domingo, 31 de outubro de 2010

Secretários reúnem-se com gestores do Tecnopuc

O Tecnopuc – um dos parques credenciados no PGtec – Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos – recebeu, na última quinta-feira (28), a visita dos secretários Eduardo Macluf, da Ciência e Tecnologia, e Pedro Feiten, de Relações Institucionais, que queriam conhecer de perto suas atividades e instalações.
O diretor do Tecnopuc, Roberto Moschetta, fez uma retrospectiva sobre implantação do parque, apontando iniciativas que foram importantes para sua concretização. "Desde o início a Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul investiu na qualificação de mestres e doutores da universidade; no desenvolvimento da pesquisa acadêmica e na aproximação com empresários, buscando viabilizar recursos para a criação de um ambiente verdadeiramente tecnológico", disse.
 Moschetta destacou que PUCRS é a segunda universidade brasileira que mais investe em pesquisa e que detém uma rede de inovação e empreendedorismo –  a InovaPUC, atuante na interação e relacionamento entre os atores do Núcleo Acadêmico e Unidades Periféricas. “O Tecnopuc acredita que a relação dos setores acadêmico, público e privado, institui o modelo ideal, criando condições favoráveis para desenvolvimento regional.”
O professor lembrou, ainda, os diferenciais que fizeram do Tecnopuc uma referência em parque tecnológico. “O ambiente de pessoas, a capacidade de relacionamento e interlocução, gestão com níveis de economia, planejamento estratégico e a busca de novas formas de empreender e inovar”.
Para Macluf, a tendência para o surgimento de novos parques tecnológicos deve ser gradual. “Temos que valorizar as conquistas já obtidas com o PGtec. Instrumentos como este programa freiam a pulverização de recursos, que normalmente criam distritos industriais em vez de parques tecnológicos. “O Tecnopuc é  exemplo de convergência entre a academia e os setores público e privado, gerando emprego e renda e conquistando resultados importantes nas áreas da Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia e Meio Ambiente”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário