quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Secretário de Estado enfatiza potencialidades da região


“Pelotas e região se constituem em importantes pontos para expansão e desenvolvimento de diversas atividades e estamos trabalhando firme com este objetivo”. A declaração é do secretário-adjunto do Desenvolvimento e Promoção do Investimento do RS, Junico Antunes, que esteve em Pelotas a convite do Secretário Eduardo Macluf, durante o encontro de apresentação da Azul Linas Aéreas Brasileiras, que reuniu de lideranças da região, no Jacques Georges Tower Hotel, na noite da última quinta-feira (26), ao se referir ao potencial econômico de Pelotas e região e aos investimentos que o governo do Estado pretende implementar nestes locais.

Antunes destacou atividades econômicas, como as inerentes ao polo naval, como fator de desenvolvimento de municípios como Pelotas, Rio Grande e São José do Norte e com relação ao tema, destacou que estão em pleno andamento as tratativas do Governo do Estado com o município de Pelotas, no sentido de o governo do Estado disponibilizar a área onde hoje se localiza a Chácara da Brigada, que deverá abrigar um Distrito Industrial Naval. Ele apresentou Pelotas como braço do Polo Naval, já que a logística oferecida pelo Canal São Gonçalo é importante para alavancar o desenvolvimento e trazer novas empresas deste ramo para a região. Até este momento, cinco empresas de porte, da área naval, mantêm tratativas com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), coordenado pelo Secretário Macluf e Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Investimento do RS e Secretaria de Promoção e Desenvolvimento do Estado, porém dados adicionais não são revelados porque, segundo ele, nas tratativas existe uma cláusula de confidencialidade, que não permite de outras informações sejam divulgadas sem a autorização das referidas empresas. Existem ainda duas empresas que já visitaram o município e o governo do Estado e demonstraram interesse em investir na região, na área de montagem, desmontagem e manutenção de aerogeradores para os Parques Eólicos que serão instalados nos municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí. Nossa equipe esteve em Pelotas acompanhado do Secretário Eduardo Macluf visitando áreas e Instituições de Ensino para futuras parcerias.

“Pelotas ocupa uma posição privilegiada em termos de infraestrutura e logística e temos como objetivos desenvolver esta região por meio da criação de novos eixos econômicos”, disse, ao citar como exemplo o interesse da empresa do ramo da indústria oceânica, Oxcorp- Oxnaval que confirmou investimentos na região. Segundo ele, o ramo da energia eólica, por meio da criação de Parques Eólicos, deve gerar cerca de 10 mil empregos. Antunes ratificou todas as informações disponibilizadas pelo titular da SDET, Eduardo Macluf acerca de investimentos na região de Pelotas e destacou ainda que, em tempo hábil, outras informações sobre o interesse de grandes empresas em se instalar na região serão disponibilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário