Teve início nesta segunda-feira (2), na Charqueada Boa Vista, ciclo de palestras e oficinas sobre gestão de turismo, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), em uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Durante todo o dia, e se estendendo até esta terça-feira (3), o tema “Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos” está sendo trabalhado por consultores do Instituto Marca Brasil, com suporte do Ministério do Turismo.
A capacitação, coordenada pela SDET e pelo Sebrae, é voltada a gestores que atuam no trade de turismo do Município. Conforme a consultora do Marca Brasil, Maude Piva, o fenômeno do turismo é muito mais abrangente do que as pessoas dimensionam, em especial em cidades como Pelotas, que ainda possuem grande potencial turístico a ser explorado. “Para trabalhar turismo é fundamental que haja planejamento, contudo, a ‘cultura do planejar’ no Brasil é ainda muito recente, começou a se firmar há cerca de vinte anos”, frisou Maude.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, Eduardo Macluf, durante o primeiro ciclo de palestras, ressaltou a necessidade de se planejar todo trade de turismo e engajar os gestores, tanto público quanto privado, de todos os segmentos que envolvem o setor, a fim de fomentar o desenvolvimento e o crescimento da área em Pelotas. ”Em nome do poder público municipal, é uma satisfação ver que todos estão cada vez mais engajados no crescimento da atividade turística em nossa cidade. Temos que pensar Pelotas para 20, 30 anos. Temos que aproveitar este momento que vive Pelotas e as comemorações desta data tão significativa, que são os 200 anos, para deixar um legado para o futuro, aproveitar estes eventos pontuais para atrair turistas e ir além”, destacou Macluf.
A consultora do Marca Brasil lembrou que Pelotas é um dos 115 destinos turísticos do País, selecionados pelo Ministério como “indutores do turismo nacional”, e entende que as potencialidades da cidade têm que ser mais trabalhadas para fomentar a competitividade. Conforme a seleção, Pelotas obteve média geral acima da brasileira (54%), de outras cidades do interior do Brasil (48%) e, inclusive, de Gramado (60,1%). A pontuação geral de 63,6% do Município superou os índices de rotas reconhecidas, como esta da serra gaúcha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário