segundo escalão, ocorrida na tarde de quarta-feira (9) no Paço Municipal, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, realizou reuniões durante dois dias consecutivos com sua equipe. Com os superintendentes de Economia Popular, Darci Ferreira, de Empreendedorismo, Thiago Bündchen, e de Turismo, Fábio Castro Neves, o titular da SDET elencou prioridades de governo.

“Inicialmente, vamos focar nossos esforços nas ações do programa Desenvolver Pelotas, na viabilização do parque científico e tecnológico Tecnosul, na Copa de 2014, na implantação polo naval complementar ao de Rio Grande e à consolidação de Pelotas como indutora nacional de turismo”, informou Macluf na audiência de trabalho na  manhã do dia (11). Também participou do debate o chefe de gabinete, Odiomar Teixeira, nomeado na quarta-feira passada.

Como lição de casa, os gestores deverão apresentar propostas de planos de ações, nas três áreas de atuação da secretaria, para posterior avaliação do secretário Macluf. “Acredito que o planejamento estratégico, além de nortear o empenho empreendido por todos, consiste em ferramenta eficaz de análise do alcance das metas traçadas”, assinalou o secretário.

De acordo com o prefeito Adolfo Antonio Fetter, a diretriz para a SDET é prosseguir na conjugação de todos os esforços, “fruto de uma administração projetada a partir das potencialidades mestras da cidade”. Os desafios na área econômica, enfatiza o chefe do Executivo, são a atração de um número maior de empresas de outros municípios e estados, a manutenção de tratativas com grandes companhias investidoras, o incentivo aos empreendedores locais e a geração de trabalho e renda em Pelotas.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Macluf e secretário de Rio Grande debatem ações conjuntas


Em visita ao secretário para Assuntos Extraordinários de Rio Grande, Gilberto Pinho, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, Eduardo Macluf, vai propor uma séria de ações integradas e de cooperação entre os municípios. De acordo com o gestor pelotense, uma das pautas da reunião desta quarta-feira, na cidade vizinha, será a realização de duas audiências com representantes do governo do Estado: secretário estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, e presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marcus Coester.

“A ideia é discutir estratégias eficazes de atração de empreendedores para a região Sul e de qualificação de mão-de-obra, com os olhos voltados especialmente ao polo naval, em franco e acelerado crescimento”, antecipou Macluf. O titular da pasta municipal destaca os esforços conjuntos dos prefeitos de Pelotas, Adolfo Antonio Fetter, e de Rio Grande, Fábio Branco, em diversas empreitadas, como a mudança do comando do Porto de Pelotas para Rio Grande.

Na avaliação do secretário, a administração do cais comercial local, ao passar no final do ano passado para a alçada da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG), deu início a um impulso real do crescimento econômico. Segundo ele, as condições agora são mais favoráveis ao desenvolvimento de operações efetivas e novos negócios, bem como à concretização do polo naval complementar ao de Rio Grande.

As políticas implantadas pelo prefeito Fetter vêm intensificando contatos para aproximar não só grandes companhias desenvolvedoras de módulos para plataforma da Petrobras, mas fabricantes de componentes destinados a todo o segmento naval. O interesse do governo municipal justifica-se pelo fato de que, a exemplo das montadoras de veículos, as empresas fornecedoras do setor também adquirirem peças para fabricação, mantendo a produção de maior porte.

As prefeituras de Pelotas e Rio Grande possuem representação no grupo de trabalho formado pelo Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia (CCPGE) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) com o fim de apoiar a consolidação do Polo Naval e Off Shore na Zona Sul. A partir de uma série de reuniões com gestores públicos, das quais a administração pelotense participou em 2010, a Federação passou a articular a construção de um projeto de desenvolvimento regional, que envolve diretamente as cidades parceiras, além de São José do Norte.

Fetter assina convênio de apoio para segunda edição da Expoarroz

A segunda edição da Expoarroz Internacional Rice Exhibition, exposição internacional destinada à cadeia produtiva do arroz, será realizada entre os dias 10 e 13 de maio deste ano, no Centro de Eventos Fenadoce, com o apoio da Prefeitura. No início da tarde de hoje (8), no Paço Municipal, o prefeito Adolfo Antonio Fetter assinou o convênio com o diretor de mercado da Ei-Log Export, Import and Logistcs – empresa organizadora da feira –, Fernando Curi Estima, e o presidente da Bolsa Continental de Mercadorias, Giancarlo Fernandes, proponente do evento.


Com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, e da diretora-administrativa da Ei-Log, Patrícia Estima, o ato de assinatura selou o auxílio institucional e de infraestrutura do Município. “Mais da metade dos expositores são de fora do Rio Grande do Sul, o que atesta a grande oportunidade para Pelotas atrair investidores”, afirmou Estima. Entre 14h e 22h, pesquisadores, produtores, empresários de diversos ramos ligados à atividade e fornecedores poderão conhecer novidades nos estandes e participar de discussões relativas ao desenvolvimento do segmento.

No que diz respeito à estruturação da Expoarroz, o prefeito destacou o fomento à pesquisa, às novas tecnologias e aos serviços, bem como a abrangência em três grandes eixos: produção, beneficiamento e distribuição (comércio). “Com público direcionado, a exposição tem a vantagem de promover eventos simultâneos, entre eles reuniões de setores da cadeia da orizicultura e os encontros técnicos organizados pela Embrapa e pelo Irga”, salientou Fetter. Na ocasião, o gestor-chefe da Prefeitura comemorou a consolidação de Pelotas como a referência do arroz não somente na Zona Sul do Estado e na região Sul do País, mas também no mercado internacional.

Acerca da cultura do arroz, Macluf antecipou a estratégia de aproveitar os três dias de feira, com equipe permanente e treinada, para prospectar novos empreendedores, sobretudo em razão do público sinalizado pela equipe da Ei-Log. A três meses da realização da Expoarroz, de acordo com o diretor de mercado Estima, mais de uma centena de empresários têm reservas nos hotéis de Pelotas, entre os quais 60 executivos atuam no subsegmento de beneficiamento do produto.

“O turismo empresarial faz parte de nosso planejamento de ações prioritárias, especialmente por alavancar transações e gerar mais trabalho e renda na cidade”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O projeto de Macluf, para o espaço da administração pública na Expoarroz, diz respeito à aproximação também de indústrias que produzem para o nicho da rizicultura, entre elas fabricantes de equipamentos destinados às várias etapas de cultivo e beneficiamento.

O volume de negócios, antecipou Estima, poderá ultrapassar R$ 6 milhões em contratos fechados nas áreas de máquinas, armazenamento e pesquisa e manufatura de tecnologia aplicada em engenhos. Com a participação de mais de 20 países – relatou o organizador ao prefeito –, duas reuniões, que ocorrerão durante a exposição, de grandes resultados estão confirmadas: os encontros anuais do Fundo Latinoamericano para o Arroz Irrigado (Flar) e da Confederación de Molinos de Arroz de Mercosur, que congrega engenhos de todo o Mercosul.

De acordo com levantamento de Fernando Estima, a perspectiva é ainda mais promissora com a efetivação da 3ª Rodada Internacional de Negócios cuja meta consiste em impulsionar ainda mais o número de compradores internacionais. “Contatos de 20 empresas e ‘trading companies’ da Alemanha, e outras da Coreia e da Índia, vêm sinalizando o interesse mundial pelo arroz da Zona Sul”, revelou o empreendedor. Somente a rodada, projeta Estima, deverá movimentar cerca de US$ 2 milhões em comercialização de contêineres de arroz, principalmente com destino ao mercado exterior.

Em maio, durante a Expoarroz, estarão representados os setores de indústrias e engenhos; trading companies; fabricantes de equipamentos para beneficiamento e armazenagem; cooperativas de arroz e soja; logística; tratores, máquinas e implementos; entidades de pesquisa e tecnologia; insumos, sementes, adubos e fertilizantes; e serviços, comércio e indústria. Segundo o diretor da Ei-Log, extensas áreas cultiváveis, excelente clima e recursos hídricos abundantes viabilizam a implantação de 12 mil lavouras de arroz em 3 milhões de hectares, envolvendo mais de 20 mil produtores rurais. Mais de 430 engenhos beneficiam o produto que abastece o mercado nacional e mais de 53 países compram o arroz brasileiro.

Diretor da World Medical demonstra interesse por Pelotas

Em seu primeiro compromisso como secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf reuniu-se, na manhã do dia  (3), com executivos da World Medical, empresa distribuidora de material cirúrgico e pertencente ao grupo Jomhédica Produtos Hospitalares. Durante o encontro, o diretor comercial, Marcos Soares, e o gestor empreendedor da holding, Giani Pereira, informaram o interesse no Programa Desenvolver Pelotas, operacionalizado pela pasta municipal cuja titularidade foi assumida, na terça-feira (1º), por Macluf.


Sediado em Porto Alegre, detentor de escritórios nos três estados da região Sul do País e, entre outras unidades, composto por uma fábrica em Esteio, o grupo optou por Pelotas, em toda a Zona Sul, para investir num novo centro de distribuição. Além da logística de atacado programada, antecipou Moraes, a corporação tem a meta de instituir a bandeira World Medical também no Centro do Município, ampliando a atuação no varejo. “Inicialmente, pensamos num prédio na Zona Norte de Pelotas, que já atende às especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, informou o diretor.

Em resposta às dúvidas do diretor neste primeiro contato, Macluf esclareceu detalhes sobre a lei 5.100, elaborada e sancionada na primeira gestão do prefeito Adolfo Antonio Fetter, destacando os incentivos. “De acordo com a natureza das atividades de cada empresa, os benefícios podem ser materiais, fiscais ou financeiros. O primeiro passo é preencher uma carta consulta com toda a descrição do projeto e a contrapartida”, esclareceu o titular da pasta municipal. A intenção da diretoria é concluir toda a parte física de distribuição no final deste semestre e abrir as portas para as vendas, inclusive da loja, a partir de julho.

Sobre o empenho assumido à frente do órgão, Macluf assinalou que a SDET está à disposição, especialmente no auxílio para redução dos encargos burocráticos. “Nosso foco é ser um agente facilitador. Esta é a tônica da Secretaria”, frisou. Questionado por Macluf acerca da geração de empregos na cidade, o diretor da Jomhédica antecipou a projeção de abertura inicial de 10 postos de trabalho. “Pretendemos dobrar no segundo ano de operações e triplicar no terceiro”, afirmou o diretor.

Há 20 anos, a Jomhédica produz e distribui o “estado da arte” em instrumentos e demais tipos de produtos destinados a rotinas cirúrgicas, contabilizando 2 mil itens autorizados pelo Ministério da Saúde. De acordo com Moraes, em Esteio, no Rio Grande do Sul, tem 100 funcionários e manufatura instrumentais permanentes. Os descartáveis são comprados de indústrias nacionais ou importados.

A expansão da atividade fabril, no entanto, não poderá ser realizada num primeiro momento para o Município devido à concentração de mão-de-obra especializada no eixo “Sapucaia do Sul, Canoas e Esteio”. Embora a constatação do diretor, Macluf argumentou que a SDET pode contribuir na interação da World Medical com as empresas de recrutamento, universidades, instituições de ensino técnico e o sistema S, a fim de buscar profissionais qualificados à produção. Em Pelotas, serão comercializados cerca de 500 tipos de artigos e mantidos, em estoque, aproximadamente mil gêneros hospitalares que também se destinam a clínicas.


Redator: Carolina Ney - 23024/SP
Fotógrafo: Janine Tomberg -

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A G R A D E C I M E N T O

Neste importante momento da trajetória pessoal e política, agradeço a todos os amigos e eleitores que prestigiaram minha posse como secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, bem como aqueles que me telefonaram ou enviaram mensagens pelas redes sociais.

O apoio é o grande estímulo que impulsiona o trabalho diário, realizado por mim com lisura, dedicação e o firme propósito de alcançar as metas de promissor desenvolvimento para Pelotas e seus cidadãos.

Muito obrigado.

Eduardo Macluf

Secretário Municipal

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento e Turismo: Macluf assume Secretaria


Cumprir a missão de desenvolvimento, acrescentando ações de turismo, é a meta do novo secretário municipal Eduardo Macluf, que recebeu o cargo dia (1º/2), até então ocupado por Carlos Mário Almeida dos Santos.
 
        Na cerimônia de transmissão do cargo, Carlos Mário qualificou Macluf como "um jovem eficiente, com brilhante trajetória, com trânsito nas esferas federal e estadual. "Tenho certeza de que a reforma administrativa - um projeto do Governo Fetter - vai promover mais produção e respostas mais eficientes. Eduardo Macluf tem talento e competência", afirmou.
 
         Ainda sobre a reforma, Carlos Mário assegurou que o objetivo do Governo é dinamizar, qualificar e eficientizar a máquina pública e, reportando-se ao seu período como secretário - agora passa a assessor especial do Gabinete do prefeito - salientou que sempre contou com irrestrito apoio das entidades empresariais e da Imprensa.
 
          Macluf, já respondendo pela Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, afirmou aceitar os desafios do novo cargo, salientando ser determinante a parceria das entidades empresariais, lideranças, Academia (universidades e IFSul), da Azonasul e do Corede Sul, para que seja alcançado o êxito desejado.
 
         O novo secretário, que está licenciado da Câmara de Vereadores, onde tem mandato até 2012, destacou as ações fundamentais de Carlos Mário enquanto esteve à frente da Secretaria. "Foram desenvolvidas ações fundamentais, e importantes projetos estão em andamento, como exemplo a Lei Geral Municipal das Pequenas e Microempresas e Empreendedores Individuais, do qual participei diretamente, o Desenvolver Pelotas e o Programa de Microcrédito".
 
          Macluf fez um breve comentário sobre sua trajetória. No âmbito do Poder Legislativo, passou pelas três esferas - federal, na Câmara dos Deputados em Brasília; estadual, como assessor parlamentar na Assembleia; municipal, como vereador eleito. No Poder Executivo, a nível federal nos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e no Ministério das Cidades; estadual, como secretário de Estado da Ciência e Tecnologia; municipal, para fechar o ciclo, assume como secretário de Desenvolvimento e Turismo.
 
          O secretário deu ênfase à necessidade de articulação regional. "As ações devem ter maior alcance - não apenas caráter local. Desta forma, a soma do potencial da Zona Sul ganhará mais força para atrair novos investimentos e calçar a busca a novos investidores, dentro ou fora do Estado e do País. Os valores da região devem ser agregados, e ainda é preciso consolidar as empresas já instaladas."
 
          Eduardo Macluf destacou a importância da harmonia entre o Poder Público, setores produtivos e Academia (universidades) para que sejam geradas ações de desenvolvimento, neste momento de crescimento da economia, o qual atribuiu ao polo naval de Rio Grande.
 
         O novo secretário agradeceu a confiança do Partido Progressista, do prefeito Fetter e da sua família. Sua palavra de ordem é "comprometimento" com as ações da Secretaria. A transmissão do cargo foi realizada na tarde de ontem, na sede da Secretaria, à rua Lobo da Costa esquina General Osório.