terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dia Municipal de Mobilização para Doação de Medula Óssea - 14 de dezembro, instituído por Eduardo Macluf, pela Lei 5.597/2009.

Pelotas é a primeira cidade gaúcha a incluir o Dia de mobilização para doação de medula óssea, que será celebrado em 14 de dezembro, no Calendário Oficial de Eventos do Município. Às 16h do dia 23 de Julho de 2009, o prefeito Adolfo Antonio Fetter sancionou o projeto de lei Nº 5.597, para visa que neste dia sejam desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea e capacitação de doadores. “Esperamos que este seja o primeiro passo na direção do esclarecimento da população sobre este assunto e que contribua para diminuir o sofrimento de tantas famílias que passam anos à procura de um doador compatível”, disse o prefeito, ao assinar o documento. Estatísticas apontam que as chances de se encontrar um doador compatível é de uma em cem mil.


A proposição partiu da iniciativa do vereador Eduardo Macluf, que ficou comovido com o caso do deputado federal Beto Albuquerque, que perdeu o filho de 19 anos em fevereiro, devido a uma leucemia mielóide. Ele também se comoveu com a dramática situação de Daiane Machado, que há quase dois anos luta para conseguir um doador de medula óssea para o filho Wendryo, que completará seis anos em outubro e sofre de uma doença rara: anemia de Fanconi.

Daiane esteve presente no momento em que o PL foi sancionado pelo prefeito, junto com o vereador Eduardo Macluf, o secretário de saúde, Francisco Isaías, e o diretor do Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), Guilherme Bergmann. Durante o breve encontro, Bergmann foi informado de que na próxima semana a equipe de 58 profissionais do Hemopel será acrescida de mais quatro funcionários: dois técnicos administrativos e dois auxiliares de enfermagem, o que deve contribuir para melhorar o funcionamento do local, único centro da Região Sul a fazer a coleta de amostras de sangue para medição da compatibilidade com pacientes que aguardam por medula óssea.

“A coleta de amostra de sangue é um processo simples e a doação da medula óssea não prejudica em nada o doador. O maior problema ainda é a falta de informação. As pessoas em geral pensam que vão perder alguma coisa”, lamenta Daiane, mas comemora a iniciativa do Município, pioneira no Estado em incluir um dia específico para a mobilização de doadores de medula óssea, uma decisão que deve ajudar a derrubar o maior obstáculo no assunto: o medo de doar devido à desinformação.


Caso você decida doar

O que é a medula óssea? É um tecido gelatinoso que ocupa o interior de vários ossos (tutano). É na medula que são produzidos os componentes do sangue periférico: hemáceas, leucócitos e plaquetas.

* Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).

* Como é feita a doação: será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais.

Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro.

Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.

Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.

- A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

Em Pelotas, a coleta da mostra de sangue é realizada no Hemopel, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Bento Gonçalves, 4.569. Telefone 3222-3002.
 
Matéria do dia 23-07-2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário