quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Inaugurada Sala do Investidor no segundo andar da SDET

Por meio de uma rápida cerimônia, no final da manhã desta quarta-feira (11), o prefeito Adolfo Antonio Fetter inaugurou a Sala do Investidor, instalada no segundo andar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET). Para uma plateia composta por representantes de diversas entidades e instituições financeiras públicas a privadas, a maioria parceira da Prefeitura, o chefe do Executivo pelotense referiu-se à solenidade como “apenas uma etapa de um processo completo de qualificação do serviço público e de incentivo ao empreendedorismo no Município”.

O ato de abertura das portas do espaço à comunidade, conforme o prefeito, representa o coroamento do esforço de duas gestões governamentais para atender melhor à população e fomentar o crescimento econômico. “O secretário Macluf foi muito feliz ao dizer que é um prédio simbólico. Esta edificação já abrigou a antiga Casa da Banha e, depois, um quartel. Com a SDET aqui em funcionamento, provamos que é possível trabalhar muito para ter orgulho do passado, viver um presente brilhante e construir um futuro melhor”, assinalou Fetter.

Na presença de gestores municipais - entre eles o secretário Eduardo Macluf; o seu chefe de Gabinete, Abel Dourado; o assessor especial para Emprego e Renda, Carlos Mário Santos; e os superintendentes de Economia Popular, Darci Ferreira, e de Turismo da secretaria, Fábio Castro Neves -, destacou a abrangência do novo ambiente. “A Sala do Investidor não se destina somente ao apoio aos investidores de fora da cidade, mas também aos locais, que contarão com logística, infraestrutura e consultoria”, esclareceu o prefeito, pontuando a preocupação do governo atual com pessoas jurídicas de todos os portes.

De acordo com o gestor-chefe da Prefeitura, Pelotas experimenta um novo e um melhor momento e está sendo reconhecida e valorizada como opção estratégica, tendo em vista a geração de renda e trabalho. A iniciativa soma-se ao Espaço do Empreendedor, em operações no térreo da secretaria, localizada na esquina da rua Félix da Cunha com a Praça Coronel Pedro Osório, e à oferta de linhas de microcrédito, como o programa instituído em conjunto com a Caixa Econômica Federal. Quanto às novas dependências, Macluf detalhou a disponibilização, aos interessados, de computador, linha telefônica, acesso à Internet e assessoria específica.

“Nossa equipe vai pré-agendar reuniões, por exemplo, com a Secretaria de Gestão Urbana, a SGU, para discussão de questões relativas ao Plano Diretor, o Sebrae e a CEEE”, disse Macluf, ilustrando o tipo de suporte concebido nesse estímulo a novos negócios. Agradecendo aos executivos do Banco do Brasil, presentes no evento e que contribuíram com a implementação de divisórias no local, o titular da pasta municipal frisou ainda que “sempre preceituados pelos conceitos e orientações do prefeito Fetter, as atividades da SDET foram focadas no aumento da eficiência da gestão, na modernização da máquina pública e na descoberta de oportunidades”. Numa breve avaliação, o secretário atribuiu, a estes objetivos alcançados, o reflexo direto na melhoria da prestação do serviço público.

“Devido à necessidade de sigilo, não podemos divulgar os nomes das corporações que enxergam o vigor da economia de Pelotas. Em várias missões empresariais e governamentais, debatemos o potencial da cidade com empresários dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia”, antecipou Macluf. Finalizando a solenidade, o prefeito explicou que a repaginação dos espaços da SDET e a instauração do serviço aos investidores pertencem à reestruturação cuja meta resume-se na mudança de paradigma. “Estamos falando de ações que são fruto da colocação das contas em dia, da obtenção de certidões negativas de débito, da elaboração de projetos e do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. A concretização de cada um dos três primeiros passos, em média, demanda de três a quatro anos”, elucidou Fetter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário