quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Setor de turismo capacita colaboradores

No ramo do turismo a comunicação é imprescindível. Mas como conseguir comunicação quando o visitante não fala português? Pensando na necessidade de qualificar o atendimento a turistas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) iniciou processo de capacitação de seus estagiários e funcionários com a oferta de cursos de Inglês e Espanhol. Os profissionais da hotelaria também terão oportunidade de aprender o básico, em curso de Inglês que a Fatec-Senac disponibiliza a partir de novembro.

A estagiária na Sdet e estudante de Turismo na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Alice Mano Radunz, 21 anos, considera que saber o básico para receber bem o turista é fundamental para que o profissional da área não passe por nenhuma “saia justa”. Ela já estuda Inglês, mas conta que certa vez foi difícil a comunicação com um visitante.

O secretário Eduardo Macluf salienta que a iniciativa, em se tratando de Poder Público, é pioneira em Pelotas. Serão três meses de aula, com enfoque direto na parte de comunicação, explica o professor Guilherme Brod. Espanhol é ministrado pela turismóloga Denise Heres. Ambos trabalham na Sdet e atuam voluntariamente nos cursos.

Senac

A cargo da professora Maria Alice Estrella, o curso a ser oferecido pelo Senac está com inscrições abertas até 1º de novembro. Serão no máximo 15 alunos por turma e as aulas iniciam dia 3 de novembro, terças e quintas-feiras à noite. De acordo com a coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Maristela Kellermann, o foco é instrumental, baseado na comunicação.

Maria Alice enfatiza a necessidade da comunicação em inglês para o profissional da hotelaria. O curso, explica, vai desenvolver a conversação no aspecto prático, utilizar o idioma em variadas situações, viabilizar a comunicação necessária entre o hóspede estrangeiro e os funcionários dos diversos setores, aprimorar os serviços prestados e capacitar o aluno a desempenhar suas atividades com mais eficiência. Mais informações e inscrições no site do Senac ou pelo telefone 3225-6918.

Por: Tânia Cabistany

taniac@diariopopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário