quinta-feira, 28 de julho de 2011

Bebidas Fruki em Pelotas

Beneficiária do Programa Desenvolver Pelotas da Prefeitura, a indústria Bebidas Fruki tem interesse em expandir o centro de distribuição implantado em prédio alugado, há quatro anos, no Município. A informação foi concedida na manhã desta quarta-feira (27) ao prefeito Adolfo Antonio Fetter, que se reuniu com o gerente de Operações da fabricante, Alexandre Fraga. Na companhia do encarregado de Depósito da unidade de Lajeado, Sandro Soares, o Executivo antecipou a necessidade de operar em pelo menos 15 mil metros quadrados de área própria em Pelotas.


“Embora Rio Grande ainda seja o nosso maior mercado na Zona Sul, o consumidor pelotense tem alavancado o consumo e, como consequência, o espaço físico tornou-se pequeno. Estamos trabalhando no limite”, informou Fraga. Em resposta ao questionamento de uma possível área pública para construção, em médio prazo, de uma edificação maior, o prefeito explicou que, no Distrito Industrial, não há mais terrenos do Poder Público municipal.

“No entanto, o governo está finalizando um estudo de todas as glebas e suas ‘vocações’, ou seja, a adequação de uso conforme a posição geográfica e as características”, esclareceu Fetter, referindo-se ao perfil de atividades e às questões ambientais. O chefe do Executivo – em cuja audiência marcaram presença o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eduardo Macluf, e o vereador Idemar Barz – advertiu que a concessão de uso de propriedades do Poder Executivo depende, além da disponibilidade, de projeto detalhado, habilitação ao Desenvolver Pelotas, avaliação de uma comissão e aprovação no Legislativo.

“E, adicionalmente, da contrapartida que a candidata terá de dar aos benefícios recebidos”, alertou o prefeito. Na ocasião, Fetter destacou o desempenho financeiro e mercadológico da Fruki na cidade, que resultou na superação das expectativas de geração de emprego (60 funcionários) e arrecadação tributária. Fraga enfatizou que a política da empresa é escoar as cargas de água mineral e refrigerantes, a partir de prédios próprios, o que ainda não se concretizou em Pelotas. Por sugestão do prefeito, o Executivo deverá considerar a alternativa, imediata e complementar, de locar um espaço adicional ao atual, localizado na Zona Norte, para cumprir os compromissos de entrega do próximo verão.

Sobre investimentos, o gerente de Operações da corporação destacou que, somente na aquisição de frota, a Fruki desembolsou R$ 4 milhões desde 2009. “Do total comprado, 60% são pequenos veículos para atender às exigências dos centros maiores. Em Pelotas, queremos continuar respeitando as restrições para carretas, ao mesmo tempo em que priorizamos a circulação de utilitários leves”, antecipou Fraga. A nova meta da fabricante, por meio da ampliação do centro de distribuição, consiste no aumento do market share pelotense para índices maiores do que os atuais 30% do faturamento global.



SOBRE A INDÚSTRIA FRUKI BEBIDAS

Com capacidade anual de 300 milhões de litros de bebidas, atingindo 12% do mercado de refrigerantes, 15% do mercado de água mineral e 35% do mercado de repositor energético no Estado, a Bebidas Fruki tem matriz e parque industrial em Lajeado. Fundada em 1924, é uma empresa de administração familiar, exercida pela terceira e quarta gerações do fundador Emílio Kirst. Detém cinco centros de distribuição nos municípios de Pelotas (inaugurado em 2007), Osório, Santo Ângelo, Cachoeirinha e Lajeado.

A indústria gaúcha recebeu três premiações desde 2007: troféus “Bronze” do (Programa Gaúcho da Qualidade e da Produtividade (PGQP), “Carrinho da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas)” como “Melhor Fornecedor de Refrigerantes” e “Prata” do Prêmio Qualidade RS, também do PGQP. No que diz respeito à responsabilidade socioambiental, segundo o gerente de Operações, a Fruki possui uma estação de tratamento de resíduos, separa os itens recicláveis e utiliza alguns deles como adubo em sua lavoura agrícola de 50 hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário