quarta-feira, 15 de junho de 2011

Posto de Informações Turísticas da Casa do Lago é inaugurado


Dezenas de pessoas presenciaram, no final da tarde desta segunda-feira (13), a inauguração do Posto de Informações Turísticas da Casa do Lago, localizado no coração do centro histórico de Pelotas - na praça Coronel Pedro Osório, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET). “Este ato faz parte de um processo no sentido de transformar o nosso conhecido potencial turístico em uma realidade concreta”, comentou o prefeito Adolfo Antonio Fetter, fazendo alusão ao recente reconhecimento, por parte do Ministério do Turismo, do potencial de Pelotas como um dos 115 municípios brasileiros considerados indutores do turismo regional. “Ficamos muito satisfeitos de conseguir disponibilizar, dois dias antes da abertura da Fenadoce, um espaço no qual os visitantes poderão se localizar e ser orientados sobre aquilo que a nossa terra tem a oferecer”, disse o prefeito.

Fetter salientou, ainda o contentamento em aumentar, progressivamente, a utilização da área central da cidade em benefício da comunidade. Ele recordou diversas melhorias que tem sido feitas na praça e no entorno, tal como a recente mudança da Sala do Empreendedor, que oferece microcrédito a pequenos empreendedores e passou a funcionar na antiga Casa da Banha, no entorno da praça, e a decoração da mesma, em período natalino, algo que não ocorria há duas décadas e nos últimos anos virou mais um belíssimo cartão postal da cidade. “Nós estamos vendo que, aos poucos, as coisas vão se somando”, comemorou o prefeito.

Titular da SDET, Eduardo Macluf disse que o novo ponto de informações turísticas vem de encontro ao maior desafio de sua pasta: criar condições de infraestrutura, preparo e planejamento para divulgar Pelotas. “Além de prestar informações aos turistas, pretendemos que este seja um importante espaço de uso da comunidade, para manifestações artísticas e culturais”, comentou Macluf. O secretário disse que, durante a Feira do Livro e outros eventos realizados na praça Coronel Pedro Osório, pretende instalar seu gabinete na Casa do Lago, a fim de ficar mais acessível à comunidade.

A recepção do evento contou com integrantes do Grupo Tholl e da corte da 19ª Fenadoce - a rainha Karen Gonzales e as princesas Manoela da Silva e Juliana Lamas. A solenidade de abertura teve apresentação da música “The music of the night”, de “O fantasma da ópera”, entoada por Sérgio Sisto, e foi finalizada com Joca Martins, considerado um dos maiores nomes da música gaúcha.

Por iniciativa da SDET, que espera fazer da Casa do Lago o principal ponto de informações turísticas de Pelotas, o espaço foi totalmente revitalizado, com a mobilização de diversas secretarias. O Sanep, por exemplo, realizou limpeza e requalificação da bomba de oxigenação da água e sistema de esgoto do lago, que circunda a edificação histórica. A Secretaria de Serviços Urbanos (SSU) fez a limpeza e a de Obras (SMO) recuperou o telhado, fez reparos e pintura, externa e interna. A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) podou as árvores do entorno e o Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SSTT) revisou todos os pontos de luz da praça.

O Posto de Informações Turísticas da Casa do Lago abrirá todos os dias, inclusive feriados, das 9h às 19h, disponibilizando informações sobre a cidade, seus principais pontos turísticos e programação cultural. O local terá acesso à Internet e também poderá sediar lançamento de livros e outros eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário