terça-feira, 21 de junho de 2011

Iniciam as ações de qualificação para a Copa de 2014

¨Valeu o esforço,dois anos de muito trabalho para inserir Pelotas na Copa do Mundo 2014. Os resultados já estão aparecendo." Eduardo Macluf.


Qualificação é o principal pré-requisito para empresas e mão de obra aproveitarem as oportunidades que o Copa do Mundo trará ao Rio Grande do Sul em 2014. Pelotas, como um dos 12 municípios pré-selecionados, está incluída nas primeiras ações programadas já para este final do mês de junho e a primeira quinzena de julho, mas com inscrições até sexta-feira (24).

Para as empresas e as instituições afins, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) gaúcho promove o Seminário Oportunidades para 2014, no dia 29, das 13h às 19h, em Porto Alegre. Gratuito, terá uma missão saindo de Pelotas, numa parceria da Regional Sul e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet). A participação deve ser confirmada pelo e-mail andreat@sebrae-rs.com.br.

Já para o mercado de trabalho na área de turismo, o Plano Setorial de Qualificação (Planseq), do Ministério do Trabalho, incluiu Pelotas, Rio Grande, Jaguarão, Pedro Osório, Camaquã, Arroio Grande e São Lourenço do Sul no programa de cursos que iniciarão no dia 11 de julho, para organizador de eventos, condutor local do turismo, agente de viagens, recepcionista e recepcionista de hotel.

Nesta, que será a primeira fase do programa, de três cursos, serão oferecidas 1.450 vagas, em 12 cidades gaúchas, onde estarão incluídas as cidades da região de Pelotas. A segunda fase, de cinco cursos, ocorrerá em setembro, com 2.172 vagas em 20 cidades gaúchas. Com o objetivo de qualificar jovens e adultos, maiores de 16 anos, para o mercado de trabalho, os cursos serão executados pelo Instituto Nacional América no Estado, com duração de 200 horas/aula.

As inscrições para os cursos são gratuitas e permanecerão abertas nas sedes do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que em Pelotas fica na rua General Osório, 602, esquina com a rua Lobo da Costa. Outra opção para os interessados de qualquer uma das cidades da região são as inscrições através da internet, pelo site http://www.institutonacionalamerica,com.br/.

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br


PELOTAS FORMALIZA DISPUTA PARA SER SUBSEDE DA COPA


Vale lembrar,matéria: 19/06/2009.

Acompanhado do vereador Eduardo Macluf, o secretário estadual de Planejamento e Gestão e coordenador do Comitê da Copa 2014 no Rio Grande do Sul, Mateus Bandeira, recebeu, ontem (19/6) à tarde, do prefeito Fetter Júnior, o Banco de Dados de Pelotas, como formalização da entrada do município na disputa para subsediar o Campeonato Mundial.

No seu gabinete, com a presença da Imprensa, do vereador Eduardo Macluf, do vice-prefeito Fabrício Tavares, do secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Marcelo Mazza Terra, e do assessor do vice-prefeito de Porto Alegre, Vinícius Sinotti, o prefeito Fetter esclareceu que, no Banco de Dados de Pelotas, constam informações detalhadas sobre estádios, hotéis, restaurantes, rodovias, movimento da Rodoviária, Porto e Aeroporto, universidades, acessos e material de promoção turística.

EMBAIXADORES

O secretário Mateus Bandeira, sem prever prazo para que sejam decididas quais cidades acompanharão Porto Alegre nos eventos da Copa do Mundo no Rio Grande do Sul, afirmou ser, juntamente com Vinícius Sinotti, um embaixador de Pelotas na defesa desse interesse.

As propostas das cidades serão avaliadas pelo Comitê Estadual, que poderá indicar três municípios, desde que preencham os requisitos necessários (infraestrutura). O Comitê organizador nacional (CBF) encaminhará as indicações posteriormente à Fifa.

O secretário Mateus Bandeira comentou que o fato de Pelotas ter gosto pelo futebol poderá ser o diferencial na disputa com outras localidades. Aqui, há três estádios com presença assídua de público, evidenciando o amor pelo esporte.

Bandeira destacou o trabalho desenvolvido pelo 1º secretário da Câmara, Eduardo Macluf, quanto ao encaminhamento de questões de interesse do Município. "No caso específico da Copa, o vereador tem me levado reiteradas solicitações para garantir o nome de Pelotas entre as cidades que receberão seleções do Mundial."

MACLUF

O vereador Eduardo Macluf, agradecendo ao secretário, comentou que a sua motivação o levou adiante para pleitear a inclusão de Pelotas na nominata que será submetida à CBF e à Fifa. "O secretário é um grande incentivador. Desde o primeiro momento em que o procurei, para tratar do assunto, sempre demonstrou interesse e disposição em colaborar e acolher o nome do Município ".

200 ANOS

O prefeito Fetter, reportando-se ao bicentenário de Pelotas, que será comemorado em 2012, comentou que a execução de obras planejadas, até o ano da grande festa, representará uma relevante soma à infraestrutura apresentada no Banco de Dados atual do Município.

Segundo o prefeito, a ideia é de que com mais três anos de investimentos sejam superadas deficiências históricas na cidade, qualificando-a ainda mais para receber equipes da Copa do Mundo.

CONCORRÊNCIA

Até o momento, outros seis municípios já manifestaram interesse em subsediar a Copa do Mundo no Rio Grande do Sul. No entanto, não há qualquer previsão para a definição de quais serão escolhidos, pois nem mesmo o caderno de encargos da Fifa, para Porto Alegre, foi distribuído.


PELOTAS NA COPA 2014: MACLUF TEM AUDIÊNCIA COM SECRETÁRIO
Para lembrar: Matéria 02/06/2009




Hoje (2/6), o 1º secretário da Câmara, vereador Eduardo Macluf (PP), participa de reunião, às 17h, em Porto Alegre, com o coordenador do Comitê Executivo da Copa 2014 no Rio Grnde do Sul, secretário estadual de Planejamento e Gestão, Mateus Bandeira, para submeter a inclusão de Pelotas como cidade subsede do campeonato mundial.

O Rio Grande do Sul está confirmado como um dos 12 estados brasileiros, onde será realizada a Copa de 2014. Porto Alegre será a sede gaúcha e municípios do interior estão se candidatando à condição de subsede.

Eduardo Macluf apresentou o nome de Pelotas, ao secretário Mateus Bandeira, há mais de dois meses, na expectativa de que Porto Alegre viese a ser escolhida como uma das capitais-sede. Segundo o vereador, nosso município conta com infraestrutura adequada, como rede hoteleira de qualidade, restaurantes, hospitais, aeroporto, convergência de cinco BRs, proximidade da capital gaúcha, além de uma forte imprensa, com grande número de emissoras de rádio, tvs e jornais.

No encontro com o secretário Mateus Bandeira, o vereador deverá dar ênfase, ainda, aos três clubes profissionais de Pelotas e a todo o aparato do município, para servir de subsede da Copa do Mundo.

Depois dessa reunião preliminar, Macluf deverá acompanhar o prefeito Fetter e representantes do empresariado pelotense, em audiência com o Comitê Executivo da Copa 2014 no RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário