quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Diretor de Fotografia de “ A Rainha” vai filmar “ O Tempo e o Vento” em Pelotas

Affonso Beato esteve em Pelotas neste final de semana. Ele vai passar a segunda-feira em Bagé, e depois 10 dias no Rio de Janeiro. A partir daí retornará a Pelotas, para uma jornada de trabalho de 10 dias na Princesa do Sul. Ele é celebridade internacional. Brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 1941, iniciou sua carreira em 1960, na condição de diretor de fotografia de O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha. A carreira internacional começou em 1970, ao lado de Pedro Almodóvar. Ele foi diretor de fotografia de Todo sobre mi madre; la flor de mi secreto; e carne trêmula.
Em Hollywood, filmou com Walter Salles Dark Water ( água negra). Ele estudou na Escola Nacional de Belas Artes do Rio, e nos últimos 30 anos se divide entre o Brasil e os EUA. Seu sucesso em The Queen, ( A Rainha), filmado em Londres, o tornou uma celebridade mundial. Affonso Beato, escolhido pelo Diretor Geral Jayme Monjardim, será o Diretor de Fotografia de “ O Tempo e o Vento”, cujas filmagens serão iniciadas na segunda quinzena de março, em Pelotas e em Bagé. O esforço para trazer “ O Tempo e o Vento” para Pelotas se deve ao Secretário Eduardo Macluff e a Fábio Castro Neves, que desde dezembro de 2010 vem mantendo contatos com Monjardim, no sentido de garantir a Princesa do Sul no roteiro das filmagens. A atriz Fernanda Montenegro chegará no próximo dia 26 de março, devendo permanecer 8 dias em Pelotas.
Affonso Beato, Diretor de “ O Tempo e o Vento”, foi Presidente da Associação Brasileira de Cinematografia entre 2004/2005. Brilhou em inúmeras produções cinematográficas, tais como: Noite de Tomenta, O Amor nos Tempos do Cólera, A Rainha, Água Negra, Resistindo às Tentações, Deus é Brasileiro, Jogo de Sedução, Voando Alto, Orfeu, Mil e Uma, A Flor do Meu Segredo, A Fera do Rock, Acerto de Contas, Para Viver um Grande Amor, Pindorama, Copacabana me Engana, Viagem ao Fim do Mundo, O Bravo Guerreiro, Cara a Cara, Memória do Cangaço, O Circo, Domingo.

A RAINHA
Para expressar e resgatar o clima daquele período, em Londres, Affonso Beato disse à Presidente do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, Myrna Silveira Brandão, que utilizou três formas para fotografar: as cenas da família real foram feitas de uma maneira mais formal, em 35 mm com a câmera no tripé. Já as seqüências com o Primeiro-Ministro Tony Blair – que se passavam em Londres – foram feitas em super 16 com a câmera na mão e muito mais ação.E nas cenas que envolviam diversos
momentos com a mídia, foram utilizados muitos arquivos de TV, antes e depois do acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário