quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Filmagem do Tempo e o Vento é tema de visita de diretor

Após a confirmação de que cerca de 30% do longa-metragem cinematográfico “O Tempo e o Vento” será filmado em Pelotas, assegurada em maio pelo diretor da obra, Jaime Monjardin ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf , o diretor assistente da filmagem, Federico Bonani, está em Pelotas, onde passa dois dias, vistoriando locações.


Bonani, acompanhado por Macluf e pelo superintendente de Turismo da Pasta, Fábio Castro Neves está avaliando locais para definição final das locações - ruas - prédios históricos - charqueadas. Em reunião, no início da tarde desta terça-feira (13), na sede da SDET, ao junto com Bonani, Macluf e Neves relembraram que as tratativas com as co-produtoras da obra – Nexus e Panda Filmes – para inserir Pelotas no roteiro de filmagens , tiveram início em março, tendo o primeiro resultado já em maio, e que agora se concretiza efetivamente.

Macluf destacou que desde então, se somadas, mais de dez reuniões foram realizadas entre a pasta, os co-produtores e com o trade de turismo do município foram realizadas, resultando positivamente, lembrando que inicialmente o diretor Jaime Monjardin havia levantado a possibilidade de aproveitar locações pelotenses em no máximo 20%, e hoje este número teve um acréscimo de 10%. O secretário assinalou que a Prefeitura, por meio da pasta que é de sua responsabilidade, tem atuado como intermediadora entre a produção da obra, o trade e com os proprietários de prédios já escolhidos. Em relação aos contatos com os gestores do trade , o secretário expôs que são relativos a apoio no que se refere a hospedagem e alimentação das cerca 100 pessoas, entre equipe técnica, direção e atores, que passarão um mês no município para produção e realização das filmagens. Ele frisa que a pasta também articula o apoio logístico para as filmagens em Pelotas e que ainda disponibilizará um espaço, conforme suas palavras “um QG” , para o trabalho de pré-produção.

“É muito importante, enquanto poder público, trabalhar na articulação de ações conjuntas, pois a realização de parte desta tão relevante obra cinematográfica em nosso município trará um legado para todos, levando o nome e as imagens de Pelotas para todo o país e posteriormente para o mundo. Será uma vitrine do nosso patrimônio”, afirmou Macluf. Ele lembrou que obras como Concerto Campestre e A Casa das Sete Mulheres, deixaram um legado para Pelotas, pois muitos turistas que chegam a Pelotas desejam conhecer as locações utilizadas.

O longa-metragem será apresentado, inicialmente, em 20 países, traduzido 12 línguas e levado a outros tantos, com legendas, informou Bonani, e ainda, posteriormente será transformado em uma mini-série, de quatro capítulos, que será veiculada nacionalmente pela Rede Globo. ”O Tempo e o Vento”, é sem dúvida a maior obra de ressonância da literatura gaúcha. O filme retratará para o mundo esta bela história de uma família gaucha”, salientou Bonani.

Após a reunião, antes de seguir as vistorias as locações, o diretor e o secretário foram visitar os cursos de Cinema, a fim de já estabelecer uma interação com os estudantes e profissionais locais, com vistas na interação dos mesmos na realização das filmagens. Na quarta-feira (14), o secretário e o diretor se reúnem com proprietários da Charqueada da Costa – charqueada onde viveu o Barão de Jarau, pertencente a seus herdeiros, a família Rheingantz.

A data para as filmagens em Pelotas também foi divulgada no encontro, terão início no dia 26 de março de 2012 e ocorrerão durante duas semanas, contudo a equipe técnica e de produção permanecerá por cerca de trinta dias na cidade.A previsão é de que O Tempo e o Vento chegue aos cinemas no final de 2012 e à televisão, em forma de minissérie, posteriormente.

Outro tema foi abordado no encontro foi a criação da primeira Film Commission do Estado, em Pelotas. Bonani colocou a Macluf a sugestão da Film Commission, que trata-se da composição de um grupo técnico, agente facilitador que presta serviços , tais como:- fornecimento de informações detalhadas sobre as condições locais para filmagens;- prestação de suporte e elaboração de material informativo sobre o município para apresentá-lo a empresas cinematográficas. Um agente capacitado para avaliar problemas da produção e oferece soluções.- oferecimento de informações a respeito das licenças e autorizações necessárias para as filmagens, entre outros. Mostrar o município como um verdadeiro set de filmagens para os produtores, apresentando-o em forma de material ilustrativo, as potencialidades, aspetos arquitetônicos, artísticos, culturais, geográficos, históricos, condições de acesso, informações técnicas , custos e demais informações.

Bonani se colocou à disposição para auxiliar os gestores na articulação e elaboração da composição da Film Commission, frisando que não somente Pelotas se beneficiará com a criação deste ente. Conforme Macluf , ele considerou a ideia é extremamente interessante e que irá avaliar e seguirá mantendo contato com Bonani para a possível articulação da Commission.

Nenhum comentário:

Postar um comentário