quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pelotas sedia a 1ª Conferência do Turismo da Costa Doce

Numa iniciativa conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas (SDET), Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce (AD Costa Doce) e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), será realizada a 1ª Conferência Regional do Turismo na Costa Doce, que leva o tema: “O Turismo como Oportunidade para o Desenvolvimento do Rio Grande do Sul”. O evento ocorre nesta quarta-feira (5), a partir das 8h30, no Parque do Sesi (prolongamento da avenida Bento Gonçalves).

Conforme o secretário da pasta responsável pela coordenação do evento, a SDET, Eduardo Macluf, a realização visa centralizar debates, com a promoção de um “espaço” voltado à participação de todos os atores do setor turístico da região e para oportunidade de diálogo entre os governos e organizações da sociedade civil no processo de construção e consolidação das políticas públicas do turismo. Além da presença dos representantes do trade de turismo local, gestores do segmento na região já confirmaram presença, assim como 13 secretários municipais de Turismo, de municípios da região e os secretários de Estado, a de Turismo, Abgail Pereira e o de Segurança Pública, Airton Michels, destaca Macluf.

“Pelotas é a cidade polo da região, Município indutor da região, e portanto a SDET não poderia se furtar de trazer pra si a responsabilidade de coordenar este evento, tão importante para o setor”, assinala Macluf. Ele destaca que a presença do secretário Estadual de Segurança Pública, tem duas finalidades, a de se engajar no debate, com vistas a apontar caminho a ser trilhado de forma compartilhada, - Governos / Iniciativa privada -, para redução das desigualdades, com a perspectiva de fortalecer o setor, tem a de assinar o termo de cooperação para criação de um Grupamento de Policiamento Turístico em Pelotas, que ocorrerá às 11h, no local.


Confira a programação do evento:

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura

10h – Apresentação do Documento-Base e Temas da Conferência

A partir das 10h30 – Discussão dos temas

Tema 1 - A perspectiva do turismo como vetor que sustenta a Gestão descentralizada e compartilhada do Turismo ;

Tema 2 - A reestruturação da rede de governança que sustenta a Gestão Descentralizada e Compartilhada do Turismo ;

Tema 3 - A estratégia de regionalização e estruturação de produtos turísticos;

Intervalo

14h – Apresentação da Fundação Getúlio Vargas – Dimensões do estudo de competitividade

14h40 – Divisão das Microrregiões para discutir as propostas através de matriz de responsabilidade

17h – encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário