segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pelotas quer construir distrito industrial naval

Ainda no primeiro semestre de 2012, a cidade de Pelotas deve receber a confirmação da cessão de uma área de 68 hectares pertencente à União, mas sob os cuidados da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH).

A intenção é instalar no local um distrito industrial naval, com empresas sistemistas, que possam oferecer módulos para o segmento oceânico de Rio Grande. Em reunião ontem (6) na SPH, os representantes do município da zona Sul entregaram os estudos técnicos de topografia e análise do solo. Agora, o material segue para a avaliação da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística.

A disponibilização do terreno conhecido com Chácara da Brigada é tida como certa, mas o modo como ela ocorrerá permanece indefinido. A Brigada Militar, que ocupa o espaço atualmente, já concordou em sair do local. Paralelamente, a prefeitura começa a traçar planos para a exploração da região. "Fizemos uma avaliação de que podemos transformar aquela área em três lotes industriais de 20 hectares cada um", diz Eduardo Macluf, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Até o momento, quatro empresas visitaram a localidade. Nesta quinta-feira outra companhia interessada desembarcará em Pelotas para conhecer a iniciativa. "Temos uma facilidade de logística com Rio Grande pela hidrovia e possuímos universidades capazes de dar suporte à mão de obra. Esses têm sido os principais atrativos", acredita Macluf. Entre as cinco que manifestaram interesse, quatro são da indústria oceânica e uma atua em outro segmento, mas pediu confidencialidade. Além disso, os nomes das companhias estão sendo mantidos em sigilo a pedido do governo do Estado. Uma delas chegou a pedir 40 hectares, prometendo a geração de 4 mil empregos diretos.

Segundo o superintendente da SPH, Vanderlan Vasconselos, o projeto possibilita a continuidade ao desenvolvimento do polo naval e oceânico instalado em Rio Grande. "Em um primeiro momento, haverá essa ampliação para Pelotas. Mas todos os municípios gaúchos nas proximidades da Lagoa dos Patos podem almejar empreendimentos para sua região".

http://www.grandesconstrucoes.com.br/
Fonte: Jornal do Commercio (RS)

Um comentário:

  1. Eduardo, é triste ver uma cidade como a nossa Pelotas se degradando nas ultimas décadas, principalmente para quem saiu dai e tem outros olhos sobre a cidade, é impossivel não ficar triste em ver as áreas antes habitadas por industrias transformarem-se em desertos. Espero que voces politicos da nossa região revertam essa situação ..se não a curto , mas pelo menos a médio prazo para quem sabe um dia quem saiu dai, poder voltar a viver nessa maravilhosa região.

    ResponderExcluir