Empresários do setor naval estarão em Pelotas na próxima quarta-feira (7), quando se reunirão com o prefeito Fetter Júnior, às 14h30min, no paço municipal, além de visitarem áreas do município, tais como a Chácara da Brigada, o Porto de Pelotas e o Engenho Pedro Osório. O grupo será recepcionado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, na Sala do Investidor, que vai apresentar à comitiva informações, como localização das áreas, infraestrutura do município, logística, universidades, formação de mão de obra, banco de dados, entre outros.
A chegada do grupo a Pelotas está prevista para às 10h, com recepção na SDET, logo após, às 10h30min, o grupo deve visitar a Chácara da Brigada; às 11h, os empresários vão ao Porto de Pelotas; às 11h30min, o grupo conhecerá a área do Engenho Pedro Osório; às 12h, está prevista visita a empreendimentos do município; às 12h30min, almoço em uma churrascaria; e reuniões, às 14h30min, com o prefeito Fetter; às 15h30, com o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), César Borges; às 16h45min, com o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Bachettini Júnior, e, às 18h, com o reitor do Instituto Federal Sul-riograndense (IF-Sul), Antônio Carlos Barum Brod.
Viabilidade
A empresa Rosa, Naibert Projetos e Consultoria, especializada em soluções corporativas nas áreas de fusões e aquisições, projetos, entre outros, de viabilidade econômico-financeira e de consultoria naval, destacou Pelotas como uma das áreas aptas a receber projetos e investimentos no setor naval. De acordo com estudo de avaliação feito pela empresa, 500 hectares de áreas no Rio Grande do Sul estão aptas a receber projetos e investimentos navais.
Pelotas, conforme, avaliação da Rosa, Naibert, que presta consultoria e representa grupos empresariais americanos e suecos, além de grupos nacionais, estaria habilitada ao aporte de investimentos de empresas que disputam licitações para a montagem de módulos de plataformas para a Petrobras. Conforme Macluf, que esteve reunido em três oportunidades com o consultor da empresa, Nalson Naibert, apresentando as potencialidades de Pelotas e discutindo a implantação do polo naval complementar no município, esta avaliação é fruto da representação de Pelotas no 23º Café com Energia, promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Sistema Firjan), em maio de 2011, no Rio de Janeiro.
Prospecção
Macluf, que acompanhou o governador Tarso Genro e comitiva no evento, ressaltou que Pelotas foi o único município gaúcho representado na ocasião, fato que oportunizou visibilidade das potencialidades de Pelotas para prospecção de novos investimentos.
Confira quem faz parte da comitiva
- Anízio Tavares Filho, presidente da ATA Indústria Mecânica Ltda.
- Ailton Duarte, presidente da CMI Montagem Industrial
- Antônio José Moreira, diretor industrial da FACEME LTDA.
- Flaviano Gaggiato, presidente da Viga Caldeiraria Ltda. e Adriano Gaggiato, diretor Comercial.
- Augusto César, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.
- Celso Bueno, representante no Brasil, do Estaleiro Cingapura.
- Daniel Andreotti, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).
- Nelson Terres Naibert, Cristiano Santos de Castro e Antônio Moraes Fernandes, da Rosa, Naibert Projetos & Consultoria.
- Vice-presidente da Agência de Promoção do Investimento e Desenvolvimento do Estado do RS (AGDI/RS), Marcus Franchesi, que vem a convite do Secrteario Macluf, representando o Secretario Mauro Kinijinick.
Nenhum comentário:
Postar um comentário