quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pelotas divulga turismo e economia na Feira de Março de Aveiro

As potencialidades econômicas, culturais e turísticas de Pelotas podem ser conhecidas pelos visitantes da Feira de Março, realizada no Parque de Exposições da cidade irmã Aveiro, em Portugal, entre os dias 25 de março e 25 de abril desse ano. Em estande do Município, oferecido pela Câmara Municipal de Aveiro, a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo (SDET) recebe europeus e interessados de todo o mundo com um amplo e completo material de divulgação, que inclui cartazes, panfletos, livretos e revistas.

A exposição registra mais de meio milênio de promoção, chegando à marca de 577 edições em 2011. Durante 32 dias, aproximadamente 280 empresas, distribuídas pelos tradicionais setores de exposição, diversão e comércio, participam em mais de 50 mil metros quadrados de feira. Na avaliação do gestor-chefe da SDET, secretário Eduardo Macluf, esta edição é especial em razão da expectativa de maiores investimentos do empresariado português em Pelotas, a exemplo do Nordeste do País.

“Uma linha aérea entre Lisboa e Porto Alegre, sem conexões, está em estudo, sinalizando facilidades de locomoção de investidores internacionais, atualmente inexistentes”, justifica o titular da secretaria. Macluf estima que executivos dos setores imobiliário, da alimentação, hotelaria e comércio em geral sejam os primeiros a voltar os olhos para o potencial econômico do Município.

Trata-se de uma conexão entre as cidades irmãs que começou, relembra o secretário, com as atividades de atacado, engenhos de arroz, padarias, confeitarias e transporte. “Temos, em comum, não somente um acordo de irmandade pactuado há mais de uma década, mas uma ‘consanguinidade’ cultural presente nos negócios, na arquitetura, na culinária e nos hábitos”, afirma Macluf. Na esteira do evento em Aveiro, diversos curiosos, com parentes em Pelotas, passaram a ter despertada a vontade de viajar para a Princesa do Sul, não somente para estreitar os laços familiares, mas também com o intuito de fazer turismo.

Para a supervisora dos Assuntos Internacionais da SDET, Regina Fiss, o trabalho sistemático da Prefeitura na Feira de Março vem contribuindo ao estímulo da atividade turística em benefício de Pelotas. “Antes, os portugueses tinham como destinos exclusivos o Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Nordeste. Hoje, Pelotas começa a se tornar preferência, sobretudo pelo apelo da influência luso-açoriana em sua formação”, constata a supervisora. Em acréscimo, o secretário Macluf assinala que a geminação promove a vinda e a permanência dos cidadãos portugueses em busca de estudos, o recebimento de autoridades oficiais e a prospecção de negócios comerciais e industriais.

Regina Fiss – profissional que concebeu o projeto em 1991, realizou os estudos necessários para viabilizá-lo e trabalha oficialmente pela Prefeitura desde 2005 – explica que irmandade entre ambas cidades é fruto de acordo de geminação assinado em 1996 entre representantes das duas comunidades. Pelotas é irmã ainda de outros três municípios: Suzu, Japão; Colônia do Sacramento, Uruguai; e Aracati, Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário