segunda-feira, 18 de abril de 2011

Rede Accor confirma construção de hotel em Pelotas


Está confirmado. A rede hoteleira Accor, presente na América Latina em oito países com marcas como Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure, Ibis e Formule1, deverá investir numa unidade de uma destas bandeiras em Pelotas. Os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, e de Gestão Urbana (SGU), Luciano Oleiro, forneceram informações, em reunião com o consultor da holding para a Região Sul do Brasil, Fernando de Sá. A intenção do executivo, na audiência desta sexta-feira (15) nas dependências da SDET, foi buscar subsídios para elaboração e apresentação de um estudo de viabilidade de construção do hotel no Município.

Embora o grupo não tenha confirmado, há indícios de que chegue a Pelotas o Formule1, já que, em janeiro, gestores da SDET participaram de evento, em Porto Alegre, no qual a M. Stortti Business Consulting Group e a Construtora Pinenge anunciaram interesse em estabelecer 20 hotéis desta rede no Rio Grande do Sul. Na ocasião, estas corporações lançaram no Estado – para empresariado, gestores públicos, entidades e imprensa – projeto de grande repercussão: o “Hotelaria Econômica Sul-Brasil”.

“As especificações técnicas devem estar em conformidade com o Plano Diretor da cidade”, observou Eduardo Macluf. Embora a área para o empreendimento esteja definida, o grupo Accor ainda não autorizou a divulgação por questões estratégicas de mercado. Enquanto Oleiro abordou as coordenadas e as diretrizes urbanísticas, Macluf centrou sua exposição no programa Desenvolver Pelotas, sob a sua gestão na municipalidade. “É uma ferramenta inovadora do governo municipal para geração de emprego e renda”, explicou.

Os benefícios fiscais, financeiros e materiais – para os quais os empresários devem dar contrapartidas em empregos – tornaram-se viáveis com a promulgação da lei 5.100 na primeira gestão do prefeito Fetter. O dispositivo 5.437 estabelece incentivos fiscais e materiais aos setores de turismo e hotelaria, dentro do próprio Programa Desenvolver Pelotas. “O interesse da Accor é fruto também do empenho da administração no aproveitamento de oportunidades para melhorar ainda mais os índices obtidos por Pelotas como roteiro indutor de turismo nacional”, analisou Macluf.



Perfil institucional da rede Formule1

Presente em 14 países nos cinco continentes, a rede Formule1 detém 380 hotéis em operação. Somente na França, são 283 unidades com mais de 21 mil apartamentos. Na Europa, faz-se presente também na Grã-Bretanha, Alemanha, Bélgica, Espanha, Suécia, Holanda e Suíça. Na África do Sul, possui 24 prédios em operação, além de 20 na Oceania e outros três no continente asiático.

Os hotéis Formule1 operam no Brasil, especificamente em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Belém e Belo Horizonte. No que diz respeito ao conceito, oferecem acomodações consideradas, no mercado de hotelaria, como de “baixo custo”. Para reduzir seus preços, a companhia projetou todos eles para hospedagem de até três pessoas no mesmo apartamento, uma forma de tirar o máximo de proveito do orçamento individual, do grupo ou da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário