sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Gestores de Ciência e Tecnologia do País reúnem-se em Fortaleza

Os dirigentes de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de todo o País estarão em Fortaleza (CE) para tratar sobre as perspectivas para a área no período de transição de governos. Será nos dias 2 e 3 de dezembro, por ocasião do Fórum Nacional do CONSECTI — Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação; CONFAP — Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa; e dos Secretários Municipais de CT&I.

O ministro Sérgio Rezende e o secretário executivo Luiz Antonio Elias, do Ministério da Ciência e Tecnologia, estarão presentes no Fórum Nacional para fazer um balanço das atividades na área de CT&I durante o Governo Lula e apontar os rumos para os próximos anos, juntamente com os secretários de CT&I. Também estão confirmadas as presenças dos presidentes da CAPES, Jorge Guimarães; do CNPq, Carlos Aragão; e da FINEP, Luís Fernandes; que vão proferir palestra sobre Ciência, Tecnologia e Educação Superior.


Destaques



Durante o evento serão anunciadas as universidades estaduais e municipais contempladas com os recursos do edital da ABRUEM/FINEP, que destina cerca de R$ 60 milhões para infra-estrutura de pesquisa. Outro destaque esperado é a apresentação do Livro Azul, com a síntese e resultados da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O documento elaborado em parceria com diversos setores da sociedade balizará as políticas de CT&I nos próximos 10 a 20 anos.

Ainda será firmado acordo entre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) com as secretarias estaduais de CT&I e as fundações de amparo à pesquisa. O convênio trará como benefícios a essas instituições a integração por vídeo-conferência e internet de alta velocidade.

Importantes instituições de CT&I confirmaram participação no Fórum Nacional: Academia Brasileira de Ciência (ABC); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI).

O evento é coordenado pelo CONSECTI, CONFAP e Fórum dos Secretários Municipais, com realização da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Confira a programação completa do evento:

http://www.consecti.org.br/wp-content/uploads/2010/02/programacao-fortaleza-02-12-2010.pdf



Fórum Nacional do CONSECTI, CONFAP e Secretários Municipais de CT&I em Fortaleza (CE)

Local: Hotel Praia Centro, Av. Monsenhor Tabosa, 740, Centro. Fortaleza (CE)

Data: 2 e 3 de dezembro de 2010

Hora: 9h às 18h (quinta) e 8h30 às 12h (sexta)

Engenheiro da SCT recebe a distinção no próximo dia 2

O delegado Antonio Machado e o comissário Jorge Venturini, da Polícia Civil do Estado, estiveram, nesta sexta-feira (26/11), em visita ao secretário Eduardo Macluf, da Ciência e Tecnologia, para convidá-lo a participar da cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes, no próximo dia 2, como parte das comemorações pelos 169 anos da instituição.

O engenheiro Eberson José Thimming Silveira, gerente do projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria da Ciência e Tecnologia, será um dos agraciados com a Medalha, que distingue servidores da Polícia Civil que tenham se destacado por serviços à Corporação ou pessoas que de alguma forma tenham contribuído para que a Polícia alcance seus objetivos de servir e proteger a sociedade.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Governo apresenta potencial da Rede Petro/RS para o Sul do Estado

O secretário Eduardo Macluf, da Ciência e Tecnologia – acompanhado do presidente Estevão Leuck, do vice-presidente Luiz Fernando Heine, ambos da RS Óleo e Gás, e de empresários gaúchos – esteve em visita, nesta quinta-feira (25), à sede da Engevix, no Rio, para apresentar o potencial das empresas que compõem a Rede Petro/RS, no que se refere ao fornecimento de bens e serviços no Sul do Estado. Eles foram recebidos pelo vice-presidente da empresa, Daniel Peres; pelo diretor Ricardo Novaes e pelo coordenador de Suprimentos, Fernando Cavalcante.

A Engevix é considerada a maior empresa do segmento de engenharia consultiva do Brasil, prestando serviços na elaboração de estudos, de projetos, no gerenciamento de obras e em empreitadas integrais, que envolve engenharia, compras, construção e montagem de empreendimentos (EPC- Engineering Procurement Construction).

Sobre a Rede Petro/RS


Iniciativa pioneira em âmbito nacional, a Rede Petro/RS tem sido referência para outros Estados. Um de seus “cases de sucesso” é o projeto Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia, que, em parceria com o Sebrae e a Petrobrás, vem promovendo a capacitação de pequenas e micro empresas fornecedoras deste segmento. A Rede Petro/RS fomenta o trabalho conjunto, sendo articuladora do intercâmbio entre empresas, universidades, centros de pesquisa e os grandes demandantes do segmento do petróleo, gás e energia. Mais de 320 empresas compõem a rede, que conta também com 12 universidades e 90 laboratórios e centros de pesquisa.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Secretaria da Ciência e Tecnologia recebe homenagem

Em evento comemorativo aos seus 30 anos de atuação, a Assespro – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, na noite desta terça-feira (23), prestou homenagens a personalidades, jornalistas e instituições que contribuíram para o crescimento do mercado de TI gaúcho neste período. O secretário Eduardo Macluf, que representou a governadora Yeda na solenidade, recebeu o prêmio pela Secretaria da Ciência e Tecnologia e o secretário Adjunto Julio Cesar Ferst, por ter sido considerado a Personalidade do ano em TI. O ex-secretário da Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, também foi homenageado.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Rede Petro/RS, Sebrae-RS e Fiergs realizam o Dia do Petróleo, Gás e Energia

O governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Rede Petro/RS – programa especial da Secretaria da Ciência e Tecnologia – o Sebrae-RS e a Fiergs, realizaram nesta terça-feira (23) o evento Dia do Petróleo, Gás e Energia - Fomenta RS, em sua segunda edição.

Ao participar da solenidade de abertura, o secretário Eduardo Macluf saudou os parceiros da Rede Petro/RS, os empresários e convidados presentes e falou sobre a importância dos projetos e ações conjuntas para o desenvolvimento tecnológico e econômico no ambiente da cadeia produtiva do petróleo, gás natural e energia.

A Rede Petro/RS é uma articulação entre governo, universidades e empresas, com o objetivo de capacitar e qualificar empresas gaúchas para atuação no segmento do petróleo, gás e energia.

“Mais de 300 empresas dos segmentos da indústria, comércio e serviços fazem parte da Rede Petro/RS, que há mais de 10 anos vem servindo de exemplo para outros Estados brasileiros, instituírem suas próprias Redes”, observou Macluf.

Câmara Brasil-Alemanha promove palestras e exposições em Porto Alegre

A Câmara Brasil-Alemanha iniciou ontem (22), em Porto Alegre, um ciclo de palestras e exposições como parte do “Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010/2011. A solenidade de abertura do evento, intitulado “Alemanha – seu Parceiro em Pesquisa e Desenvolvimento”, contou com a participação do governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia. O secretário Eduardo Macluf fez uma saudação aos participantes e reiterou a disposição da SCT em continuar apoiando as iniciativas da Câmara ou eventuais ações conjuntas que resultem em benefício para a ciência e tecnologia de ambos os países.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Congresso Internacional tem início na Fiergs

Representando a governadora Yeda Crusius, o secretário da Ciência e Tecnologia, Eduardo Macluf, participou nesta quarta-feira (17), da solenidade de abertura do 3º Congresso Internacional de Inovação promovido pelo Sistema Fiergs, por meio do IEL-RS (Instituto Euvaldo Lodi).
Em seu pronunciamento, Macluf citou a importância da Lei Estadual de Inovação e suas regulamentações que instituíram o Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos e o Pró-Inovação/RS. Também falou sobre a necessidade de parcerias entre os governos estadual e federal, a academia e o segmento empresarial, para que sejam criadas condições que favoreçam um ambiente de inovação no Estado.
Sobre o Pró-Inovação RS, o secretário adiantou que 12 projetos protocolados na Secretaria da Ciência e Tecnologia já estão sendo avaliados pelo Comitê Técnico do programa. “Se for constatado que estes projetos são de fato inovadores, suas empresas receberão incentivos fiscais de até 75% do ICMS incremental”, explicou.
No primeiro dia do congresso na Fiergs, foram tratadas várias questões referentes às redes sociais. Hoje, as redes sociais pela Internet reúnem perto de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Segundo dados do Instituto Ibope NetRatings, no Brasil, 80% dos internautas têm perfil no Orkut, Twitter ou YouTube.

Macluf recebe prefeito de Pelotas


O secretário da Ciência e Tecnologia, Eduardo Macluf, recebeu em audiência, nesta quarta-feira (17), o prefeito de Pelotas Adolfo Fetter Júnior. Na pauta, a implantação do Tecnosul (Parque Tecnológico de Pelotas), que recebeu recentemente credenciamento para participar do PGtec – Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos. Também foi motivo de conversa, a destinação de recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, via emenda parlamentar, para este programa.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mais três projetos são credenciados no Programa de Parques Tecnológicos

O Comitê Gestor do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGtec) - regulamentado a partir da Lei Estadual de Inovação, de 13 de julho de 2009 – homologou, nesta sexta-feira (12), o resultado técnico de mais três pedidos de credenciamento. Os parques credenciados são o Unipampa - Parque Tecnológico e Científico do Pampa, de Alegrete; o Tecnosul - Parque Tecnológico de Pelotas e o Oceantec - Parque Tecnológico de Rio Grande.
O PGtec já havia credenciado os parques em operação: Tecnopuc - Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, Tecnosinos - Parque Tecnológico São Leopoldo e Valetec - Parque Tecnológico do Vale dos Sinos. E os em implantação: Unisc - Parque Científico e Tecnológico Regional, URI - Parque Tecnológico da Universidade Regional Integrada de Erechim e UCS - Parque Tecnológico do Vale do Caí.
Para o secretário da Ciência e Tecnologia, Eduardo Macluf, “com estes credenciamentos, o Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos – cumpre neste governo o objetivo de estimular, não somente a consolidação de parques tecnológicos já existentes, mas principalmente motivar a criação de novos empreendimentos”. O valor dos recursos destinados ao PGtec, em R$ 2010, foi da ordem de R$ 10 milhões.

Programa da SCT é tema de palestra

O secretário Eduardo Macluf, da Ciência e Tecnologia, faz palestra para empresários prestadores de serviços para o segmento do petróleo, gás e energias, nesta sexta-feira (12/11), às 19h, na Associação Rural de Pelotas (av. Fernando Osório, 1754), sobre as perspectivas e oportunidades da Rede Petro/RS em 2011.
Na mesma ocasião, será lançando o Catálogo de Fornecedores de Bens e Serviços de Empresas da Região, onde constam os participantes do Projeto Adensamento da cadeia de Fornecedores de Petróleo, Gás e Energia da Região Sul do Estado. Além da Rede Petro/RS, são parceiros desta iniciativa o Sebra-RS, Petrobras, Yara Brasil, Superg e Fiergs.

Sobre a Rede Petro/RS

A Rede Petro/RS é um programa especial da Secretaria da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Sebrae-RS, Fiergs e Petrobras. Objetivamente, a Rede compreende empresas fornecedoras de base tecnológica para o setor de petróleo, energia e mineração. Desde sua criação em 1999, vem promovendo a articulação entre o poder público, as universidades, os centros de pesquisa e as empresas de pequeno e médio portes das áreas comercial, industrial e de serviços.
Macluf explica que a lógica de trabalho da Rede é a sintonia entre estes elementos, visando um objetivo comum. “Todo o esforço é direcionado a iniciativas conjuntas que podem ser a promoção de seminários técnicos, implementação de programas para capacitação de recursos humanos, ações de cooperação internacional ou promoção comercial. Tudo depende das necessidades demandadas pelo setor”, afirma.
Uma das iniciativas da Rede Petro/RS é o Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia para treinamento e qualificação de micro e pequenas empresas. Outra, é a chamada Rodada de Negócios, em que os empresários se reúnem para apresentar comercialmente seus produtos e serviços. Ainda, a participação em feiras, como a Rio Oil Expo and Conference e a Mercopar, com visibilidade nacional e internacional, tornou-se já uma tradição para a Rede que reúne em seu estande, a cada ano, cerca de 20 empresas e organiza grupos de empresários para conhecerem inovações tecnológicas e incrementar negócios com possíveis parceiros comerciais.
A Rede Petro/RS conta hoje com mais de 300 integrantes entre indústrias e empresas de comércio e serviços, basicamente micro e pequenas empresas.

História da Fruticultura pode ser conferida no Memória 80 Anos

Oitenta anos de pesquisa e dedicação à citricultura no Estado estão registradas no livro Memória 80 anos. A obra conta a história da Fepagro Fruticultura (antiga Estação Experimental), unidade de pesquisa da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), localizada em Taquari. O livro, produzido pelas engenheiras agrônomas Elisabeth Lisboa de Saldanha Souza e Sônia Maria Camargo Lobato, foi lançado, nesta quarta-feira (10), na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre.
O secretário da Ciência e Tecnologia, Eduardo Macluf, falou da importância da obra que apresenta a evolução da citricultura no Rio Grande do Sul. “Durante décadas foram gerados, na Fepagro Fruticultura, trabalhos de pesquisa que serviram de base para o conhecimento atual sobre produção de frutas”, afirma.“Este conhecimento possibilitou a prevenção de problemas ainda não presentes no Estado”, conclui o secretário.
Na oportunidade, o diretor técnico da Fepagro, Ronaldo Matzenuaer, salientou a importante iniciativa das autoras em resgatar documentos, correspondências, projetos, relatos de pesquisadores e funcionários para escrever a história desta unidade. “As ações e atividades relatadas na obra demonstram a contribuição para a evolução de culturas anuais, como mandioca e sorgo, da apicultura e, especialmente, da citricultura do Rio Grande do Sul, proporcionando aos produtores, através da geração e validação de tecnologias, maior produtividade e melhor qualidade na atividade agrícola”, finaliza Matzenauer.
“As informações registradas no livro procuram valorizar os esforços realizados pelos funcionários dedicados, durante os 80 anos”, afirma Elisabeth. “Estas páginas não têm a pretensão de contar tudo o que aconteceu, mas buscam informar como foi fundada, as atividades desenvolvidas e a sua situação atual”, explica a autora.
O centro de pesquisa foi criado em 1929 para resolver os problemas enfrentados pelos citricultores no Rio Grande do Sul. A unidade trabalha com pesquisas em fruticultura, especialmente citros, além da geração de tecnologias com apicultura, mandioca e sorgo.
Os interessados podem adquirir o exemplar na Fepagro, Rua Gonçalves Dias, 570 – Menino Deus, em Porto Alegre, ao preço de R$ 10,00.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

SCT e Fapergs promovem encontro com pesquisadores em Pelotas

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia, esteve presente no Fórum Internacional “A Sustentabilidade no Século XXI – Meio Ambiente e Saúde em Debate”, ontem (9/11), promovido pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. O secretário Eduardo Macluf estava acompanhado do presidente da Fapergs – Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul, Rodrigo Costa Mattos, uma das entidades vinculadas à SCT e apoiadora do evento.
Aproveitando sua estada em Pelotas, Macluf e Costa Mattos visitaram o Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Faculdade de Medicina da UFPel. Eles foram recebidos pelo reitor Antonio Cesar Gonçalves Borges e pesquisadores que apresentaram os trabalhos desenvolvidos pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia – PPGE, as instalações e nos novos equipamentos para medição antropométrica das crianças nascidas em Pelotas - Projeto Coorte 2004.
Macluf considera que, para a Fapergs, é importante o contato direto com pesquisadores, que podem reivindicar, esclarecer questões, como também tomar conhecimento das ações de governo para a área da pesquisa.
O secretário também esteve com o presidente da Fapergs na Universidade Católica de Pelotas, onde foram recebidos pelo reitor Alencar Mello Proença e pelo corpo docente da UCPEL. O assunto que dominou a reunião foi o orçamento da Fundação e as ações previstas para 2011. Costa Mattos disse que as perspectivas para o ano que vem são bastante otimistas. A Fapergs deverá ter um orçamento de R$ 24 milhões já no primeiro ano do próximo governo.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Governo participa do Fórum de Sustentabilidade em Pelotas

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia, estará presente no Fórum Internacional – A sustentabilidade no século XXI – Meio Ambiente e Saúde em Debate, que começa nesta terça-feira (9/11), promovido pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel.
O secretário Eduardo Macluf, da Ciência e Tecnologia, e o presidente da Fapergs – Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul, Rodrigo Costa Mattos, participam da solenidade de abertura, às 19h, no Jacques Georges Tower.
No início da tarde, Macluf e Costa Mattos visitam o Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Faculdade de Medicina da UFPel para conhecerem seus projetos de pesquisa. O centro se tornou referência nacional e internacional, prestando consultoria em vários países.

Inovação é tema de seminário do BRDE

O secretário Eduardo Macluf, da Ciência e Tecnologia, participou, nesta segunda-feira (8/11), no teatro do CIEE, em Porto Alegre, da solenidade de abertura do seminário Inovação: Importância e Fontes de Financiamento. O evento faz parte do calendário de comemorações pelos 50 anos do BRDE.
O seminário prossegue amanhã e finaliza com a palestra do secretário adjunto da Secretaria da Ciência e Tecnologia, Julio Cesar Ferst, às 17h, falando sobre a Lei de Inovação do Estado.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Toma posse novo reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Em um momento histórico para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, tomou posse, nesta sexta-feira (5), o professor Fernando Guaragna Martins, primeiro reitor eleito por voto direto na Uergs. Ao dar posse ao novo reitor, em cerimônia realizada na Secretaria da Ciência e Tecnologia, o secretário Eduardo Macluf, agradeceu o esforço e o trabalho realizado por Carlos Alberto Callegaro, nos últimos quatro anos em que esteve à frente da Uergs.
“O governo enfrentou o desafio e buscou fazer com que a universidade fosse reconhecida como uma importante instituição para o Estado. Assim como entendemos que as ações implementadas pelo professor Callegaro foram essenciais para a boa condução da Uergs, tenho a plena convicção de que o reitor Guaragna vai seguir este mesmo caminho, no sentido de que a universidade se torne uma referência no segmento educacional”, afirmou.
Prestigiaram a solenidade pesquisadores, presidentes de entidades, professores, estudantes, funcionários da universidade, entre outros convidados.

Blog de Macluf registra seu trabalho

O secretário estadual da Ciência e Tecnologia, vereador licenciado Eduardo Macluf, mantém abertos seus canais de comunicação com a comunidade. Através do Blog, qualquer pessoa pode acompanhar o trabalho que vem desenvolvendo e, além disso, postar seus comentários. Basta acessar http://eduardomacluf.blogspot.com/ e inteirar-se às informações.


O site www.eduardomacluf.com.br passará por um período de manutenção e sofrerá reformulações, com o objetivo de se tornar mais dinâmico e atraente para todos aqueles que o acompanham. Enquanto isso, o blog estará à disposição para acessos.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Universidade Federal de Rio Grande apresenta projeto

O secretário da Ciência e Tecnologia, Eduardo Macluf, recebeu nesta quarta-feira (03/11), do vice-reitor da FURG (Universidade Federal de Rio Grande) Ernesto Luiz Pinto, o projeto do Parque Científico e Tecnológico do Mar - Oceantec. O projeto segue agora para análise técnica e jurídica do Comitê Gestor.
A FURG já havia feito credenciamento junto ao PGtec – Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos, cujo objetivo é incentivar a implantação e consolidação dos parques no Rio Grande do Sul.

Secretário recebe dirigentes do Centro na SCT

O secretário Eduardo Macluf, da Ciência e Tecnologia, esteve reunido, nesta quarta-feira (3/11), com o diretor do Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas SENAI – CETA, Paulo Rosa, e a coordenadora Gabriela Duarte Barberis. Na pauta, possíveis parcerias e atividades relacionadas à ciência e tecnologia. A CETA trabalha no desenvolvimento de pesquisas com foco na inovação tecnológica aplicada à indústria brasileira em cooperação com a Sociedade Fraunhofer, da Alemanha.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Secretário da SCT e empresários visitam o Dique Seco

O secretário Eduardo Macluf, da Ciência e Tecnologia, conheceu, nesta sexta-feira (29), o Dique Seco do Polo Naval de Rio Grande, que é considerado o maior da América Latina e o segundo maior do mundo (o primeiro está na China).
O engenheiro da Petrobras, Miguel Thormann, orientou a visita de Macluf e do diretor Corporativo e de Relações com Investidores da Randon, de Caxias do Sul, Astor Milton Schmidt, acompanhado de um grupo de empresários, para que eles conhecessem a infraestrutura do Polo destinada à construção naval, formada pelo Dique Seco, oficinas de estruturas e de tubulação, o pórtico de grande capacidade e os dois cais ao Norte e ao Sul do Dique Seco.
O projeto Dique Seco, que exigiu um investimento de R$ 800 milhões, se destina a construção e reparos de plataformas, com largura acima de 70 metros. É o caso da P55, em fase de construção, cuja finalidade é a exploração de petróleo em águas profundas. Ao ser finalizada em 2011, esta plataforma irá atender o Pré- Sal, na Bacia de Campos, onde deverá produzir 180 mil barris dia.

Vice-prefeito recebe a visita do secretário da Ciência e Tecnologia

Representando o prefeito Fábio Branco, que está em viagem, o vice-prefeito Adinelson Troca, acompanhando dos secretários municipal Claudio Omar Nunes, de Educação e Cultura, e Leonardo Salum, de Cidadania e Assistência Social, recebeu no início da tarde desta sexta-feira, 29, no Executivo Municipal, a visita do secretário da Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Eduardo Macluf. Na pauta do encontro questões referentes ao desenvolvimento do Município e da região Sul do Estado, a partir da consolidação do Polo Naval.
O encontro ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura. Na oportunidade o secretário destacou o atual cenário da cidade, com a atração de pesados investimentos, em especial no setor naval. Falou da necessidade de se estar preparado para enfrentar essa nova realidade, que deve beneficiar não somente Rio Grande, mas também as demais cidades da Zona Sul.
Após a reunião, o secretário Eduardo Macluf seguiu para o Distrito Industrial, na Barra onde participou de uma visita ao Dique-Seco. A inauguração oficial das instalações ocorreu na semana passada.