segunda-feira, 14 de março de 2011

Um novo impulso para o turismo local


Incentivar e promover o turismo local, com vistas a fomentar a economia e a valorização do patrimônio histórico e cultural de Pelotas é uma das diretrizes da gestão Adolfo Antonio Fetter. Sob a orientação do prefeito Fetter, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET) mobilizou-se para convocação de todas as entidades que possuem cadeira no Conselho Municipal de Turismo (Comtur), bem como entes públicos e privados relevantes ao tema.

Neste sentido, o secretário da SDET, Eduardo Macluf, reuniu-se com mais de 30 representantes de entidades ligadas, direta ou indiretamente, ao setor para discutir temas e ações determinantes para a ampliação e disseminação de planos conjuntos de turismo em Pelotas. “Temos que aproveitar esta onda positiva do nosso Município, aproveitar que a comunidade e a imprensa estão bem cientes da importância do tema e a chancela de estarmos entre os principais municípios indutores de turismo no país”, assinalou Macluf no encontro, que ocorreu na tarde desta segunda-feira (14) na sede da pasta.

O secretário frisou que a retomada do Comtur é crucial para a alavancagem do setor. Para tanto, lembrou que alguns passos burocráticos se fazem necessários, como a convocação pública dos entes para indicação de titulares e suplentes do Comtur, a realização de reuniões mensais e a mobilização da sociedade. A gerente regional do Sebrae, Rosâni Ribeiro, reiterou o pronunciamento do gestor acerca da importância da reativação do Comtur. “O momento que Pelotas vive é ímpar, devemos aproveitá-lo, pois além de tudo a cidade ruma aos 200 anos, e é importante ver que a Prefeitura está sendo indutora, liderando ações e reunindo todos os segmentos”.

O proprietário da Charqueda Boa Vista, Alejandro Marchal, argumentou que mesmo vivendo em Buenos Aires gere o negócio aqui e sabe das inúmeras potencialidades turísticas de Pelotas. “Eu ouvia muitas pessoas falando mal de Pelotas, hoje estes comentários mudaram. Contudo me assombra que muitos pelotenses ainda não valorizem o seu rico patrimônio”, salientou Marchal.

O secretário aproveitou a ocasião para informar aos presentes algumas iniciativas que a municipalidade tem tomado voltadas ao fortalecimento do turismo. Entre elas está o agendamento, articulado pelo vice-prefeito Fabrício Tavares, de uma reunião com o diretor de cinema e televisão Jaime Monjardin para tentar viabilizar que as filmagens da nova minissérie da Rede Globo, “O tempo e o vento”, sejam realizadas em Pelotas. Outro relato foi o recebimento e preenchimento de mais um relatório enviado pela FIFA, a fim de que Pelotas sedie uma seleção de futebol durante a Copa Mundo 2014, destacando que o ex-jogador da seleção brasileira de futebol, o pelotense Emerson da Rosa, se associou e se somou à Prefeitura nesta causa.

Estiveram presentes ao encontro representantes das seguintes entidades e órgãos: Hotéis Curi; Charqueada Santa Rita; Universidade Católica de Pelotas; Estação Rodoviária de Pelotas; ABBTUR - Costa Doce; SESC; SEST/Senat; Sebrae/RS; Secretarias Municipais de Cultura, Qualidade Ambiental, Educação e Desporto e de Desenvolvimento Rural; Charqueada Boa Vista; Universidade Federal de Pelotas; Charqueada Costa do Abolengo; Charqueada São João; Câmara de Vereadores; Fiss Eventos; Abrasul; Abrasel; Cavaleiros da Costa Doce; Pelotas Colonial; Terrasul Turismo; Doces Lembranças; Pelotas Convention e Visitors Bureau; Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Pelotas e Câmara de Dirigentes Lojistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário