quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Governo descerra placa inaugural do Centro Tele-ECG, em Porto Alegre

O secretário da Ciência e Tecnologia Eduardo Macluf e a secretária adjunta da Saúde Rejane Richter participaram hoje (14/12), em nome do Governo do Estado, da cerimônia de descerramento da placa inaugural do Centro do Tele-Eletrocardiograma, no Instituto de Cardiologia, em Porto Alegre.

O Centro é resultado de convênios entre as secretarias da Saúde, Ciência e Tecnologia e Fundação Universitária de Cardiologia para possibilitar o atendimento à distância de pacientes com diagnóstico de enfarto agudo e outras emergências cardiovasculares, nas localidades de difícil acesso no Interior e que não dispõem de serviços de urgência no setor.

O médico Ivo Nesralla, diretor presidente do Instituto de Cardiologia, destacou os 42 anos da entidade e dos planos em aumentar o número de leitos para atendimento da população:

- Com o tele-ecg, estamos incorporando a moderna tecnologia aos procedimentos médicos do Instituto, para áreas que não têm acesso a procedimentos mais avançados.

A secretária adjunta Rejane Richter falou sobre a importância dos procedimentos que vão garantir a assistência cardiológica a um maior número de gaúchos:

- Saudamos o Instituto que recebeu o prêmio de melhor hospital, em escolha feita por usuários do SUS, ao mesmo tempo em que salientamos a garantia do atendimento de alta qualidade na assistência à saúde, no setor de cardiologia.

O secretário Eduardo Macluf salientou a ação conjunta entre o governo do estado e o Instituto de Cardiologia:

- O objetivo é dar melhor qualidade de vida à sociedade gaúcha, dando atendimento às pessoas nos locais mais distantes e que já dispõem de um serviço de excelência na área da saúde.

Doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 30% da mortalidade total de gaúchos, e o atendimento ao paciente, principalmente nas primeiras horas, é considerado fundamental.

O projeto do Centro Tele-ECG foi lançado em 2008 em 11 municípios pilotos das regiões Sul e Nordeste. Com o novo Centro, a perspectiva é ampliar a rede para até 90 cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário