sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Azul visita Pelotas e demonstra interesse na região

Ao que tudo indica, não é uma questão de “se”, mas “quando”. Apesar de manter sigilo sobre destinos, frequência de voos e data de início de operações, parece mesmo que a Azul Linhas Aéreas Brasileiras está disposta a atuar em Pelotas. Nesta quinta-feira (26), três representantes da empresa visitaram o município, conheceram o Aeroporto Internacional de Pelotas e ouviram demandas de líderes da região. E adiantaram que a agenda reforçou a ideia da empresa.


“É inegável. Temos muito interesse nessa região. Gostamos muito do que vimos”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Azul, Adalberto Febeliano. O início das tratativas começou no fim da manhã, em uma reunião técnica a portas fechadas com representantes de 11 municípios da Zona Sul. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eduardo Macluf, os prefeitos presentes foram unânimes em oferecer suporte e apoio político para agilizar a vinda da empresa.

Na avaliação da comitiva, o aeroporto pelotense apesar de pequeno é considerado adequado. Pórtico com detector de metais e boas salas de embarque e desembarque foram apontados como pontos positivos. Porém, elementos como inspeção de raios X para bagagens de mão, equipes de vistoria e um sistema de combate a incêndio mais reforçado - adaptado à exigência das aeronaves ATR 72 e Embraer 195 que a empresa possui - precisariam entrar na lista de adequações.

Rotas

A especulação aponta para Campinas, mas o destino dos voos partindo de Pelotas ainda são mantidos como mistério pela empresa. Exemplificando os locais de operação, o diretor citou Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e Campinas, cujos voos daí rumam para várias partes do país. “Quando viermos, efetivamente vamos conectar a cidade com o resto do Brasil, com a ideia básica de oferecer serviços de qualidade”, pontuou. Nesse panorama, estariam a possibilidade de um executivo, por exemplo, sair cedo da manhã em Pelotas e voltar para a cidade à noite. “Para quem viaja a negócios isso tem um grande valor”, comentou. Seria esse um indício de frequência de voo? Febeliano não confirma: empresas aéreas costumam ter como períodos de maior interesse manhã e noite.

Um comentário: