sexta-feira, 27 de abril de 2012

Aviação Azul: vice-governador confirma interesse


O vice-governador do Estado, Beto Grill, em vistoria ao Aeroporto local realizada ontem à tarde, reafirmou o interesse do Governo do Estado em viabilizar a ligação aérea de Pelotas e região com o centro do País, através de voos regulares pela Aviação Azul. "Tenho participado de programas de combate às desigualdades regionais, e uma das exigências é a logística, onde está incluído um transporte de qualidade." A expectativa é de que a linha esteja em funcionamento em meados do mês de setembro.
 
Segundo Beto Grill, a parte que cabe ao Estado, para o transporte aéreo regular no Município, será agilizada no menor tempo possível, com o objetivo de implantar de vez a linha Pelotas/Campinas, de onde os usuários terão acesso rápido a todos os pontos do País. A pendência final está em torno de firmatura de convênio entre a Infraero e Governo do Estado, a respeito da Brigada de Incêndio. O vice-governador recebeu cópia da minuta do convênio.
 
O vice-governador foi recebido no Aeroporto pelo vereador Eduardo Macluf, que está à frente dessa pauta, já tendo participado, desde o ano passado, quando exercia as funções de secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, de diversas reuniões e encaminhamento de documentação, e pelo superintendente da Infraero em Pelotas, Anilson Gonçalves.
 
Beto Grill destacou o vereador Eduardo Macluf como um "importante interlocutor". Comentou, também, que a linha Pelotas/escala Porto Alegre/Campinas possui viabilidade econômica. "A região tem que se preparar para atualizar-se ao crescimento, com os olhos voltados para os próximos anos."
 
CONVÊNIO
 
Eduardo Macluf detalhou os passos dados, até hoje, para viabilizar a operacionalidade de voos regulares com partida e chegada em Pelotas. O aparelho de raio x para bagagem e um caminhão de bombeiros maior dos que existem na guarnição local já são etapas vencidas. A possibilidade da presença da Brigada de Incêndio somente nos horários dos voos, e não durante 24 horas, também já foi autorizada pela Anac.
 
"Na próxima semana, o Comando da Brigada Militar informará à Infraero sobre valores. A expectativa é de que girem em torno de R$ 22 mil, e se referem à taxa de embarque, pernoite de aeronave, aluguel do balcão e outros ítens necessários", comentou Macluf. A partir do resultado do levantamento de custos do convênio, iniciam-se as negociações sobre a participação da Empresa e do Estado.
 
O vereador Eduardo Macluf estima que, dentro de 60 dias, sejam finalizados os termos do convênio. Depois, a Viação Azul ingressa com pedido de operação à Anac."Temos como base o Aeroporto Salgado Filho, onde Infraero e Governo do Estado são parceiros nos custos."
 
VOOS DE PELOTAS
 
Os esforços estão concentrados para que a Azul Linhas Aéreas opere com um voo por dia. Os voos serão feitos em jatos Embraer, modelos 190 ou 195, com capacidade de transporte para 96 a 120 passageiros e mais cargas.
O vereador Eduardo Macluf informou que já é possível acessar, no site da Azul, a abertura de espaço para recebimento de currículos para interessados em trabalhar na Empresa, em Pelotas.
 

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