quarta-feira, 18 de maio de 2011

Macluf se reúne com ministro do Reino Unido

Pelotas, por meio do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, foi o único município a ser recebido pelo Ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Richard Browne, em encontro a portas fechadas na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. Na reunião, que ocorreu na manhã desta terça-feira (17), somente três pessoas foram pautadas para fazer apresentações ao ministro britânico: o secretário Macluf, o presidente da Fiergs, Paulo Tigre, e o coordenador do Comitê de Petróleo e Gás da Fiergs, Oscar Azevedo.

Macluf, que representou, além de Pelotas, os demais municípios gaúchos, em especial da Metade Sul, apresentou a Browne e a sua comitiva dados sobre a hidrovia do Canal São Gonçalo, o Porto organizado de Pelotas, as áreas e retroáreas públicas disponíveis em Pelotas para ofertar a investimentos no setor naval e, ainda, o Programa Desenvolver Pelotas e a Lei 5.100. Os modais de infraestrutura, nos setores ferroviários, aeroviários, náuticos e rodoviários, também foram elencados, com ênfase no fato de Pelotas, num raio de dois mil quilômetros, estar centrada, e que a posição geográfica do Município atinge 60% da economia sul-americana.

O secretário pelotense assinalou ao representante do governo britânico que, não somente Pelotas, mas os demais municípios que compõem a zona sul, estão aplicando investimentos em infraestrutura para receber empresas dos mais variados portes e segmentos, em especial do setor naval. Por fim, Macluf entregou ao ministro o Banco de Dados de Pelotas e discorreu sobre a variada gama cultural do Município, a arquitetura e, ainda, um slide com dados sobre o sistema educacional de Pelotas, que é polo educacional da região.

“Foi um encontro extremamente positivo. Browne demonstrou grande interesse pela nossa cidade, em especial pelo polo educacional, que contempla diversas áreas de estudo e que oportuniza a capacitação de mão de obra”, disse Macluf. “Fomos atrás de uma audiência e fomos o único município a consegui-la”, frisou. Também participaram da audiência restrita a diretora para as Américas do Trade & Investment United Kingdom (UKTI), Fiona Clouder, o assessor do Ministério Britânico, Jamie Sidebottom, o cônsul geral britânico em São Paulo, John Doadrell, o assessor da Chancelaria da Embaixada Britânica em Brasília, Luiz Hargrewes, o coordenador do Comitê Petróleo e Gás da Fiergs, Oscar Azevedo, que apresentou o trabalho do Comitê, e o presidente da Fiergs, Paulo Tigre, que apresentou a Federação e empresas gaúchas.

O Ministro das Relações Exteriores do Reino Unido está em missão empresarial para discussões sobre negócios entre o Reino Unido e Rio Grande do Sul. Antes do encontro com Macluf, a missão, acompanhada de Marcos Coester, presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), esteve reunida com o governador Tarso Genro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário