segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pelotas é o único município gaúcho representado em Aberdeen

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, que está em Aberdeen/Escócia, participando da Feira Offshore Europe 2011, apresentou no evento ao prefeito de Aberdeen, Peter Stephen, e ao prefeito de Stavanger/Noruega, Leif Sevland, as potencialidades e áreas disponíveis para investimentos em Pelotas.

Tanto o município irlandês quanto o norueguês possuem na indústria Offshore importante fatia de sua economia, destacou Macluf, lembrando que Pelotas é o único município gaúcho representado na Feira. Ainda na oportunidade o secretário esteve reunido com a secretária de Desenvolvimento de Aberdeen, Elaine Robertson, e com o diretor do Conselho daquele município, Gordon Mcintoshi.

Durante o encontro, Macluf que esteve acompanhado pelo presidente da Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Estado do Rio Grande do Sul(AGDI), Marcos Coester, e pelo presidente do Comitê de Petróleo e Gás da Fiergs, Oscar Azevedo, ficou acordada a vinda de uma comitiva ao Rio Grande do Sul para contatos com os governos dos municípios de Pelotas, Rio Grande, Porto Alegre e do Governo do Estado e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Conforme Macluf, ficou acordada a vinda do grupo na primeira quinzena de outubro, aproveitando a estada do mesmo no país, quando participam da Conferência de Tecnologia Offshore (OTC) , que ocorre no Rio de Janeiro.

Ainda na missão brasileira Offshore Europe 2011, o secretário pelotense integrou a Rodada de Negócios do evento, organizada em parceria com a Agência de Desenvolvimento de Negócios do Reino Unido. Na Rodada esteve reunido com diretores de empresas Britânicas, que produzem compressores e buscam parceiros no Estado para montar uma unidade. Além deste encontro, Macluf se reuniu com Willian Baron, diretor de uma empresa de relações comercias no Reino Unido, que tem interesse em buscar novas oportunidades para empresas Britânicas e também, apresentando as potencialidades de Pelotas, com o gerente geral de Desenvolvimento Estratégico do Mercado Fornecedor de Bens e Serviços da Petrobras, João Henrique Rittershaussen, responsável pelas compras da empresa.

“A presença de Pelotas chamou a atenção de todos na missão, pois somente dois municípios do Brasil participaram da missão, e somente Pelotas esteve nos eventos institucionais e na Rodada de Negócios. Na reunião de avaliação, realizada após o evento pelos representantes da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Sebrae e empresários do Rio de Janeiro, foi lamentado o fato de municípios que já estão envolvidos na indústria oceânica não enviarem mais representantes. E ressaltado pela comitiva gaúcha a presença de Pelotas. A Offshore Europe está entre as maiores e mais importantes feiras do setor no mundo”, relatou Macluf.

O secretário destacou ainda que sua participação, representando Pelotas, é fundamental pelos contatos institucionais e empresarias que são feitos, e por focar na prospecção de novos investimentos para Pelotas, em um dos setores que mais crescem na atualidade, no mundo todo, e que os olhos estão voltados para o Brasil e para região sul. “Nós estamos fazendo a nossa parte, participando e interagindo com o setor, instituições e com o Governo”, finalizou. Macluf integra a missão deste o dia 6 de setembro e retorna a Pelotas no dia 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário