sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Programa da SCT é tema de palestra

O secretário Eduardo Macluf, da Ciência e Tecnologia, faz palestra para empresários prestadores de serviços para o segmento do petróleo, gás e energias, nesta sexta-feira (12/11), às 19h, na Associação Rural de Pelotas (av. Fernando Osório, 1754), sobre as perspectivas e oportunidades da Rede Petro/RS em 2011.
Na mesma ocasião, será lançando o Catálogo de Fornecedores de Bens e Serviços de Empresas da Região, onde constam os participantes do Projeto Adensamento da cadeia de Fornecedores de Petróleo, Gás e Energia da Região Sul do Estado. Além da Rede Petro/RS, são parceiros desta iniciativa o Sebra-RS, Petrobras, Yara Brasil, Superg e Fiergs.

Sobre a Rede Petro/RS

A Rede Petro/RS é um programa especial da Secretaria da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Sebrae-RS, Fiergs e Petrobras. Objetivamente, a Rede compreende empresas fornecedoras de base tecnológica para o setor de petróleo, energia e mineração. Desde sua criação em 1999, vem promovendo a articulação entre o poder público, as universidades, os centros de pesquisa e as empresas de pequeno e médio portes das áreas comercial, industrial e de serviços.
Macluf explica que a lógica de trabalho da Rede é a sintonia entre estes elementos, visando um objetivo comum. “Todo o esforço é direcionado a iniciativas conjuntas que podem ser a promoção de seminários técnicos, implementação de programas para capacitação de recursos humanos, ações de cooperação internacional ou promoção comercial. Tudo depende das necessidades demandadas pelo setor”, afirma.
Uma das iniciativas da Rede Petro/RS é o Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia para treinamento e qualificação de micro e pequenas empresas. Outra, é a chamada Rodada de Negócios, em que os empresários se reúnem para apresentar comercialmente seus produtos e serviços. Ainda, a participação em feiras, como a Rio Oil Expo and Conference e a Mercopar, com visibilidade nacional e internacional, tornou-se já uma tradição para a Rede que reúne em seu estande, a cada ano, cerca de 20 empresas e organiza grupos de empresários para conhecerem inovações tecnológicas e incrementar negócios com possíveis parceiros comerciais.
A Rede Petro/RS conta hoje com mais de 300 integrantes entre indústrias e empresas de comércio e serviços, basicamente micro e pequenas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário