sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SDET busca ampliar oferta de crédito a pequenos empresários

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, acompanhado pelo superintendente de Economia Popular da pasta, Darci Ferreira, esteve reunido com o gerente de Geral do Banco do Brasil(BB), Celso Alberto da Rocha e com o gerente de relacionamento do Banco, Eduardo Insaurriaga dos Santos, para discutir parceria do órgão financeiro com a Prefeitura, a fim ampliar e ofertar mais uma opção de disponibilização de crédito a empresários de baixa renda.

Na reunião, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (14), na sede da pasta, Macluf colocou às gerências do BB o trabalho já desenvolvido pela Prefeitura, via Superintendência de Economia Popular, voltado à disponibilização de crédito, a juros baixos, aos micro e pequenos empresários, por meio de convênio com outra instituição financeira pública. Os gerentes ouviram o relato de que com este trabalho em oito meses, de fevereiro até estes primeiros dias de setembro, foram realizadas 62 operações de crédito, viabilizando o aporte de crédito num montante total de R$ 290 mil.

O superintendente Ferreira destacou também que a inadimplência é zero e que o trabalho de intermediação destas operações é feita tanto no Espaço do Empreendedor, que funciona junto à Secretaria (Félix da Cunha, 605), como diretamente dentro das comunidades, por meio do programa “Economia Popular vai ao Bairro“, que é realizado a cada mês em uma localidade diferente do Município, a fim de facilitar o acesso do micro e pequeno empresário à modalidade de crédito popular.

Ao procurar a pasta, os gerentes do Banco do Brasil apresentaram a linha de crédito da instituição para este nicho de mercado, colocando uma proposição de parceria para análise. Rocha e Santos expuseram o novo programa de crédito do Governo Federal, lançado no dia 24 de agosto, denominado “Crescer – Programa Nacional de Microcrédito” , e que começou a ser operado pelo BB neste mês, em município com mais de 100 mil habitantes. Conforme o apresentado, esta nova linha atende as diretrizes da SDET, pois tem como objetivo também disponibilizar linha de crédito a pequenos empresários de baixa renda com taxas de juros bem abaixo das demais oferecidas pelo mercado financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário