quarta-feira, 7 de março de 2012

Investidores reconhecem potencial naval de Pelotas

“Estamos tendo um feedback muito positivo. Tínhamos uma expectativa antes desta visita, que foi superada. Agora, depois de tudo que vimos, a ideia é que haja um incremento nos investimentos no Município. Estamos muito bem impressionados.” Com esta declaração, o coordenador da missão de empresários do setor naval e representante da Rosa, Naibert Projetos & Consultoria, Nelson Terres Naibert, simplificou a impressão do grupo, que visita Pelotas, desde a manhã de hoje (07), com o objetivo de investir em projetos para o setor naval no Município. O grupo almoçou com o prefeito Adolfo Antonio Fetter, que mostrou-se receptivo aos novos investidores. “Ficamos lisonjeados com o reconhecimento do potencial de Pelotas nesta área e podem estar certos de que a Prefeitura está disposta a ajudá-los em tudo o que for possível”, garantiu o chefe do Executivo.

A comitiva chegou a Pelotas por volta das 10h30 e foi recepcionada na Sala do Investidor, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), onde o secretário Eduardo Macluf lhes informou acerca das áreas disponíveis para empreendimentos do setor naval, infraestrutura do Município, logística e formação de mão de obra. Conforme Macluf, que se disse otimista com a visita, por proporcionar visibilidade a Pelotas, a comitiva visitou a área da Chácara da Brigada, outra área ao lado do Porto de Pelotas e o estaleiro da empresa Oxcorp, localizado em parte da área do Engenho Pedro Osório. A visita foi acompanhada pelo superintendente do Porto de Pelotas,Jeferson Dutra.

O grupo ainda se reuniu com os reitores da UFPel, César Borges, da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, e do IFSul, Antônio Carlos Barum Brod.

Conforme Naibert, o grupo tem visitado outros municípios com potencial para receber projetos e investimentos na área naval, mas, segundo ele, em nenhum deles tiveram tanta receptividade e conhecimento do setor, como Pelotas. “Aqui, vocês conseguiram juntar pessoas-chave e conhecimento dentro de todas as áreas, unindo inteligências e criando o ambiente propício para receber esses investimentos”, disse Naibert, acrescentando que, a partir dessa visita, o grupo de empresários teve novas ideias, para, quem sabe, potencializar os investimentos no Município. Naibert acredita que, daqui para frente, a tendência é que as negociações evoluam gradativamente.

Para o presidente da Viga Caldeiraria Ltda, Flaviano Gaggiato, a impressão com a visita foi a melhor possível. Ele faz parte de um grupo de cinco empresários, que buscam investimentos maiores no setor naval. “Para nós foi uma surpresa muito agradável o que encontramos aqui, pois Pelotas tem suporte dos governos do Estado e do Município, e as áreas oferecidas para a instalação dos empreendimentos são ótimas, com fácil acesso ao Porto de Rio Grande”, elogiou. Segundo Gaggiato, o grupo ainda fará uma avaliação mais detalhada sobre os possíveis investimentos em Pelotas, como a viabilidade econômico-financeira, e acredita que em meados de junho ou julho os empresários devam estar com a decisão tomada.

O vice-presidente da Agência de Promoção do Investimento e Desenvolvimento do Estado do RS (AGDI/RS), Marco Franceschi, que representou o secretário estadual do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, disse que Pelotas tem todas as características para receber investimentos no setor naval: material humano, técnico e educacional. “O governo do Estado fará tudo que estiver a seu alcance para que os investimentos do setor naval em Pelotas sejam concretizados”, afirmou.

A empresa Rosa, Naibert Projetos e Consultoria, especializada em soluções corporativas nas áreas de fusões e aquisições, projetos, entre outros, de viabilidade econômico-financeira e de consultoria naval, destacou Pelotas como uma das áreas aptas a receber projetos e investimentos no setor naval. De acordo com estudo de avaliação feito pela empresa, 500 hectares de áreas no Rio Grande do Sul estão aptas a receber projetos e investimentos navais.

Pelotas, conforme, avaliação da Rosa, Naibert, que presta consultoria e representa grupos empresariais americanos e suecos, além de grupos nacionais, estaria habilitada ao aporte de investimentos de empresas que disputam licitações para a montagem de módulos de plataformas para a Petrobras. De acordo com Macluf, que esteve reunido em três oportunidades com o consultor da empresa, Nelson Naibert, apresentando as potencialidades de Pelotas e discutindo a implantação do polo naval complementar no Município, esta avaliação é fruto da representação de Pelotas no 23º Café com Energia, promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Sistema Firjan), em maio de 2011, no Rio de Janeiro.

Macluf, que acompanhou o governador Tarso Genro e comitiva no evento, ressaltou que Pelotas foi o único município gaúcho representado na ocasião, fato que oportunizou visibilidade das potencialidades de Pelotas para prospecção de novos investimentos.


A comitiva que visitou o Município contou com as seguintes pessoas:

- Anízio Tavares Filho, presidente da ATA Indústria Mecânica Ltda.

- Ailton Duarte, presidente da CMI Montagem Industrial

- Antônio José Moreira, diretor industrial da FACEME LTDA.

- Flaviano Gaggiato, presidente da Viga Caldeiraria Ltda. e Adriano Gaggiato, diretor Comercial

- Augusto César, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

- Celso Bueno, representante no Brasil, do Estaleiro Cingapura

- Daniel Andreotti, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS)

- Nelson Terres Naibert, Cristiano Santos de Castro e Antônio Moraes Fernandes, da Rosa, Naibert Projetos & Consultoria

- Vice-presidente da Agência de Promoção do Investimento e Desenvolvimento do Estado do RS (AGDI/RS), Marco Franceschi

Nenhum comentário:

Postar um comentário