terça-feira, 5 de outubro de 2010

Macluf visita laboratório de Biotecnologia Vegetal em Caxias do Sul

O secretário Eduardo Macluf, da Ciência e Tecnologia, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Guilherme Guila Sebben, de Caxias do Sul, visitaram nesta segunda-feira (4/10) o laboratório de de Biotecnologia Vegetal, no Centro de Pesquisa de Agroindústria da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – Fepagro Agroindústria, em Fazenda Souza (Caxias do Su).
A pesquisadora, doutora em fitotecnia, Caren Regina Cavichioli Lamb, diretora do unidade, explicou aos secretários como está sendo realizada uma das principais pesquisas do centro, que é o projeto de “limpeza clonal e caracterização molecular de cultivares de cana-de-açúcar para o Estado”, tendo em vista a importância desta cultura para o agronegócio brasileiro e seus principais derivados como o etanol e o açúcar.
“Com este projeto, estamos buscando a autossuficiência do Rio Grande do Sul na produção da cana”, afirmou. O objetivo da pesquisa é dentificar  as variedades crioulas, tolerantes ao frio, por meio de análises molecular e citogenética, e ao mesmo tempo, com a limpeza clonal, obter mudas livres de doenças.
Além do laboratório, foram mostradas as instalações para outras atividades do centro como os cursos para produtores, cujos interessados vêm de diversas regiões do País, e inclusive de países vizinhos.
A Fepagro Agroindústria possui 8 hectares de parreirais para produção de uvas americanas e européias.  O pesquisador e enólogo Celso José da Costa levou os secretários a visitar estrutura para a produção de vinhos, que tem uma capacidade de 50 mil litros para cada ciclo anual.
Sebben disse estar surpreso com a estrutura tecnológica instalada no local e pelas inúmeras possibilidades, inclusive de parcerias para o desenvolvimento de projetos na região. “As pesquisas e as tecnologias colocadas a serviço dos produtores e a expansão de conhecimento, através dos cursos da Fepagro Agroindústria, são fatores que influenciam sua permanência no campo, dando-lhes possibilidades de melhoria na produção e aumento de negócios”, declara.
Para Macluf, é preciso que as pessoas conheçam as coisas boas que estão acontecendo em pesquisas. “Fico feliz também de ver o entusiasmo com que nossos pesquisadores reconhecem o esforço do governo Yeda para reestruturar as unidades da Fepagro no interior do Rio Grande”, disse, referindo-se à revisão da matriz salarial e à recente abertura de concurso público para a contratação de 183 novos servidores públicos ainda em novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário