quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Exterran solicita licença prévia à Fepam

Com a audiência com o governador Tarso Genro e os secretários estaduais de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijinik, e de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, e a reunião com o presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marcus Coester, e o presidente da Fepam, Carlos Fernando Niedersberg, da qual também participou o secretário de Desenvolvimento e Econômico local, Eduardo Macluf, o presidente da Exterran America Latina, Ronaldo Reimer, iniciou na segunda-feira (26), em Porto Alegre, o processo que pode culminar com a instalação em Pelotas da primeira unidade brasileira de fabricação de módulos para os navios que atuam junto às plataformas de petróleo.

As tratativas não são novas, mas avançaram ainda mais nesta terça-feira (27), com a publicação de comunicado no Diário Oficial do Estado (DOE), onde a Exterran tornou público que requereu na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) a licença prévia para o início da fabricação de módulos para tratamento de gás, a partir da realização de estudo de impacto ambiental em área de 26 hectares na antiga Chácara da Brigada Militar, às margens do Canal de São Gonçalo.

Nesta semana, deve ser oficializada a solicitação de cessão da área junto ao governo do Estado. Lembra Macluf que há oito meses a vinda da Exterran para Pelotas é cogitada. Embora seu nome tenha sido mantido em sigilo, a pedido de Reimer, a multinacional já contratou empresas locais que fizeram análises do solo.
27/09/2011

Empresa norte-americana instalará fábrica na cidade


De olho nos novos negócios que o polo naval de Rio Grande começa a gerar, missões de grupos internacionais chegam à região, com a promessa de injetar recursos na economia, através da implantação de plantas industriais e da geração de empregos. Nesta semana, em Porto Alegre, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eduardo Macluf, obteve a confirmação da vinda para Pelotas de grupo norte-americano do Texas. Com sede comercial em São Paulo, o grupo, que deve oficializar sua vinda no final de julho, produz geradores e reatores para refinarias e plataformas de petróleo.

Em tratativas com o governo do Estado desde a segunda quinzena de fevereiro, os diretores do grupo (que prometem repassar mais informações nas próximas semanas) estiveram em Pelotas no mês de março, em busca de áreas portuárias para instalar a fábrica, que deve ser a primeira a funcionar no Brasil, em razão da proximidade com o Porto de Rio Grande. O local pretendido é a Chácara da Brigada Militar, considerada estratégica pelo calado de quatro metros que o porto de Pelotas mantém e pela navegação de chatas, explicou o secretário. A área deve ser cedida ao grupo através de um decreto do governo do Estado.

O grupo norte-americano já contratou empresas para obter a licença ambiental para o projeto e fazer a sondagem do terreno, enquanto aguarda o avanço das negociações com o governo do Estado. Junto à prefeitura de Pelotas, informou Macluf, todos as solicitações de liberação também já foram encaminhadas, mas junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) o mesmo deve ocorrer apenas no próximo mês. O investimento inicial do grupo é estimado em R$ 80 milhões, com a geração de 500 empregos diretos e o começo das operações entre 2013 e 2014.
27/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário