sexta-feira, 10 de junho de 2011

Comitê da Copa do Mundo 2014 vistoria CT do Fragata

Pelotas recebeu visita da Comissão que representa o Comitê Organizador da Copa do Mundo 2014. O grupo veio à cidade realizar vistoria técnica do Centro de Treinamentos do Fragata Futebol Clube (CT do Fragata), credenciado pelo Município para receber seleções durante o Mundial. “Foi dado o pontapé inicial”, disse o secretário adjunto da Secretaria Estadual Extraordinária da Copa (Secopa), José Mocellin, logo ao chegar em Pelotas.

A Comissão, capitaneada pelo coordenador-geral do Comitê Executivo da Copa 2014, Carlos Eugênio Simon, esteve em reunião-almoço com o prefeito Adolfo Antonio Fetter, com o vice-prefeito, Fabrício Tavares, com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, e com o presidente do Fragata Futebol Clube e ex-capitão da seleção brasileira de futebol, Emerson da Rosa.

Mesmo sendo uma vistoria estritamente técnica do CT, na ocasião o grupo pode conhecer um pouco mais sobre Pelotas, suas potencialidades e os investimentos e projetos em infraestrutra que a Prefeitura está realizando no Município. O secretário Eduardo Macluf relatou aos integrantes da Comissão que este momento é muito especial para a cidade, mas que, para ele, é ainda mais significativo. Macluf lembrou que Pelotas foi a primeira cidade a se pronunciar e que foi em busca de sinalização para se habilitar a receber uma seleção no Estado.

“Lá em 2009, eu ainda na condição de vereador, junto com o Executivo, lutei pra que este momento se concretizasse. Muitos foram descrentes na época, o que é até natural, mas eu persisti. Quando se acredita em algo, temos que trabalhar por isto”, afirmou Macluf. Ele fez breve explanação sobre o envolvimento, apoio e engajamento de Emerson da Rosa e do trade de turismo na causa, citando diversos exemplos, dentre eles a busca por capacitação em línguas para prestadores de serviços como taxistas e qualificação da rede hoteleira.

O prefeito Adolfo Antonio Fetter reiterou o pronunciamento de Macluf e lembrou que, em 2009, foi realizado o maior encontro sobre o tema no interior do Estado, que contou com a presença de cerca de 300 pessoas. Fetter destacou a honra em receber o Governo do Estado em Pelotas, ali representado pelo Comitê, numa agenda tão positiva para os pelotenses. O prefeito destacou ao grupo que Pelotas está engajada, em todas as esferas, desde 2009, para que o Município seja selecionado para acolher seleções. “Sabemos que a escolha da Fifa não nos garante a presença de seleções, tendo em vista que vocês esclareceram que os locais selecionados integrarão um ‘cardápio’ de opções a serem oferecidas aos países. Mas estamos trabalhando, mobilizados, para que uma ou até mais seleções nos escolham”, disse Fetter.

Fetter elencou os investimentos que tem sido feitos em Pelotas, em infraestrutura, como saneamento básico, pavimentação e outros, lembrando que todos os projetos estarão prontos antes da Copa, pois estão previstos para o bicentenário de Pelotas, que ocorre no próximo ano. “Pelotas vive um novo momento, exemplo disso é a presença da Fifa, hoje, a visita do Banco Mundial, ontem, o crescimento econômico que pode ser representado, entre tantos fatores, pelo aumento no número de veículos que, em seis anos, passou de 89 mil para 150 mil e a ampliação no setor imobiliário”, lembrou.

Simon e Airton Giachini, que é arquiteto do Comitê responsável pela vistoria, assinalaram que a Fifa tem uma listagem ampla, forte e muito extensa de critérios a serem avaliados, mas lembraram dos benefícios que a Copa irá trazer para os locais que irão sediar os jogos e acolher seleções, tal como a visibilidade mundial. Eles lembraram também que o Mundial trará, além dos bens materiais às cidades, bens maiores, como os imateriais, lembrando o que já havia sido mencionado pelo secretário da SDET, que falou da capacitação do setor de serviços.

Logo após a reunião-almoço, o grupo se dirigiu ao CT do Fragata. Emerson relatou ao grupo as melhorias previstas para o Centro, além da sua expectativa que o local seja escolhido. Em seguida a Comissão partiu para vistoria geral no espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário