quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Município é referência em Rede Banda Larga de Telecomunicações


O governo do Estado, através da Secretaria da Ciência e Tecnologia, em parceria com CEEE, Procergs e o município de Candiota inauguraram, nesta terça-feira (28/12), o projeto “Candiota Digital” no âmbito das ações do Projeto Estruturante Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Redes de Convergência, que prevê a implantação de Rede Banda Larga de Telecomunicações. O Projeto está orçado em R$ 844.686,34.

O Candiota Digital atenderá 27 pontos, utilizando tecnologias como fibras ópticas e rádios digitais para o tráfego de serviços públicos estaduais e municipais, visando promover e ampliar a conectividade, no atendimento a escolas, postos de saúde, hospitais, Bombeiros, Polícia Civil, Brigada Militar, assim como os demais órgãos da administração pública municipal e estadual.

Na oportunidade, foi assinado o Termo de Adesão-Cooperação de Candiota ao projeto Centro Tele-ECG, que é resultado de convênios entre as secretarias da Saúde, Ciência e Tecnologia e Fundação Universitária de Cardiologia para possibilitar o atendimento à distância de pacientes com diagnóstico de enfarto agudo e outras emergências cardiovasculares, nas localidades de difícil acesso no interior gaúcho e que não dispõem de serviços de urgência no setor.

Segundo o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, o projeto possibilitará melhorias na prestação de serviços públicos à comunidade. “Essa conquista traz inovações para Candiota como a possibilidade de execução do projeto do Centro Tele-ECG, que possibilita o atendimento à distância de pacientes com diagnóstico de emergências cardiovasculares”, ponderou.

O coordenador da Divisão de Telecomunicações da CEEE, Guilherme Mertens Filho, lembrou que a Companhia Estadual de Energia Eletrética tem tradição na realização de projetos que beneficiam à população. “O município terá transmissão eficiente de dados, voz e vídeo em tempo real”, observou.

Para o diretor-presidente da Viksul Telecomunicações Comércio e Serviços Ltda, Antoninho Nicolodi, empresa que venceu a licitação para a execução do Candiota Digital, o projeto é desafiador e único. “Candiota conta com infraestrutura básica para o futuro que são as Cidades Digitais. Com 100% de tecnologia desenvolvida no Rio Grande do Sul, está apta a qualificar seus serviços públicos”, afirmou.

Para o secretário Eduardo Macluf, Ciência e Tecnologia, o município de Candiota ganha um projeto pioneiro. “E o primeiro município digital do Rio Grande e do Brasil. Candiota terá uma rede banda larga de alta velocidade que fará a integração de serviços públicos municipais e estaduais oferecidos à população do meio rural e urbano”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário