quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Definidos mais detalhes sobre as filmagens de O tempo e o vento

O coprodutor do filme O tempo e o vento, que começará a ser gravado na cidade no dia 26 de março, esteve reunido com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Eduardo Macluf, junto a professores e alunos do curso de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para combinar detalhes sobre as filmagens.

As filmagens serão feitas durante 11 dias em Pelotas e já há uma equipe cenotécnica de dez pessoas preparando um casarão localizado às margens do arroio Pelotas. Trata-se da Charqueada da Costa, antiga propriedade de Joaquim José Assumpção, o Barão de Jarau, local que já serviu de cenário para o filme Concerto campestre, dirigido por Henrique de Freitas Lima, em 2004.

A equipe de produção é reconhecida por diferentes atuações. Entre os especialistas está o diretor de fotografia Affonso Beato. Além da participação dos atores consagrados como Thiago Lacerda e Fernanda Montenegro, a grande novidade é a participação da atriz Marjorie Estiano, que interpretará a personagem Bibiana quando jovem.

De acordo com o coprodutor do longa Beto Rodrigues, o filme não está com a captação de recursos fechada e nem as parcerias. Para os parceiros, o melhor que um filme tem a oferecer é a multiplicação da imagem, da marca. O orçamento gira em torno de R$ 11 milhões. Terá apenas uma cena externa e o resto será gravado no interior do sobrado histórico.

A trilogia O tempo e o vento do escritor Erico Verissimo é considerada uma obra definitiva do Rio Grande do Sul e uma das mais importantes do Brasil. Beto também fez questão de acrescentar que há uma necessidade muito grande de defender os interesses da cidade. “Pelotas é uma espécie de espinha dorsal do filme”, explica ao se referir que o início do filme será na cidade e as principais cenas, como a que a atriz Fernanda Montenegro irá atuar, serão gravadas aqui. Depois, as filmagens prosseguem nos municípios de Candiota e Bagé.

Por: Letícia Schinestsckleticias@diariopopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário