quinta-feira, 26 de maio de 2011

Macluf apresenta "radiografia" da sinalização turística da cidade

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), em cerca de trinta dias, realizou um “radiografia” completa da situação da sinalização turística na zona urbana do Município. A informação é do secretário da pasta, Eduardo Macluf, ao expor, esta semana, que, a partir do resultado deste levantamento a SDET dará os passos seguintes no sentido de desenvolver e aplicar o plano de qualificação de informações turísticas em Pelotas.


Conforme o estudo, desenvolvido pelo estagiário Leonardo Reichert, que compõe a equipe da Superintendência de Turismo da SDET, capitaneada por Fábio Castro Neves, a zona urbana do Município conta atualmente com 113 placas de sinalização turística. Destas, 48 precisam de ajustes e/ou requalificação total ou parcial. As melhorias nestas 48 sinalizações são necessárias em virtude de danos ocorridos por ações de vandalismo, do tempo, como fortes ventos, em decorrência de acidentes de trânsito, bem como ajustes referentes a mudança de local, como a avenida Ferreira Viana, que foi duplicada e exige novo posicionamento da sinalização, entre outros.

O secretário Macluf destacou que 30, destas placas, já foram recuperadas, que estão acondicionadas na Secretaria de Segurança Transporte e Trânsito (SSTT), e que serão recolocadas imediatamente. Ainda, o estudo demonstrou a necessidade da produção de mais 96 placas que serão produzidas e colocadas nas áreas apontadas no diagnóstico. Macluf salientou que tal demanda será apresentada à SSTT e que, caso a Secretaria não tenha condições de contemplar o cronograma de ações a curto prazo, a SDET buscará outra alternativa, como contratação de uma empresa para execução do serviço.

O mapeamento elencou quatro principais rotas de sinalização turística: uma abrange a região do Centro Histórico, Charqueadas e balneários do Laranjal; outra as regiões do Simões Lopes, Centro Histórico e abrange até a avenida Dom Joaquim; a terceira, o Fragata, Centro de Eventos Fenadoce e a avenida cidade de Lisboa; e a quarta, a região das Três Vendas, avenida Fernando Osório e Morada Sol. Além da confecção das novas placas e da requalificação de outras, a SDET tem a expectativa que se confirme a liberação de um recurso de R$ 120 mil, oriundo de emenda parlamentar do ex-senador, Sérgio Zambiasi, que se destina à confecção de mais 23 placas e construção dois pórticos turísticos.

“Estamos desenvolvendo uma série de ações para fomentar e qualificar o turismo em nosso Município, além de uma melhora significativa na sinalização, o turista, a partir do próximo mês, contará com um novo posto de informações, que funcionará de domingo a domingo, bem no coração do Centro Histórico de Pelotas, na Casa do Lago da praça Coronel Pedro Osório”, disse Macluf.

Após o criterioso estudo de avaliação da situação da sinalização turística na zona urbana e o começo do plano de ações, o estagiário Leonardo Reichert dará início à radiografia da situação na zona rural de Pelotas, afirmou Castro Neves. “Pelotas é um dos 115 destinos turísticos do País, selecionados pelo Ministério como ‘indutores do turismo nacional’, estamos trabalhando com abrangência nos diversos segmentos do setor para recebermos bem os turistas. Nos colocamos na posição de um turista que chega ao Município para avaliar muitos de nossos trabalhos. Não temos somente potencial, Pelotas é uma cidade turística e estamos traçando ações montadas num tripé: qualificação; promoção e infraestrutura”, assinalou Castro Neves.

Macluf revelou que o levantamento, todo detalhado e com o suporte de imagens fotográficas, será apresentado e disponibilizado aos estudantes dos cursos focados da área do turismo. O secretário salientou que foi apenas há cerca de quatro anos que, efetivamente, teve início a implantação de sinalização turística em Pelotas, e que, passados quatro anos, todo o sistema de sinalização está sendo reavaliado para que sejam feitas melhorias e as ampliações necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário