segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Solenidade abre as atividades da Semana de Ciência e Tecnologia no Estado

Representando a governadora do Estado Yeda Rorato Crusius, o secretário Eduardo Macluf, da Ciência e Tecnologia, e a secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Maria Alice Lahorgue, abriram, na manhã desta segunda-feira (18), as atividades da 3ª Semana Estadual e 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em cerimônia seguida de debate sobre os “Desafios da Ciência e Tecnologia no Estado do Rio Grande do Sul”. O objetivo das ações que se desenvolvem em todo o país é a popularização da ciência e tecnologia em todos os níveis de governo.
 Participaram da solenidade os secretários Arita Bergmann, da Saúde; Edson Goulart, da Segurança, e José Parode, do Planejamento e Gestão; o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da PUCRS, Jorge Luiz Audy; o pró-reitor de Pesquisa  e Inovação da Universidade Feevale, Cleber Cristiano Prodanov; o diretor da Fiergs, Aderbal Fernandes Lima, o secretário do InovaPoa, Newton Braga Rosa, o ex-secretário da Ciência e Tecnologia, Paulo Maciel, o diretor da PUCRS, Dario Azevedo, entre outras autoridades, professores, pesquisadores e estudantes.
 Em seu pronunciamento, Macluf  falou sobre o esforço do governo nos últimos quatro anos para que o Estado voltasse a investir em ciência e tecnologia.; referiu o investimento de R$ 12,4 milhões no programa da Secretaria de apoio aos polos tecnológicos somente neste período; a revitalização da Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária), com a revisão da matriz salarial e a abertura de concurso público para a contratação de 183 novos servidores e de suas outras vinculadas, Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, Cientec (Fundação de Ciência e Tecnologia) e UERGS (Universidade do Estado do Rio Grande do Sul).
“Não poderia deixar de fazer referência à Lei de Inovação, um marco histórico para o Rio Grande do Sul e suas regulamentações como o PGtec – Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos, por exemplo que disponibilizou recursos do Estado, da ordem de R$ 10 milhões para projetos apresentados pelos parques já existentes e em implantação, fato inédito na história da ciência e tecnologia gaúchas, afirmou.”
 Mensagem da Governadora
O secretário Macluf leu a seguinte mensagem da governadora:
 “Há algumas décadas, a sustentabilidade era assunto distante, pouco palpável e motivo de preocupação de uma minoria. Pequeno era o grupo de defensores da causa; grande era o grau de desconhecimento.
 Com o passar dos anos, contudo, a população foi sendo sensibilizada. Governos federais, estaduais e municipais desenvolveram políticas públicas voltadas exclusivamente à preservação da natureza e de seus finitos recursos. Por sua vez, empresas privadas também abraçaram a causa, incorporando o conceito da sustentabilidade no seu dia-a-dia.
 Ficou óbvio, portanto, que estamos diante de um problema capaz de alterar até mesmo nosso conceito de civilização. Ficou óbvio, por consequência, que apenas com o envolvimento de cada um dos 6,6 bilhões de habitantes do Planeta Terra será possível reverter uma miríade de previsões desoladoras.
 É essa necessidade de mobilização, a propósito, o maior recado transmitido pela Semana Nacional e Estadual de Ciência e Tecnologia. A própria realização desse encontro segue à risca a lição, promovendo eventos em escolas, universidades, institutos de pesquisa, entidades públicas e privadas de todo o Estado. 
 A ciência e a tecnologia têm relevante serviço a prestar ao desenvolvimento sustentável. Basta ver a área de TI, que cresce cada vez mais em tamanho e qualidade, mas com cada vez menos ônus ambientais. E não é só isso: a geração de conhecimento é indispensável para a assimilação de práticas produtivas menos agressivas à natureza.
 E é essa mesma mobilização que tentamos trazer para dentro do Governo do Estado, onde aprimoramos e criamos uma série de programas para fazer frente aos problemas do meio ambiente e ao desafio da sustentabilidade.
 É o caso, por exemplo, do Pró-Guaíba, do Pró-Mar-de-Dentro, do Programa de Educação Ambiental Compartilhado, do Mata Atlântico Sul, do Mexilhão Dourado, do Repovoamento da Araucária e de uma série de outras iniciativas. São soluções reais para problemas reais.
Conseguimos aprovar na Assembléia Legislativa a Lei da Inovação, que já está estimulando o desenvolvimento tecnológico e ampliando as possibilidades de participação do saber acadêmico, disseminado em nossas Universidades, no desenvolvimento do Estado.
 Entre 2007 e 2010, o Rio Grande do Sul avançou muito na área da Tecnologia da Informação. Foi um progresso tecnológico que ocorreu através da valorização da Procergs e da implantação de sistemas de governança eletrônica. Nosso Estado, enfim, tornou-se uma das maiores referências nacionais em Governo Eletrônico, conquistando, no período, inúmeros prêmios nacionais no período.
 Eu sempre soube que a promoção do desenvolvimento sustentável do nosso Estado envolvia um compromisso com o desenvolvimento tecnológico e com a pesquisa científica.
 E sempre soube, também, que nas sociedades modernas, todo crescimento econômico e os consequentes avanços no bem estar social são vôos de galinha se não se apoiarem em expansão do conhecimento científico e em inovação tecnológica.
 Este evento tem o senso de oportunidade e a inteligência de colocar as duas searas na mesma direção. Desejo, portanto, um excelente encontro a todos.”
 Homenagem
Antes de encerrar a cerimônia, em nome da Secretaria e seus funcionários, Macluf prestou uma homenagem póstuma ao professor Paulo Renato dos Santos Souza, coordenador do Programa de Apoio aos Pólos de Inovação Tecnológica da Secretaria, que faleceu me setembro. Ele entregou à família uma placa em reconhecimento pelo trabalho realizado por Souza em prol do desenvolvimento da ciência e tecnologia no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário