segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Reunião-almoço discute fomento ao polo naval

Unir forças e somar esforços para o crescimento conjunto e competitividade da região, com vistas ao fortalecimento e desenvolvimento do setor da indústria naval, foram os objetivos da edição mensal da Reunião-almoço, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET) e Aliança Pelotas, realizado nesta segunda-feira (15), na Associação Rural de Pelotas.

Os órgãos promotores do evento mensal trouxeram para palestrar nesta edição os palestrantes o presidente da Agência de Promoção do Desenvolvimento e Investimentos no Rio Grande do Sul (AGDI), Marcos Coester, o presidente do Comitê de Petróleo, Óleo e Gás, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Oscar Azevedo e o presidente do Estaleiros do Brasil /S.A (EBR/S.A), Alberto Padilha.

Na abertura do evento, o prefeito Adolfo Antonio Fetter frisou a relevância de se criar oportunidades para que temas de tamanha importância, para toda comunidade, sejam discutidos, bem como para demonstrar o interesse que a região, em especial os municípios de Pelotas e de Rio Grande, tem no fomento ao setor da indústria naval. “Estes ‘espaços’ de discussões são fundamentais, principalmente neste momento, pois servem, também, para consolidar o ciclo virtuoso vivido atualmente pelos dois municípios”, assinalou Fetter.

O prefeito destacou que, por sua importância e impacto econômico positivo gerado pelos investimentos no setor naval, o tema tem de ser amplamente discutido, pois envolvem toda a região, sistemistas e fornecedores, além de do envolvimento das demais esferas governamentais, em especial do Governo do Estado, pois depende do mesmo, para Pelotas, da liberação de áreas que permitam diversificar investimentos e a cadeia produtiva. “Vale lembrar que são grandes empresas que investem no setor, contudo as pequenas empresas, em sua maioria locais, que se beneficiam, aumentando a produção e gerando mais empregos, além da retenção da mão de obra aqui qualificada”, assinalou.

O secretário da SDET, Eduardo Macluf ratificou o pronunciamento do prefeito, argumentando que o debate ali promovido visa despertar ainda mais o empresariado local, preparando e despertando o empresariado local para a indústria naval. “Esta indústria já é uma realidade na região, temos que nos qualificar ainda mais”, disse Macluf, ao agradecer o engajamento e a presença de todos. O presidente da Associação Rural e coordenador do Aliança Pelotas, Ricardo Vinhas, assegurou que o momento para esta discussão é ímpar em termos de desenvolvimento, lembrando que é a oportunidade ideal para digerir o tema e fomentar o crescimento e a geração de empregos. “Temos todo um potencial, temos que maximizá-lo. E este não é somente de Pelotas e de Rio Grande, é de toda região”, colocou Vinhas.

Em sua palestra, que versou sobre a Indústria Oceânica do Rio Grande do Sul, o presidente da AGDI, Marcos Coester, revelou que considera o momento vivido em Pelotas excelente, pois a cidade, até pouco tempo, exportava a mão de obra aqui capacitada, e que agora é a oportunidade desta retornar, ou mesmo de ficar retida aqui. Coester lembrou da importância dos municípios se prepararem para os ciclos econômicos e suas dinâmicas, a fim de destacar que as demandas são cíclicas, e também da relevância de se trabalhar outras matrizes produtivas, ressaltando que muitos países produtores de petróleo são pobres.

Coester abordou o ciclo econômico do Pré-sal, as prioridades do Governo do Estado para o setor, sustentabilidade socioeconômica e ambiental, indústria offshore já instalada do estado, hidrovias e planejamento descentralizado, estrutura industrial e produtiva, qualificação profissional, estrutura de ensino e pesquisa e qualidade de vida. Os sistemas de incentivos do governo do Estado e o trabalho desenvolvido pela AGDI, também foram Abordados por Coester.

O outro palestrante, o presidente do Comitê de Petróleo, Óleo e Gás da Fiergs, Oscar Azevedo também colocou a importância de reunir entidades em um só local para discussão do tema. Azevedo destacou e parabenizou o trabalho de divulgação de Pelotas realizado pelo secretário Macluf, fizando que o mesmo tem levado o nome da cidade e “vendido” suas potencialidade não somente para o estado, como para o país e para o exterior. A capacidade do Município para formar mão de obra capacitada foi ressaltada pelo gestor, que versou sua palestra sobre os programas governamentais, linhas de financiamento para o polo naval e offshore no Rio Grande do Sul, as vantagens oferecidas no Rio Grande do Sul, como a longa tradição no setor de produção de equipamentos por encomenda, o potencial de fornecedores, a automação industrial e de engenharia e projetos, foram alguns dos temas expostos na palestra de Azevedo.

O último palestrante do encontro foi o presidente da EBR/S.A., Alberto Padilha que apresentou os investimentos que serão abarcados em toda região com a implantação do Estaleiro da empresa em São José do Norte. “Nós somos indutores da cadeia, portanto precisamos de fornecedores, assim como os demais empreendedores. Estamos aqui falando de bilhões de dólares em investimentos, somente na indústria petrolífera”, expôs Padilha. Ao final de sua breve explanação o presidente da EBR/S.A. apresentou um filme sobre o empreendimento de São José do Norte e conclamou a todos para que participem, a fim de toda a cadeia se preparar para competir com os demais países.

Cerca de 70 lideranças de Pelotas, São José do Norte, Rio Grande, Turuçu , além de representantes de órgãos e entidades dos mesmos municípios prestigiaram o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário