terça-feira, 1 de março de 2011

SDET busca parcerias para suprir demanda do setor de confecção

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, e o superintendente de Economia Popular da pasta municipal, Darci Ferreira, receberam reivindicações de empresárias do setor de confecção. Conduzidas pelo promotor do evento Moda Pelotas, André Guerra, Adriana Figueiredo, Marta Montelli e as proprietárias da grife Três Gurias relataram aos gestores dificuldades, como mão-de-obra qualificada no Município. Em resposta à demanda das empreendedoras, o secretário solicitou ao superintendente a busca de parcerias com instituições e iniciativa privada para suprir a necessidade de pessoal específico em rotinas dos processos fabris de vestuário.

“A terceirização é uma excelente alternativa em fases de crescimento da produção”, ponderou Macluf. Darci Ferreira sugeriu, na ocasião, uma reunião com a direção do Instituto de Menores de Pelotas com o fim de conhecer o interesse e o potencial de formação. “Vamos tentar uma audiência ainda nesta semana”, antecipou o superintendente de Economia Popular. Dona de uma confecção, Adriana Figueiredo relatou a escassez, no mercado de trabalho local, de passadeiras de malhas.

Em reforço à ideia de novos acordos com empresas prestadoras de serviços, que poderão ser subcontratadas a fim de prover as pequenas indústrias, Ferreira destacou também as linhas de financiamento operacionalizadas pela SDET. “Além do microcrédito, oferecido por meio de convênios com a CaixaRS e a Caixa Econômica Federal, o empresariado de todos os subsegmentos pode contar com o apoio da Sala do Empreendedor”, assinalou o superintendente.

Este espaço, previsto na Lei Geral Municipal, sancionada em 2009, foi inaugurado pelo prefeito Adolfo Antonio Fetter em dezembro do ano passado. A sala é o primeiro benefício previsto na nova legislação, atualmente em regulamentação pelo Comitê Gestor Municipal (Comicro), e foi sugerida pelo prefeito como a primeira ação prática da comissão. De acordo com a estrutura disponibilizada pela secretaria, servidores municipais prestam consultoria para auxiliar abertura de empresa, regularização fiscal, elaboração de planos de negócios e realização de exportações. Desburocratização, facilitação de obtenção de crédito, incentivo à formalização, orientação para formulação de planos de negócios, auxílio ao cooperativismo e oferta de sistema integrado de tributação são as principais metas do programa.

Um comentário:

  1. além de passadeiras, o mercado pelotense carece de tecelões para malharias de pequeno porque cujas máquinas não são computadorizadas

    ResponderExcluir