quinta-feira, 30 de junho de 2011

Delegação japonesa visita o Paço Municipal

Delegação japonesa esteve no Paço Municipal na manhã desta segunda-feira (27). O prefeito Adolfo Antonio Fetter recebeu o novo cônsul do Japão em Porto Alegre, Tekeshi Goto, e empresários japoneses que residem em São Paulo e Porto Alegre, acompanhados de residentes em Pelotas.

Fetter saudou a todos destacando as potencialidades de Pelotas nas áreas de indústria, comércio e serviços, cultura, educação entre outras, além de salientar que Pelotas reúne 28 nacionalidades, o que possibilitou uma grande diversidade cultural.

Os doces de Pelotas foram lembrados pelo prefeito que falou da origem portuguesa, a base de ovos e açúcar, que se transformou em diferentes especiarias no decorrer de muitas décadas com a influência das diversas nacionalidades. Ele também lembrou que Suzu é a cidade japonesa irmã de Pelotas e foi homenageada com a Praça “Jardim de Suzu”, localizada na zona norte do município. A preparação das festividades alusivas aos 200 anos de Pelotas, que ocorre em 2012, foi pauta no encontro.

Enquanto secretário do Estado de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Fetter esteve no Japão no ano de 1995 a convite do governo japonês quando conheceu diversas cidades, além da capital Tóquio. O cônsul Takeshi Goto ficou satisfeito com os elogios feitos ao seu país por parte do prefeito e disse que já o considera um amigo. “Me senti muito próximo do prefeito que simpatiza com o Japão e por isso já o considero um amigo”, disse. Ele ainda mencionou que as relações entre o Brasil e o Japão estão intensas e a indústria e o comércio japonês investem cada dia mais no Brasil.

A delegação cumprirá agenda no extremo sul do Estado incluindo ações assistenciais. Todos os integrantes da comitiva foram agraciados com doces de Pelotas e material informativo do município incluindo o Banco de Dados, material desenvolvido no governo Fetter para divulgar as potencialidades de Pelotas, contendo CD e livro nos idiomas português, inglês e espanhol.

Fazem parte da delegação, os representantes da Câmara Japonesa, Yasuhiro Shirai, Pedro Hinohara, Joji Yamamoto e esposa, Valter Shimomukai, Tadao Monma, Yoshiji Wada e esposa; representantes da Colônia Japonesa de Lami Takayuki Hattori e Hiromi Sato, o imigrante que há 55 anos aportou na cidade de Rio Grande Takayuki Kurihara e esposa, o presidente da Cultura Japonesa Kazuhisa Kanno e esposa e o coronel Francisco Valle também acompanhado de sua esposa. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eduardo Macluf acompanhou a visita dos japoneses, além de representantes da SDET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário