sexta-feira, 11 de março de 2011

Macluf articula retomada das atividades do Comtur

Sob a orientação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eduardo Macluf, a equipe da pasta municipal mobiliza as entidades que possuem assento no Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para a retomada das atividades . De acordo com Macluf, as instituições e órgãos que o compõem estão sendo convocados para uma reunião, nesta segunda-feira (14), às 13h30, na Secretaria. O objetivo, assinala o gestor-chefe da SDET, “é oficiá-las para que indiquem representantes ao exercício desse ano”.

“Na ocasião, vou abordar a importância de, em médio prazo, inserir os integrantes do Conselho na política de fomento ao turismo do Município”, antecipa Macluf. Outra pauta do encontro será a composição de um cronograma de audiências do grupo, com a meta de organizar as atividades ao longo do ano. Macluf fará, ainda, uma apresentação sobre a classificação de Pelotas no Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos, desenvolvido pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Marca Brasil.

Sobre esta iniciativa, o secretário esclarece que serão abordados temas pertinentes ao Grupo Gestor estruturado para dar continuidade à identificação de novas potencialidades e ações de incentivo às atividades do setor. Entre os 115 destinos turísticos do País, selecionados pelo Ministério como “indutores do turismo nacional”, Pelotas obteve média geral acima da brasileira (54%), de outras cidades do interior do Brasil (48%) e, inclusive, de Gramado (60,1%). A pontuação geral de 63,6% do Município superou os índices de rotas reconhecidas, como esta da serra gaúcha.

Por meio de uma parceria entre Prefeitura, Sebrae, Ministério do Turismo e Instituto Marca Brasil, o projeto piloto de capacitação, gestão e planejamento de Pelotas ganhará formato a partir da otimização da organização do Grupo Gestor. Conforme o secretário Macluf, é de extrema relevância, ao alcance dos resultados, a atuação dos representantes do trade a fim de que o comitê se fortaleça ao desenvolvimento do trabalho na cidade.

INSTITUIÇÕES E ÓRGÃOS INTEGRANTES DO COMTUR

SETOR PÚBLICO

Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Cultura, de Desenvolvimento Rural, de Qualidade Ambiental, de Educação e Desporto, e de Gestão Urbana

Eterpel

Universidades

Sistema "S"

Câmara Municipal de Pelotas


SETOR PRIVADO

Agências de Viagem

Meios de Hospedagem

Comércio

Segmentos de turismo rural e cultural; alimentos e bebidas; esportes; eventos; e transporte turístico

Profissionais da área

Organizações sem fim lucrativo, com finalidade estatutária para o desenvolvimento turístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário