sexta-feira, 16 de março de 2012

Azul: diretores da Infraero virão a Pelotas

Com o apoio da senadora Ana Amélia (PP-RS), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, Eduardo Macluf, conseguiu nesta quinta-feira (15), em reunião na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), avançar no processo para que a empresa Azul Linhas Aéreas opere no município. No encontro, ficou definido que em 15 dias os representantes da Infraero farão uma vistoria no Aeroporto Internacional de Pelotas e uma reunião com integrantes da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado para apresentarem a proposta de viabilidade econômica para a operação no Município.

Com as presenças do chefe de gabinete da senadora, Marco Aurélio Ferreira, do assessor especial do presidente da Infraero, Solimar José Wickrowski, e do diretor aeroportuário, João Marcio Jordão, foi informado que não será necessária a contratação de uma brigada de incêndio para atuar por 24 horas. Inclusive, existem precedentes de casos de outros aeroportos no Brasil de porte semelhante ao de Pelotas, onde a brigada de incêndio e a equipe de segurança operam somente nos horários de pouso e decolagem.

Desta forma, a determinação para que a atuação destes profissionais ocorra por oito horas diárias reduzirá em um terço o custo da operação, viabilizando a contratação de funcionários por parte da Infraero. As demais questões, como a implantação de equipamento de Raio X, para a verificação de bagagens, e um caminhão de bombeiros, já estavam resolvidas.

Conforme Macluf, há, ainda, a possibilidade de um convênio com o governo do Estado, a exemplo de outros estados brasileiros, que viabilizaria a divisão dos custos operacionais com a brigada de incêndio, além da utilização do serviço do Corpo de Bombeiros. Para tanto, na última terça-feira (06), em encontro com o vice-governador Beto Grill, Macluf adiantou o assunto com relação a essa parceria, em que, a princípio, Grill disse não ver problemas, acrescentando que tão logo o secretário recebesse a planilha com os custos para a instalação da brigada de incêndio, a repassasse a ele, para ver a viabilidade desse convênio.

A confirmação do início das operações deve ocorrer a partir da reunião dos representantes da Infraero em Pelotas, até o final deste mês. A Azul Linhas Aéreas já enviou ofício à Infraero confirmando a intenção de disponibilizar voos no município da Zona Sul do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário