sexta-feira, 12 de novembro de 2010

História da Fruticultura pode ser conferida no Memória 80 Anos

Oitenta anos de pesquisa e dedicação à citricultura no Estado estão registradas no livro Memória 80 anos. A obra conta a história da Fepagro Fruticultura (antiga Estação Experimental), unidade de pesquisa da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), localizada em Taquari. O livro, produzido pelas engenheiras agrônomas Elisabeth Lisboa de Saldanha Souza e Sônia Maria Camargo Lobato, foi lançado, nesta quarta-feira (10), na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre.
O secretário da Ciência e Tecnologia, Eduardo Macluf, falou da importância da obra que apresenta a evolução da citricultura no Rio Grande do Sul. “Durante décadas foram gerados, na Fepagro Fruticultura, trabalhos de pesquisa que serviram de base para o conhecimento atual sobre produção de frutas”, afirma.“Este conhecimento possibilitou a prevenção de problemas ainda não presentes no Estado”, conclui o secretário.
Na oportunidade, o diretor técnico da Fepagro, Ronaldo Matzenuaer, salientou a importante iniciativa das autoras em resgatar documentos, correspondências, projetos, relatos de pesquisadores e funcionários para escrever a história desta unidade. “As ações e atividades relatadas na obra demonstram a contribuição para a evolução de culturas anuais, como mandioca e sorgo, da apicultura e, especialmente, da citricultura do Rio Grande do Sul, proporcionando aos produtores, através da geração e validação de tecnologias, maior produtividade e melhor qualidade na atividade agrícola”, finaliza Matzenauer.
“As informações registradas no livro procuram valorizar os esforços realizados pelos funcionários dedicados, durante os 80 anos”, afirma Elisabeth. “Estas páginas não têm a pretensão de contar tudo o que aconteceu, mas buscam informar como foi fundada, as atividades desenvolvidas e a sua situação atual”, explica a autora.
O centro de pesquisa foi criado em 1929 para resolver os problemas enfrentados pelos citricultores no Rio Grande do Sul. A unidade trabalha com pesquisas em fruticultura, especialmente citros, além da geração de tecnologias com apicultura, mandioca e sorgo.
Os interessados podem adquirir o exemplar na Fepagro, Rua Gonçalves Dias, 570 – Menino Deus, em Porto Alegre, ao preço de R$ 10,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário