segunda-feira, 18 de abril de 2011

Senar e SDET elaboram curso para empresários do turismo rural

Um curso de qualificação destinado aos empresários do turismo rural em Pelotas está sendo concebido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Estado do Rio Grande do Sul (Senar), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET). O titular da pasta municipal, Eduardo Macluf – em reunião na manhã de hoje (18) com o supervisor de entidade, Alcides Soares – aprovou a iniciativa em benefício de cerca de 20 empreendedores do meio rural. Um novo encontro, para providenciar a organização e acertar a data de realização, será agendado na próxima semana, conforme encaminhamento dos gestores.

O objetivo é aprimorar os serviços de hospedagem, recepção, atendimento familiar, alimentação, passeios, arte, educação ambiental e de informações em aulas ministradas por técnicos do próprio Senar. Desde a década de 90, a Colônia de Pelotas vem se desenvolvendo amplamente na área do turismo, atraindo, cada vez mais, visitantes de outros municípios em busca de sossego, nas diversas pousadas, e das belezas das várias cachoeiras. “A culinária própria da zona rural, influenciada fortemente pela presença de alemães, italianos, africanos e pomeranos, é uma grande atração encontrada na região, para a qual o empresariado tem de estar atento”, destacou o secretário Macluf, referindo-se a um dos possíveis alvos de treinamento futuro.

Superintende de Turismo da SDET, Fábio de Castro Neves, assinalou na audiência desta segunda-feira, como grande vantagem aos investidores do interior do Município, a gratuidade do curso. “Subsídio do Senar e auxílio operacional de nossa equipe. Os dois esforços vão compor uma agenda e uma programação baseada em temáticas preestabelecidas pela instituição, que pode ser customizada à realidade local”, acrescentou Macluf. A ideia inicial é elaborá-lo em 400 horas, carga horária que ainda pode ser alterada, de acordo com o supervisor.

Pelotas Colonial transformou-se num roteiro turístico consagrado não somente pelas belezas naturais dos pontos – entre eles Cachoeira do Arco-íris, Chácara do Pinus e o tradicional café colonial, Templo das Águas, Pousada do Moinho, Vinhos Nardello e João Bento, Família Camelato e Restaurante Gruppelli –, mas também pelas famosas trilhas ecológicas. Além destas possibilidades de lazer, a zona rural oferece passeios a cavalo e a cachoeiras, museus sobre colonização, gastronomia e casas históricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário