sexta-feira, 22 de abril de 2011

Líder em automação industrial candidata-se ao Desenvolver Pelotas

Investimento de cerca de R$ 2 milhões, expansão do chão de fábrica em até três vezes em relação à capacidade atual e o dobro de funcionários nos próximos cinco anos. Este projeto é da indústria pelotense Garten, especializada no fornecimento de soluções completas de automação industrial e nova candidata ao Programa Desenvolver Pelotas da Prefeitura. Diretor da indústria, Julio Benjamin Baumgarten protocolou, nesta semana na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), a carta-consulta que formaliza a solicitação de benefícios fiscais viabilizados pela lei 5.100, sancionada pelo então prefeito Bernardo de Souza.

Em audiência com o secretário Eduardo Macluf e o gerente de Desenvolvimento Empresarial da SDET, Paulo Fernando Peter, o executivo enfatizou o crescimento do volume de negócios da companhia, que exporta bens e presta serviços em regime turn key para 14 países das Américas do Sul e Central, Europa e África. “A quase absoluta totalidade do parque tecnológico das beneficiadoras de arroz dos países do Mercosul foi fornecida pela Garten”, informou Baumgarten, referindo-se à liderança neste subsegmento do setor de alimentação. No País, além do Rio Grande do Sul, implementa plataformas em corporações de Pernambuco, Bahia, São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

A modalidade turn key, utilizada pela Garten, é uma opção que toma objeto, dos contratos, o que se denomina mercadologicamente como “pacotes”. A partir de estudos e projetos conceituais, com especificações técnicas detalhadas, a fornecedora da solução é contratada para desenvolver os planejamentos executivos, vender os materiais e equipamentos, executar as obras e as instalações, dar andamento ao processamento e treinar pessoal técnico do próprio quadro dos clientes. Operação, manutenção e suporte fazem parte do mix de serviços oferecidos pela empresa pelotense. O perfil, de acordo com o gestor, também engloba consultoria de engenharia, com possibilidade de subcontratação de parceiros.

Para arrozeiras e outras e outros clientes, como cervejarias e atuantes no ramo fabril, a Garten desenvolve sistemas de automação por meio de projetos customizados de acordo com o processo produtivo de cada um deles. A manufatura, realizada na avenida Salgado Filho, zona Norte de Pelotas, abrange quadros de comando, balanças de fluxo para pesagem de cereais, dosadores, equipamentos de controle de fluxo, placas eletrônicas para maquinários, entre outros produtos mecânicos, eletrônicos e elétricos. “A participação no Desenvolver Pelotas será por um tempo determinado, justamente para fazer face aos investimentos em ampliação e na abertura de novos postos de trabalho”, argumenta o diretor.

Sobre o crescimento acentuado da Garten, Macluf ressaltou a preferência da diretoria em manter a produção em Pelotas, sobretudo em razão das políticas de incentivo aos empreendedores locais e aos investidores de fora. “É com muita satisfação que recebemos a notícia de uma companhia de Pelotas que cresce a olhos vistos e vai gerar, ainda mais, emprego e renda no Município”, destacou o secretário Eduardo Macluf, na reunião com o executivo da fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário