sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Macluf: Programa de Microcrédito ganha reforço

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, articulou mais uma parceria voltada à oferta de crédito a empreendedores de baixa renda de Pelotas. O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) será a terceira instituição financeira conveniada com a Prefeitura, em programa de Microcrédito.

Macluf, acompanhado pelo superintendente de Economia Popular da pasta, Darci Ferreira, esteve, esta semana, reunido com o superintendente Executivo, Sérgio Citolin, com o gerente Executivo, Roberto Zimmer, ambos da Unidade de Microcrédito do Banrisul, e com Alexandre Tigre, assessor técnico do secretário estadual de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Mauricio Dziedricki, para consolidar a parceria entre SDET e Banrisul.

Durante a reunião, Macluf lembrou que o trabalho, voltado à disponibilização de créditos, a juros baixos, aos micro e pequenos empresários, por meio de convênio, já é desenvolvido com outras duas instituições financeira públicas: a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. O secretário destacou que, desde fevereiro, foi ofertado somente na linha de Microcrédito da Caixa, cerca de R$ 280 mil, para 72 empreendedores, e com o Banco do Brasil, cujas operações tiveram início neste mês, foi disponibilizado mais de R$ 7 mil.

Darci Ferreira destacou também que a inadimplência é zero e que o trabalho de intermediação destas operações é feita tanto no Espaço do Empreendedor, que funciona junto à Secretaria (Félix da Cunha, 605), como diretamente dentro das comunidades, por meio do programa “Economia Popular vai ao Bairro“, realizado a cada mês em uma localidade diferente do Município, a fim de facilitar o acesso do micro e pequeno empresário à modalidade de crédito popular.

O programa de Microcrédio do Banrisul, assim como os demais, atende as diretrizes da SDET, pois tem como objetivo também disponibilizar linha de crédito a pequenos empresários de baixa renda com taxas de juros bem abaixo das demais oferecidas pelo mercado financeiro, com vistas a disponibilizar financiamentos aos pequenos empreendedores para investimentos na compra de equipamentos ou mercadorias, entre outros.

Nesta quinta-feira (27), às 9h, na sede da Sdet, o secretário Macluf realiza mais uma ação voltada ao empreendedorismo. Na sede da pasta ocorre reunião com os membros do Comitê Gestor Municipal da Lei Geral das Micro, Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual (Comicro), o qual Macluf é presidente. A reunião visa avaliar e discutir diversos encaminhamentos voltados a abranger as políticas de incentivo e financiamento aos empreendedores de Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário